logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Léo Customs em 15 Mai 2015, 21:11

Bom, acho que a maioria das duvidas básicas foram esclarecidas, mas vou dar meu reforço

- Quais tintas devo usar? Use vinílicas de preferencia, mas se não encontrar ou preferir comprar menor quantidade, use Tamiya ou Citadel.
A vinílica tem a vantagem de não descascar facilmente nas articulações (em alguns casos, até ela descasca, mas nessa base ai, não vai ter perigo), mas a desvantagem de ser mais dificil de usar, de achar, só vender em maiores quantidades, ter de usar solvente vinilico, etc.
Tamyia e Citadel são as mais usadas pelos gringos. Nunca usei, mas imagino que sejam as melhores, justamente pela preferencia deles por essas marcas. Mas como nunca usei, não sei se descascam facilmente ou se reagem quimicamente com alguns materiais.
Fuja de acrílicas e esmaltes sintéticos (sprays em geral, por exemplo). As acrílicas descascam só de passar o dedo com um pouco mais de força e os esmaltes fatalmente deixarão o efeito grudento depois de um tempo.
Pinceis também, escolha pinceis de boa qualidade. Além dos citados, tenho gostado muito da linha Toray da Condor. São bem macios e resistentes.
Escolha pêlos reais e nunca use pincéis de pêlos sintéticos...

- Onde compro? Tudo na internet mesmo vc acha. Mas pros pinceis, é bom ver pessoalmente, testar a macies no dedo, essas coisas...

- Devo lixar o boneco antes de pintar ou devo meter a tinta direto?
Nao precisa de lixar se usar vinílica, mas em alguns casos, como já disse, até a vinílica descasca em algumas articulações, ai convém lixar essas partes com um dremel (micro retífica)

- Sobre a massa: onde eu compro?
Durepoxy, em qualquer supermercado vc acha. Mas compre só a marca durepoxy mesmo, mas outras são muito farelentas.
Pro uso, como já disseram, mantenha sempre os dedos úmidos

- Existe algum tutorial em português pra analfabeto em customização?[/color] !shit
Não conheço nenhum em português, mas no figurerealm tem vários ilustrados que das próprias fotos já dá pra aprender como fazer sem precisar traduzir nenhuma palavra

As bases ajudam bastante, pois o Soldado Hidra já é verde e amarelo... Vc só vai ter que clarear o verde passando um verde mais claro por cima
Se usar a técnica de drybrush (no youtube tem tutoriais mostrando como se faz, vai conseguir um bom efeito de sombras nas reentrâncias da musculatura
Recomendo um verniz brilhante por cima da pintura verde, pois dá um efeito mais interessante, mais próximo ao verde metálico.
A cabeça do próprio visão vc vai ter que pintar só o verde pra igualar o tom. No rosto vermelho nem precisa mexer. Capa idem...

Pra pintura recomendo o uso de uma boa fita crepe, isolando o que não será pintado. Exemplo, pa pintar o verde da cabeça, vá recortando pedacinhos de fita crepe e colando sobre o rosto vermelho até conseguir cobrir todo ele. Pra pintar o corpo, isole luvas e botas, depois isole o inverso quando for pintar o amarelo, incluindo ai a cueca e o cinto.

Bom, acho que é basicamente isso... Espero ter ajudado e qualquer dúvida pode me chamar in box se quiser
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor GABSATO02 em 15 Mai 2015, 21:54

Léo Customs escreveu:.Se usar a técnica de drybrush (no youtube tem tutoriais mostrando como se faz, vai conseguir um bom efeito de sombras nas reentrâncias da musculatura

Léo, perguntei ali em cima mas ninguém respondeu porque ninguém me ama.

Eu preciso passar verniz pra fixar a tinta do drybrush?
Em buraco de paca, tatu caminha dentro?
GABSATO02
Figura Variante

Data de registro: 21 Fev 2012, 10:04

Mensagempor foradebase em 15 Mai 2015, 22:04

GABSATO02 escreveu:
Léo Customs escreveu:.Se usar a técnica de drybrush (no youtube tem tutoriais mostrando como se faz, vai conseguir um bom efeito de sombras nas reentrâncias da musculatura

ohh camarada fica trsite não heheh, eu mesmo não vi sua pergunta, vou tentar ajudar com o que sei, que tipo de que tinta vc estaria falando? em termos de vinilicas, não precisa pra fixar, mas é bacana usar o verniz no final pra acertar o tom da figura e selar melhor a tinta , alem de ajudar contra mofo por exemplo se onde elas ficarem tiver umidade e tal. mas pra fixar mesmo , no caso de vinilicas não precisa a vinilica fixar muito bem
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Mensagempor GABSATO02 em 15 Mai 2015, 23:49

foradebase escreveu:
GABSATO02 escreveu:

ohh camarada fica trsite não heheh, eu mesmo não vi sua pergunta, vou tentar ajudar com o que sei, que tipo de que tinta vc estaria falando? em termos de vinilicas, não precisa pra fixar, mas é bacana usar o verniz no final pra acertar o tom da figura e selar melhor a tinta , alem de ajudar contra mofo por exemplo se onde elas ficarem tiver umidade e tal. mas pra fixar mesmo , no caso de vinilicas não precisa a vinilica fixar muito bem

Se eu fizer com acrílica tenho que passar?
GABSATO02
Figura Variante

Mensagempor Léo Customs em 16 Mai 2015, 00:03

Desculpe, eu tb nem me atentei pra sua pergunta, brother...
Bom, eu não uso verniz, só quando quero dar brilho (como foi o caso do verde da roupa do Visão que o Pifão postou), mas pinto só com vinílicas.
Também não costumo recomendar acrílicas, pois o resultado fica ruim e sai facilmente com qualquer atrito.
Por isso, talvez o verniz seja bom, pra ajudar a fixação. Mas pense pelo pado de que o verniz fará uma camada mais grossa por cima, então, vai aumentar ainda mais o atrito nas articulações.
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor GABSATO02 em 16 Mai 2015, 00:08

Léo Customs escreveu:Desculpe, eu tb nem me atentei pra sua pergunta, brother...
Bom, eu não uso verniz, só quando quero dar brilho (como foi o caso do verde da roupa do Visão que o Pifão postou), mas pinto só com vinílicas.
Também não costumo recomendar acrílicas, pois o resultado fica ruim e sai facilmente com qualquer atrito.
Por isso, talvez o verniz seja bom, pra ajudar a fixação. Mas pense pelo pado de que o verniz fará uma camada mais grossa por cima, então, vai aumentar ainda mais o atrito nas articulações.

No caso seria só pra drybrush. Acho que um pote de vinilica preta deve servir né?

E sem stress galera...kk, seis responderam agora...
GABSATO02
Figura Variante

Mensagempor AlexisSantos em 16 Mai 2015, 00:35

Só para drybrush eu recomendo pegar um potinho da revell,das vinilicas são muito grandes,a revell tem uma resistencia maior do que algumas acrílicas por aí,pq ja é propria pra plastimodelismo,mas o verniz tem que passar sim.
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54

Mensagempor GABSATO02 em 16 Mai 2015, 01:20

AlexisSantos escreveu:Só para drybrush eu recomendo pegar um potinho da revell,das vinilicas são muito grandes,a revell tem uma resistencia maior do que algumas acrílicas por aí,pq ja é propria pra plastimodelismo,mas o verniz tem que passar sim.

Mas eu vou ter que passar verniz na peça toda? Tem que desmontar pra isso?
GABSATO02
Figura Variante

Mensagempor AlexisSantos em 16 Mai 2015, 08:34

GABSATO02 escreveu:
AlexisSantos escreveu:Só para drybrush eu recomendo pegar um potinho da revell,das vinilicas são muito grandes,a revell tem uma resistencia maior do que algumas acrílicas por aí,pq ja é propria pra plastimodelismo,mas o verniz tem que passar sim.

Mas eu vou ter que passar verniz na peça toda? Tem que desmontar pra isso?

Sim,na peça toda,nem precisa desmontar.
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Mensagempor foradebase em 16 Mai 2015, 13:18

só uma uma coisa. se escolher outra tinta que não a vinilica, teste ela bem principalmente na nas partes mais emborachadas da figura pra ver se não vai dar efeito melado. as vezes ate tintas de plastimodelismo dão isso, pq o plastico dos kits do plastimodelismo é aquele vinil duro do torso das figuras , bem diferente do plastico das capas e dos braços das figuras ,por exemplo. vc queria tinta preta pra drybrush camarda? o dribrush ou "pincel seco", não vejo como ele seria feito com tinta preta, pq a ideia do drybrush é colocar um tom mais claro que a base. como o preto não é mais claro que nada, seria inviavel fazer um efeito interessante com o preto. no caso o preto serve para fazer wash , uma tinta bem diluida que vai, "lavar", as partes de baixo relevo da figura, ai sim o preto seria uma escolha excelente. por isso fiquei na duvida se vc estava falando drybrush ou wash quando pensou no preto. Um pote de vinilica da pra vc customizar muito mesmo mais de 50 figuras acredito.
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor GABSATO02 em 16 Mai 2015, 13:39

foradebase escreveu:só uma uma coisa. se escolher outra tinta que não a vinilica, teste ela bem principalmente na nas partes mais emborachadas da figura pra ver se não vai dar efeito melado. as vezes ate tintas de plastimodelismo dão isso, pq o plastico dos kits do plastimodelismo é aquele vinil duro do torso das figuras , bem diferente do plastico das capas e dos braços das figuras ,por exemplo. vc queria tinta preta pra drybrush camarda? o dribrush ou "pincel seco", não vejo como ele seria feito com tinta preta, pq a ideia do drybrush é colocar um tom mais claro que a base. como o preto não é mais claro que nada, seria inviavel fazer um efeito interessante com o preto. no caso o preto serve para fazer wash , uma tinta bem diluida que vai, "lavar", as partes de baixo relevo da figura, ai sim o preto seria uma escolha excelente. por isso fiquei na duvida se vc estava falando drybrush ou wash quando pensou no preto. Um pote de vinilica da pra vc customizar muito mesmo mais de 50 figuras acredito.

Ah, eu achava que o drybrush era pegar o pincel seco com preto e passar nas "entrâncias" dos músculos...
GABSATO02
Figura Variante

Mensagempor foradebase em 16 Mai 2015, 14:09

entendi agora. então se vc passar o pincel seco nas entrancias , oq ue vai acontecer a tinta vai preferir aderir nos relevos altos antes dos baixos, deixando o efeito confuso, pq pode ser que o ponto mais baixo nem receba tinta , por isso que ali se usa o wash , pois com a tinta diluida, ela entrara mesmo nos relevos mais baixos. aqui talvez tenha uma pequena desvagem da vinilica, como o wash é bem dissolvido ele estara cheio de solvente vinilico que é muito forte e pode danificar uma possivel pintura que vc ja fez antes então para um wash com vinilica e bom usar um pincel bem fino e aplicar so mesmo no ponto onde quer , evitando espalhar a tinta por outras aereas. quando se faz isso com tinta acrilica de pastimodelismo, em geral vc pode tirar o excesso com um pano que não acontece nada pq o solvente é muito farco, quando não é agua mesmo. tirar com um pano ja não funciona bem com a tinta vinilica pq vc vai acredir a pintura que tiver em cima.se for so para fazer wash acho que uma tammya preta deve ser mais interessante mesmo. sei que tem tbm umas tintas em pasta so para fazer wash, ainda quero coseguir uma.
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor GABSATO02 em 16 Mai 2015, 16:49

foradebase escreveu:entendi agora. então se vc passar o pincel seco nas entrancias , oq ue vai acontecer a tinta vai preferir aderir nos relevos altos antes dos baixos, deixando o efeito confuso, pq pode ser que o ponto mais baixo nem receba tinta , por isso que ali se usa o wash , pois com a tinta diluida, ela entrara mesmo nos relevos mais baixos. aqui talvez tenha uma pequena desvagem da vinilica, como o wash é bem dissolvido ele estara cheio de solvente vinilico que é muito forte e pode danificar uma possivel pintura que vc ja fez antes então para um wash com vinilica e bom usar um pincel bem fino e aplicar so mesmo no ponto onde quer , evitando espalhar a tinta por outras aereas. quando se faz isso com tinta acrilica de pastimodelismo, em geral vc pode tirar o excesso com um pano que não acontece nada pq o solvente é muito farco, quando não é agua mesmo. tirar com um pano ja não funciona bem com a tinta vinilica pq vc vai acredir a pintura que tiver em cima.se for so para fazer wash acho que uma tammya preta deve ser mais interessante mesmo. sei que tem tbm umas tintas em pasta so para fazer wash, ainda quero coseguir uma.

Ah, esclareceu bem...valeu!
GABSATO02
Figura Variante

Mensagempor RJMarvel em 23 Mai 2015, 07:03

Bom dia Galera!!!

Esse custom do link é o corpo de um Clark Kent (DC) com a cabeça de um Dr. Strange (TB). Minhas perguntas são: São compatíveis corpo e cabeça? Encaixe perfeito ou necessário complicados malabarismos?
Jamais tentei: Como é que se tira a cabeça de um Toy Biz?

http://www.angelfire.com/mech/jinsaotom ... Stark.html
RJMarvel
Figura Customizada

Data de registro: 19 Mai 2013, 19:49

Mensagempor KurtWagner em 23 Mai 2015, 07:36

Os DCUC têm uma esfera como encaixe para as cabeças, e os ToyBiz geralmente tem encaixe para um pino.

De qualquer forma, aqueça as cabeças com um secador de cabelo por aproximadamente um minuto e tente arrancá-las. Pegue uma broca com diâmetro compatível com o da esfera de encaixe da DCUC e fure a cabeça do Dr. Strange. É sempre melhor errar pra menos do que pra mais, use primeiro uma broca de diâmetro um pouqinho menor do que o da esfera e veja se a cabeça encaixa/se mexe bem, sem ficar molenga !spiderman . Se errar para mais, use durepóxi, deixe secar e fure com a broca certa.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor Eduardo_LLanos em 28 Mai 2015, 15:06

Pessoal, não existe uma tinta spray que sirva para a pintura dos actions sem trazer efeitos colaterais tipo descasque e "grudentismo"?
Action Dioramas
www.facebook.com/actiondioramasbr
https://instagram.com/actiondioramas
Eduardo_LLanos
Figura Loose

Data de registro: 21 Ago 2014, 15:21

Mensagempor foradebase em 28 Mai 2015, 17:37

olha camarada no mercado brasileiro eu não conheço nada , todas as sprays que voi e usei grudaram, ate mesmo verniz acrilex tem um pouco de efeito grude se camparado as vinilicas por exemplo. quem usou metalicas collorgin disse que não grudou. no mercado importado eu sei que linhas como a tamyia tem em versão spray.
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor AlexisSantos em 28 Mai 2015, 18:19

Todas as da ColorGin (normal,verniz e metalica) não grudaram comigo,vale a pena testar.
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Mensagempor Eduardo_LLanos em 28 Mai 2015, 19:45

foradebase escreveu:olha camarada no mercado brasileiro eu não conheço nada , todas as sprays que voi e usei grudaram, ate mesmo verniz acrilex tem um pouco de efeito grude se camparado as vinilicas por exemplo. quem usou metalicas collorgin disse que não grudou. no mercado importado eu sei que linhas como a tamyia tem em versão spray.

Valeu foradebase, estou perguntando isso pq estou querendo fazer um gambiarra e como uma boa parte eu não tenho um aerógrafo, por isso vou apelar para algum spray.

AlexisSantos escreveu:Todas as da ColorGin (normal,verniz e metalica) não grudaram comigo,vale a pena testar.

Bacana AlexisSantos, vou arriscar dá uma olhada nessa marca, valeu.

Depois peço mais dicas por aqui :D
Action Dioramas
Eduardo_LLanos
Figura Loose

Mensagempor foradebase em 28 Mai 2015, 20:16

o legal, p spray da um acabamento bacana mesmo. quqluer cosia estamos aqui
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Eduardo_LLanos em 28 Mai 2015, 20:21

foradebase escreveu:o legal, p spray da um acabamento bacana mesmo. quqluer cosia estamos aqui

Valeu ! !freddyj !freddyj !freddyj
Action Dioramas
Eduardo_LLanos
Figura Loose

Mensagempor Hoffmannbeck em 29 Mai 2015, 17:31

Mestres , esta perna do puck pode ser desmontada usando a técnica do secador?

Como ela não tem pinos fiquei na duvida...

Valeu!!

Imagem
"Abandon all hope who enter here."
Hoffmannbeck

Data de registro: 11 Mar 2014, 04:38

Mensagempor AlexisSantos em 29 Mai 2015, 17:33

Creio que só na altura do joelho..
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Mensagempor KurtWagner em 29 Mai 2015, 18:17

Exato, no joelho tem um pino, mas para separar as coxas do quadril, só abrindo o torso à força. !spiderman
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor jbuchoa em 29 Mai 2015, 19:16

O Rafaelo ta colocando algumas dicas de customização na fanpage dele: http://www.facebook.com/rafaelocustoms

She's got a smile that it seems to me
Reminds me of childhood memories
Where everything
Was as fresh as the bright blue sky
jbuchoa
WonderFan

Data de registro: 02 Ago 2006, 12:04

AnteriorPróximo