- Quais tintas devo usar? Use vinílicas de preferencia, mas se não encontrar ou preferir comprar menor quantidade, use Tamiya ou Citadel.
A vinílica tem a vantagem de não descascar facilmente nas articulações (em alguns casos, até ela descasca, mas nessa base ai, não vai ter perigo), mas a desvantagem de ser mais dificil de usar, de achar, só vender em maiores quantidades, ter de usar solvente vinilico, etc.
Tamyia e Citadel são as mais usadas pelos gringos. Nunca usei, mas imagino que sejam as melhores, justamente pela preferencia deles por essas marcas. Mas como nunca usei, não sei se descascam facilmente ou se reagem quimicamente com alguns materiais.
Fuja de acrílicas e esmaltes sintéticos (sprays em geral, por exemplo). As acrílicas descascam só de passar o dedo com um pouco mais de força e os esmaltes fatalmente deixarão o efeito grudento depois de um tempo.
Pinceis também, escolha pinceis de boa qualidade. Além dos citados, tenho gostado muito da linha Toray da Condor. São bem macios e resistentes.
Escolha pêlos reais e nunca use pincéis de pêlos sintéticos...
- Onde compro? Tudo na internet mesmo vc acha. Mas pros pinceis, é bom ver pessoalmente, testar a macies no dedo, essas coisas...
- Devo lixar o boneco antes de pintar ou devo meter a tinta direto?
Nao precisa de lixar se usar vinílica, mas em alguns casos, como já disse, até a vinílica descasca em algumas articulações, ai convém lixar essas partes com um dremel (micro retífica)
- Sobre a massa: onde eu compro?
Durepoxy, em qualquer supermercado vc acha. Mas compre só a marca durepoxy mesmo, mas outras são muito farelentas.
Pro uso, como já disseram, mantenha sempre os dedos úmidos
- Existe algum tutorial em português pra analfabeto em customização?[/color]

Não conheço nenhum em português, mas no figurerealm tem vários ilustrados que das próprias fotos já dá pra aprender como fazer sem precisar traduzir nenhuma palavra
As bases ajudam bastante, pois o Soldado Hidra já é verde e amarelo... Vc só vai ter que clarear o verde passando um verde mais claro por cima
Se usar a técnica de drybrush (no youtube tem tutoriais mostrando como se faz, vai conseguir um bom efeito de sombras nas reentrâncias da musculatura
Recomendo um verniz brilhante por cima da pintura verde, pois dá um efeito mais interessante, mais próximo ao verde metálico.
A cabeça do próprio visão vc vai ter que pintar só o verde pra igualar o tom. No rosto vermelho nem precisa mexer. Capa idem...
Pra pintura recomendo o uso de uma boa fita crepe, isolando o que não será pintado. Exemplo, pa pintar o verde da cabeça, vá recortando pedacinhos de fita crepe e colando sobre o rosto vermelho até conseguir cobrir todo ele. Pra pintar o corpo, isole luvas e botas, depois isole o inverso quando for pintar o amarelo, incluindo ai a cueca e o cinto.
Bom, acho que é basicamente isso... Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode me chamar in box se quiser