logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor KurtWagner em 03 Jun 2014, 18:43

[quote="lord_rayden"]O que tenho que misturar pro marrom que tá bem escuro, ficar um pouco + claro?[/quote]

Branco. Ou misture branco com amarelo, pra ter um bege e fazer drybrush, se for a sua intenção.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor lord_rayden em 03 Jun 2014, 21:52

Achei q o tom de marrom q peguei ta bem escuro...
██ TOPICO DA COLEÇÃO: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=19846 ██
lord_rayden
Figura Chase

Data de registro: 05 Mar 2012, 00:40

Mensagempor KurtWagner em 04 Jun 2014, 09:08

Então misture com branco até você conseguir o tom desejado.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Léo Customs em 04 Jun 2014, 09:37

O marrom é formado pela mistura do vermelho com preto, então, se colocar branco, vai acizentar a cor... Acho mais viável tentar clarear com amarelo. Ou fazer um bege e drybrushing por cima do marrom escuro, que é o que eu sempre faço aqui...
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor lord_rayden em 04 Jun 2014, 12:59

Não comprei branco nem amarelo :oops:

Mas o marrom acho que não é tão escuro quanto eu pensava. É pq fiz esse esquema de drybrush encima do preto e parece que ficou um marrom escurão, mas pintei agora um pedaço só com marrom, encima direto no epoxi e vou esperar um pouco pra secar e ver se vai escurecer muito. Se não escurecer, servirá.

Outro detalhe é que peguei tudo que é tinta brilhante e pequei por não ter seguido o conselho do Léo de pegar foscas. Mas foi pq onde comprei, não tinha cores foscas e eu na seca de comprar logo, peguei a que tinha disponível. Vacilo meu...
██ TOPICO DA COLEÇÃO: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=19846 ██
lord_rayden
Figura Chase

Mensagempor KurtWagner em 04 Jun 2014, 13:07

Qual tipo de tinta você está usando? Se for acrílica, passe verniz acrílico fosco por cima, já melhora bastante.

É provável que funcione mesmo que seja outro tipo de tinta embaixo.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Léo Customs em 04 Jun 2014, 14:18

Usa o Verniz fosqueador em spray da Acrilex, que é muito pratico pra tirar o brilho...
Léo Customs
Figura Exclusiva

Mensagempor lord_rayden em 04 Jun 2014, 16:44

Pra parte da roupa (fita crepe), usei tinta para tecido.
Pra parte de madeira e epoxi, usei tinta acrílica.

Ficou com muito brilho.

Imagem

Vou procurar esse spray ai que o Léo falou, pra na próxima vez (se houver), ele ficar sem brilhar tanto.

De qualquer forma, obrigado KURTWAGNER, MELO JR, LOBÃO e LÉO CUSTOMS.
lord_rayden
Figura Chase

Mensagempor Lúcifer em 10 Jun 2014, 21:29

Léo Customs escreveu:
Usa o Verniz fosqueador em spray da Acrilex, que é muito pratico pra tirar o brilho...

Você usa até em tintas vinílicas Léo ?
Não deixe para costumizar amanhã o que você pode costumizar hoje.
Lúcifer
Figura Customizada

Data de registro: 03 Fev 2010, 21:36

Mensagempor Léo Customs em 10 Jun 2014, 22:31

As minhas vinílicas são todas foscas então não preciso mais desse recurso.
Mas o contrário eu faço: tenho aqui um verniz vinílico brilhante que de vez em quando ou misturo com a cor ou passo por cima, dependendo do tanto de brilho que quero...
Léo Customs
Figura Exclusiva

Mensagempor Lúcifer em 14 Jun 2014, 13:51

Bela dica.
Não deixe para costumizar amanhã o que você pode costumizar hoje.
Lúcifer
Figura Customizada

Data de registro: 03 Fev 2010, 21:36

Mensagempor GABSATO02 em 19 Jul 2014, 17:32

Pessoal, to querendo pintar aquela Baronesa do filme GI JOE...alguém pode indicar qual o melhor tipo de tinta? (figura 3.75 da Hasbro)

Sent from my Nokia Lumia 520 using Tapatalk
Em buraco de paca, tatu caminha dentro?
GABSATO02
Figura Variante

Data de registro: 21 Fev 2012, 10:04

Mensagempor KurtWagner em 20 Jul 2014, 07:49

A melhor tinta pra customizar é a vinílica, que não descasca. Porém só vale a pena se você for fazer muita coisa, pois só vendem em latas relativamente grandes.

Eu recomendo a acrílica se for um custom só, passando um verniz acrílico por cima para fixar depois. Você encontra em qualquer papelaria.

Tem o problema de descascar em algumas articulações, mas existem técnicas para contornar isso: http://www.angelfire.com/mech/jinsaotome/WorkspaceSetup/JointRub.html
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor GABSATO02 em 20 Jul 2014, 15:49

KurtWagner escreveu:A melhor tinta pra customizar é a vinílica, que não descasca. Porém só vale a pena se você for fazer muita coisa, pois só vendem em latas relativamente grandes.

Eu recomendo a acrílica se for um custom só, passando um verniz acrílico por cima para fixar depois. Você encontra em qualquer papelaria.

Tem o problema de descascar em algumas articulações, mas existem técnicas para contornar isso: http://www.angelfire.com/mech/jinsaotome/WorkspaceSetup/JointRub.html

Então, na verdade eu só vou cobrir uns detalhes prateados.
Em buraco de paca, tatu caminha dentro?
GABSATO02
Figura Variante

Data de registro: 21 Fev 2012, 10:04

Mensagempor KurtWagner em 21 Jul 2014, 13:24

A acrílica basta, então.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor RJMarvel em 31 Jul 2014, 02:00

Bom dia galera!

Por acaso, andando pela rua encontrei um objeto de plástico que imediatamente me remeteu ao escudo do Capitão: tamanho e formato são perfeitos para um boneco tamanho legends. A dúvida é COMO FAZER AQUELES CÍRCULOS CONCÊNTRICOS ALTERNADO VERMELHO E BRANCO que formam o escudo do Capitão? Como pintar com precisão?

Abraço a todos
RJMarvel
Figura Customizada

Data de registro: 19 Mai 2013, 19:49

Mensagempor KurtWagner em 31 Jul 2014, 08:09

Você vai precisar usar máscaras para pintar. Em um papel, com o auxílio de um compasso (ou fazendo por computador), desenhe os círculos concêntricos separados, e recorte eles de modo que você possa colá-los no escudo que você achou com algo leve, tipo uma fita dupla face ou cola em bastão.

Primeiro você cola o círculo do meio e pinta as bordas do escudo, depois cola o papel referente às bordas e ao círculo mais interno para pintar o meio, e assim por diante.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor williancorrea em 02 Ago 2014, 15:17

Fála, galera! Sei que o tópico é extenso, e talvez dúvida semelhante já possa ter passado aqui, mas vá lá: estou pensando em dar um repaint em um MOTUC (é, é isso mesmo... !shit ). Não apenas no plástico do qual eles são feitos, mas também naquelas armaduras peitorais que eles usam, que normalmente é de um plástico bem mais flexível, lembrando bem a borracha.

Que tintas seriam mais indicadas para usar? Tenho algumas tintas plásticas aqui, além de um verniz da mesma linha para dar um brilho, mas acho que não seria o mais recomendado não, talvez por sair fácil com o manuseio. Lendo algumas postagens neste tópico e dos customizadores vejo que as tintas vinílicas e acrílicas parecem ser muito usadas; será que no meu caso seriam recomendadas também?
Editado pela última vez por williancorrea em 02 Ago 2014, 18:29, num total de 1 vezes
Excelsior!
williancorrea
Figura Exclusiva

Data de registro: 20 Out 2012, 20:17

Mensagempor Joe hc em 02 Ago 2014, 17:58

Galera, to pensado em usar uma figura que tenho aqui repetida e uma quebrada pra fazer um custom, só que eu não tenho experiencia com custons e não possuo um compressor pra isso, podem me dar dicas de pinceis, como fazer fundo antes de aplicar a cor? Tenho muita vontade de começar, e ter isso como um hobby pra tirar os stress hsuahsuha
Ah como é bom ser vida loka! Nada melhor que cheirar um blister zerado kkkk
Joe hc
Figura Variante

Data de registro: 21 Ago 2010, 19:06

Mensagempor KurtWagner em 02 Ago 2014, 19:49

williancorrea escreveu:Que tintas seriam mais indicadas para usar? Tenho algumas tintas plásticas aqui, além de um verniz da mesma linha para dar um brilho, mas acho que não seria o mais recomendado não, talvez por sair fácil com o manuseio. Lendo algumas postagens neste tópico e dos customizadores vejo que as tintas vinílicas e acrílicas parecem ser muito usadas; será que no meu caso seriam recomendadas também?

A vinílica é melhor (não descasca), mas só se você for fazer muitos customs, pois só vende em baldes, e é mais difícil de achar, além da pouca variedade de cores, você mesmo tem que misturar .

A acrílica você acha em qualquer papelaria, tem várias opções de cores, e é só passar o verniz acrílico em cima que fixa. O problema é que em articulações, como discos e ombros, por exemplo, pode descascar. Existem técnicas pra contornar isso, como lixar as juntas e passar superbonder para proteger a tinta, veja aqui: http://www.angelfire.com/mech/jinsaotome/WorkspaceSetup/JointRub.html.
Para iniciantes, é melhor usar a acrílica mesmo, até porque é solúvel em água, se você pintar errado, ainda tem como tirar com facilidade. Pinte sempre em várias camadas finas ao invés de uma grossa.

Joe hc escreveu:Galera, to pensado em usar uma figura que tenho aqui repetida e uma quebrada pra fazer um custom, só que eu não tenho experiencia com custons e não possuo um compressor pra isso, podem me dar dicas de pinceis, como fazer fundo antes de aplicar a cor? Tenho muita vontade de começar, e ter isso como um hobby pra tirar os stress hsuahsuha

Eu não uso pincéis grandes, pinto sempre em várias camadas finas, para não ficar aparecendo as marcas das cerdas. Tem dicas de pintura aqui: http://www.angelfire.com/mech/jinsaotome/WorkspaceSetup/JointRub.html
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor williancorrea em 04 Ago 2014, 15:55

Nossa, valeu mesmo as dicas, Kurt! :wink:

Vou experimentar (é pouca coisa), e dando certo vou postar as fotos para a galera opinar!

Abração!
Excelsior!
williancorrea
Figura Exclusiva

Data de registro: 20 Out 2012, 20:17

Mensagempor Subby em 20 Ago 2014, 08:58

Galera uma dúvida boba. Eu li em um fórum gringo que o cara utilizou Testors Model Master paint em um custom. Que tipo de tinta é essa? Obrigado!
Subby
Figura Chase

Data de registro: 16 Ago 2011, 17:35

Mensagempor KurtWagner em 20 Ago 2014, 14:10

A julgar pelo site do fabricante, é acrílica: http://www.testors.com/product-catalog/testors-brands/model-master/
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Sanches em 20 Ago 2014, 23:27

model master spode ser tanto acrilica quanto enamel (tinta esmalte).

Enamel só recomendo se usar primer antes. Senão tem grandes chances da tinta ficar meio pegajosa.
www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30

Mensagempor Subby em 21 Ago 2014, 02:13

Valeu! :mrgreen:
Subby
Figura Chase

Data de registro: 16 Ago 2011, 17:35

AnteriorPróximo