http://www.correios.com.br/servicos/fal ... efault.cfm
Ao selecionar a opção "Reclamação" e em seguida "Objeto Postado com Destino e Origem Nacionais", entre outras informações e locais para preenchimento de dados, tem a seguinte informação.
Indenização
Em caso de descumprimento do prazo de entrega por parte da ECT, devido à falha na prestação do serviço contratado, o cliente fará jus à restituição do preço postal (aplicado somente sobre o valor da remessa, excetuando-se os Serviços Adicionais), conforme percentual especificado:
50% - SEDEX 10 e SEDEX Hoje
30% - SEDEX, SEDEX a cobrar, PAC e Reembolso Postal
20% - e-SEDEX
O valor da indenização por extravio e outros eventos permanecem inalterados, com a garantia de indenização do respectivo Valor Declarado/ Seguro Opcional (se contratado no ato da postagem) ou Seguro Automático, após confirmada a responsabilidade dos Correios.
Se realmente for "real", acredito que, fazer a reclamação e o pedido de indenização, é uma forma de nós, como cidadãos e consumidores do serviço prestados por eles, protestar e cobrar por melhores serviços, mesmo se os valores forem risórios.
Quase todos daqui somos usuários dos serviços dos correios e talvez poderemos incomodar, se estes problemas continuarem ocorrendo.
Nunca pedi indenização, nem nunca haviam me oferecido a opção quando peço esclarecimento e reclamo pelo telefone, mas estou vendo pela primeira vez online.
Pretendo fazer uma reclamação caso ocorra problema com o próximo envio ou quaisquer outros futuramente. A atual não foi enviada por mim.
Se alguém tiver maior informação sobre o assunto, por favor, fale aqui.