Sei que já houve tópicos semelhantes no passado.
Semelhantes mas não iguais.
A pergunta é: O que me fez começar a colecionar ?
Acho muito bacana saber quais tipo de experiências/fatos/acontecimentos levaram as pessoas a começarem suas coleções.
Para dar abertura, segue minha experiência:
Conheci os seguintes super-heróis aos 4 anos de idade: Super Homem (desenho Superamigos), Batman (desenho Superamigos) e Fantasma (O anel da caveira era vendido nos bares e mercearias)
Aos 6 anos ganhei 1 gibi Superaventuras Marvel e 1 do Homem Aranha. Após ler Homem-Aranha, Dr Estranho, Demolidor e Conan eu me identifiquei tanto que sabia que nunca mais largaria mão daquilo.
Aos 7 anos assisti Ultraman alternadamente no SBT e Record. Tornou-se também uma de minhas maiores referências.
E o colecionismo "oficial" de action figures ?
Bom.. é simples...
Em 2007 (ainda era solteiro, estava me preparando p/ casar, construindo casa etc..) eu estava mudando de emprego... tinha um mês de folga até começar no novo trabalho.
Naqueles dias de extrema ociosidade feliz, eu fui dar uma volta no shopping e passei por uma loja da RiHappy onde vi os Marvel Legends Thor série Giant Man e Abominável série Onslaught.
Aquelas esculturas em forma de bonecos articulados me causaram um impacto tão grande que não pude resistir. Comprei logo os dois e foi muito difícil justificar para minha patroa o que um cavalão como eu estava querendo com aqueles bonecos... enfim..

Depois ela mesma, minha esposa, me deu o Anjo de presente... depois que eu vi a peça BAF do Sentinela, não teve mais jeito e eu comecei a colecionar desesperadamente e desde então eu venho influenciando muitos amigos que após ver minha coleção tornam -se colecionadores também (isso é muito gratificante).
Minha coleção é basicamente baseada em Marvel, DC, Ultraman, Filmes e desenhos animados dos anos 80 (e é claro, tem bastante coisa sem foco algum perdida no meio). Não tenho preferência entre estátuas ou AFs. No geral gosto mais de AF pois você muda as poses dela quando quiser, mas uma coisa eu falo... quando uma estátua tem uma pose de ação ou é baseada em alguma imagem famosa, para mim ela se torna imbatível (Tipo o Thor da Bowen Rodando o Martelo por exemplo).
Bora compartilhar sua experiência ? Demorô!

Abs