logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor foradebase em 19 Jul 2016, 13:25

bom eu procuro deixar na forma mair proxima possivel durante o processo de modelagem e para evitar que estrague algo enquanto modelo outro, divido o trabalho em etapas ou camadas e so faço a seguinte quando a anterior estiver seca. demora mais claro, mas ajuda na qualidade. e a lixa e so no final se tiver necessidade. Mas , em geral, depende muito do que vc esta fazendo, um peitoral de armadura é uma trabalho em que a lixa ajuda muito, mas um cabelo nem tanto.
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Mensagempor Lobão em 16 Ago 2016, 09:05

O amigo foradebase foi perfeito no post. Apenas para complementar, o uso de navalhas também ajuda muito, tanto na escultura inicial quanto na criação de detalhes pós endurecimento da peça ou na criação de encaixes entre as mesmas. Comprei um kit muito bom, a uns 2 anos, que recomendo ou similares.

Imagem

Mas já aviso que tomem muito cuidado com o uso de navalhas. Degola ou bifes das cabeças dos dedos são comuns se não tiver cuidado e inutiliza o customizador por uns 3 dias a depender do corte. Eu, que tenho certa experiencia com isso, esse fds tirei um naco do indicador esquerdo que quase fui ao inferno e voltei pra fazer a droga do Ossos-Cruzados Movie.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor foradebase em 16 Ago 2016, 20:10

Lembrou bem mestre Lobão. esses estiletes são baratos e ajudam mesmo, tanto na modelagem quando nos cortes. Parece que todos temos ums cortes pra lembrar , eu tenho uma cicratiz no indicador esquerdo , estava fazendo o sodom do final fight, digamos que a figura ganhou um sangue muito realista sobre ela !bwahaha não se pode confiar no sodom ainda mais com sua esspadas em mãos
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Lúcifer em 17 Ago 2016, 12:20

Lobão e Fora de Base disseram tudo.

Esses estiletes de fato são uma mão na roda pra esculpir, cortar, remover rebarbas e por ai vai. Recomendo sempre optar em comprar os de melhor qualidade, pois esses kits que o Mestre Lobão postou a foto oxidão com muita facilidade. Outra opção legal é o bisturi cirúrgico, mas esse é o SATÃ em pessoa, um vacilo e sua mão vai pro saco.

Em relação a esculpir já vi gringo fazendo misera com palito de dentes como o Glenn Webb. Vai de prática e achar suas ferramentas favoritas.
Não deixe para costumizar amanhã o que você pode costumizar hoje.
Lúcifer
Figura Customizada

Data de registro: 03 Fev 2010, 21:36

Mensagempor AlexisSantos em 17 Ago 2016, 16:29

Lúcifer escreveu:Em relação a esculpir já vi gringo fazendo misera com palito de dentes como o Glenn Webb. Vai de prática e achar suas ferramentas favoritas.

Eu também uso um palito de dente molhado..só que não esculpo tão bem quanto ele. !bwahaha !bwahaha
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54

Mensagempor foradebase em 17 Ago 2016, 17:16

palitos são excelente mesmo, tem que ter. Aquelas ferramentas de manicure são bem legais, inclusive o palito de metal. Elas tem um peso bom pra trabalhar , bem balanceado e são inox. vale a pena
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor WillWilson em 28 Ago 2016, 18:09

Olá pessoal
To começando agora no mundo das customizações
mas ainda nao sei o processo de aplicação de tinta
sempre que pinto acaba descascando ou saindo com agua
Como faço pra que a tinta fique definitivamente fixa? e qual tinta me indicam?
Abraço
WillWilson
Peça de BAF

Data de registro: 21 Ago 2016, 17:09

Mensagempor AlexisSantos em 28 Ago 2016, 18:16

WillWilson escreveu:Olá pessoal
Abraço

Depende meu amigo,que tinta você está usando?
A maioria do pessoal do fórum usa tintas vinílicas,tem um acabamento ótimo,eu uso tintas acrílicas, só que estas precisam passar o verniz depois de secas,mas quando se passa o verniz,não sai mais também.
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Mensagempor WillWilson em 28 Ago 2016, 18:26

AlexisSantos escreveu:
Abraço

A maioria do pessoal do fórum usa tintas vinílicas,tem um acabamento ótimo,eu uso tintas acrílicas, só que estas precisam passar o verniz depois de secas,mas quando se passa o verniz,não sai mais também.

eu tenho usado tintas para pva acrilica
que verniz usar?
WillWilson
Peça de BAF

Data de registro: 21 Ago 2016, 17:09

Mensagempor AlexisSantos em 29 Ago 2016, 00:31

WillWilson escreveu:
AlexisSantos escreveu:
Abraço

eu tenho usado tintas para pva acrilica
que verniz usar?

Eu uso o verniz acrílico fosco da acrilex.
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Mensagempor Juarez Alencar em 25 Out 2016, 20:04

Galera foda da Customização, me tirem um dúvida.

Meu Thanos BAF Marvel Legends estava faltando apenas a perna direita que vem com o Capitão América. Contudo, acabei arrumando duas pernas esquerda. Percebo que a única diferença é não direção do pé e o Plug é um pouco maior, parece que a hasbro faz de proposito para ngm pegar peças repetidas. Qual seria a melhor forma de estreitar esse plug para caber no buraco do encaixe? existe alguma forma de customizar transformando um dos pés direito repetidos em pé esquerdo? Sei que é meio sem noção, mas dado a dificuldade de se encontrar o Capitão América com BAF dessa Wave, seria um solução barata para mim, rs.
Desde já agradeço.

Segue fotos do que to falando.

Imagem

Imagem
O filho da Faora tem a mãe na zona!
Juarez Alencar
Figura Loose

Data de registro: 21 Mar 2013, 08:08

Mensagempor Lúcifer em 26 Out 2016, 10:58

Pela foto tanto os pés e a coxa como de costumo são bem diferentes. Que da pra usar com certeza, mas teria que corrigir essas diferenças esculpindo em epoxi. Até ai tudo bem, o foda vai ser conseguir pintar com o mesmo tom de cor da figura original. Vai dar muito trabalho.
Lúcifer
Figura Customizada

Mensagempor Juarez Alencar em 26 Out 2016, 11:14

Lúcifer escreveu:Pela foto tanto os pés e a coxa como de costumo são bem diferentes. Que da pra usar com certeza, mas teria que corrigir essas diferenças esculpindo em epoxi. Até ai tudo bem, o foda vai ser conseguir pintar com o mesmo tom de cor da figura original. Vai dar muito trabalho.

Também imaginei isso. Sem nem que tom é esse. Mas, qual a melhor maneira de diminuir aquele pino para encaixar a perna? Eu diminuo o pino ou aumento o buraco? rs. !shit
Juarez Alencar
Figura Loose

Mensagempor Lúcifer em 26 Out 2016, 11:54

Juarez Alencar escreveu:
Lúcifer escreveu:Pela foto tanto os pés e a coxa como de costumo são bem diferentes. Que da pra usar com certeza, mas teria que corrigir essas diferenças esculpindo em epoxi. Até ai tudo bem, o foda vai ser conseguir pintar com o mesmo tom de cor da figura original. Vai dar muito trabalho.

Também imaginei isso. Sem nem que tom é esse. Mas, qual a melhor maneira de diminuir aquele pino para encaixar a perna? Eu diminuo o pino ou aumento o buraco? rs. !shit

Nessas horas camaradas se não tiver um compressor pra ir tentando acertar as cores vai ser dureza fazer a olho. Mas as vezes creio eu que mesmo com o compressor nessas horas é bom repintar tudo que for azul. Sobre o furo e melhor ir alargando , vai lixando ele aos pouquinhos até ficar na medida.
Lúcifer
Figura Customizada

Mensagempor Juarez Alencar em 29 Out 2016, 01:18

Amigo, nunca pensei que fosse tão difícil lixar o buraco para encaixar o pino, rs.
Consegui, mas não ficou tão bom, ficou meio que um desnível. Não por consequencia da forma de lixar, mas pq a perna é diferente mesmo.
Quanto ao pé, quase não dá pra perceber. Desisti de mexer, já que é quase impossível chegar a essa cor.

Enquanto isso meu Thanos vai ficar assim mesmo, até por ventura aparecer uma perna esquerda.

Segue a foto:

Imagem
Juarez Alencar
Figura Loose

Mensagempor allan001 em 08 Nov 2016, 17:18

Salve galera e ai tudo blz?
A um bom tempo atras achei um tutoria q ensinava a criar bases/suportes para escala 1/6 usando cabides. Porem não lembro onde era. Preciso desse tutorial pois em um custom que to fazendo preciso do suporte. Alguem ai pode me ajudar
"Coleciono de tudo um pouco
99% é original mas aquele 1% é tudo flango
Vlw 25 DE MARÇO"
allan001
Figura Variante

Data de registro: 25 Jul 2007, 03:21

Mensagempor arnm em 08 Nov 2016, 23:25

allan001 escreveu:Salve galera e ai tudo blz?
A um bom tempo atras achei um tutoria q ensinava a criar bases/suportes para escala 1/6 usando cabides. Porem não lembro onde era. Preciso desse tutorial pois em um custom que to fazendo preciso do suporte. Alguem ai pode me ajudar

Esse aqui é pra Legends, não sei se serveria pro que vc quer.

https://www.youtube.com/watch?v=hYlqi73vDXY&feature=youtu.be
arnm
Figura Regular

Data de registro: 19 Ago 2007, 01:10

Mensagempor allan001 em 10 Nov 2016, 20:21

arnm escreveu:
allan001 escreveu:Salve galera e ai tudo blz?

Esse aqui é pra Legends, não sei se serveria pro que vc quer.

https://www.youtube.com/watch?v=hYlqi73vDXY&feature=youtu.be

Não, mas ja ajudou bastante
"Coleciono de tudo um pouco
99% é original mas aquele 1% é tudo flango
Vlw 25 DE MARÇO"
allan001
Figura Variante

Data de registro: 25 Jul 2007, 03:21

Mensagempor Juarez Alencar em 24 Jan 2017, 00:56

Galera, alguém aqui manja de fazer effects?
Em especial effects dourado estilo Ki para Figuras DBZ.
Alguém sabe que material usar?
Juarez Alencar
Figura Loose

Mensagempor Lúcifer em 25 Jan 2017, 13:14

Juarez Alencar escreveu:Galera, alguém aqui manja de fazer effects?

Cola quente e pintura com verniz vitral.
Lúcifer
Figura Customizada

Mensagempor Juarez Alencar em 25 Jan 2017, 19:18

Lúcifer escreveu:
Juarez Alencar escreveu:Galera, alguém aqui manja de fazer effects?

Cola quente e pintura com verniz vitral.

Bacana. Valeu pela ajuda.
Juarez Alencar
Figura Loose

Mensagempor Juarez Alencar em 10 Fev 2017, 06:32

Pessoal, alguém sabe alguma técnica para aumentar figuras de tamanho?
Explicando: gosto pra caramba da escultura e do estilo desse Capitão America WW II, mas perto dos meus outros vingadores ele fica nanico. Fica do tamanho das figuras femininas. E do meu homem de ferro entao, que é exagerado, ele fica anão. Já pensei em corta um pouco da bota e fazer um remendo de epoxi, mas não sei como fazer.

Existe alguma técnica? Fica bom isso, ou melhor eu tirar a ideia da cabeça?

Imagem
Juarez Alencar
Figura Loose

Mensagempor Lobão em 10 Fev 2017, 18:02

Olha, se eu fosse fazer esse crescimento, faria entre a bota e a calça, compondo o epóxi como parte da bota, pois fica mais fácil de pintar a bota toda (menor área de cor) em um tom mais parecido com o o original e a divisão entre bota e calça ajuda na camuflagem da intervenção. Se fizer na área azul, possivelmente vai ter que repintar todos os azuis pois é difícil encontrar o mesmo tom. Mas esse prolongamento na figura tem que ser pouco, pois a relação tronco/pernas da figura já é desequilibrada um pouco e prolongar as pernas vai acentuar isso.

Passe uma lixa grossa para deixar as superfícies da contrapartes dos cortes, deixando bem encrespadas as superfícies, faça vincos profundos randomicamente, para que o epóxi tenha melhor aderência. Lembrar de por parafusos em cada contraparte do corte (bota e calça) para ajudar na fixação e ancoragem do epóxi.

Particularmente não acho necessário a alteração, uma composição de layout já daria pra disfarçar bem a pouca diferença. Mas boa sorte aí.
Lobão
Figura Chase

Mensagempor Juarez Alencar em 10 Fev 2017, 18:45

Lobão escreveu:Olha, se eu fosse fazer esse crescimento, faria entre a bota e a calça, compondo o epóxi como parte da bota, pois fica mais fácil de pintar a bota toda (menor área de cor) em um tom mais parecido com o o original e a divisão entre bota e calça ajuda na camuflagem da intervenção. Se fizer na área azul, possivelmente vai ter que repintar todos os azuis pois é difícil encontrar o mesmo tom. Mas esse prolongamento na figura tem que ser pouco, pois a relação tronco/pernas da figura já é desequilibrada um pouco e prolongar as pernas vai acentuar isso.

Passe uma lixa grossa para deixar as superfícies da contrapartes dos cortes, deixando bem encrespadas as superfícies, faça vincos profundos randomicamente, para que o epóxi tenha melhor aderência. Lembrar de por parafusos em cada contraparte do corte (bota e calça) para ajudar na fixação e ancoragem do epóxi.

Particularmente não acho necessário a alteração, uma composição de layout já daria pra disfarçar bem a pouca diferença. Mas boa sorte aí.

Putz, que complicado. Qual o melhor material caseiro para fazer o corte? Não tenho aquelas brocas elétricas.

Você que é um verdadeiro artista aqui do forum, me dê uma dica de uma composição de layout para disfarçar, rs.

Muito obrigado pelas dicas!
Juarez Alencar
Figura Loose

Mensagempor Lobão em 10 Fev 2017, 19:45

O corte, para esse tipo de intervenção, aconselho estilete 18mm. Se for só dessa vez pode comprar um escolar e cortar a peça com calma. Se for se tornar um hobby, compre um de carpinteiro profissional com boa empunhadura e um kit laminas estiletes. Lembre-se de cortar a peça em movimento samurai com a lamina.
Lobão
Figura Chase

AnteriorPróximo