logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor duranteb2001 em 01 Fev 2013, 19:21

Tentei fazer wet brush com tinta vinilica mas a camada de cima (mais diluída) tirou a de baixo só passando o pincel. Ficou uma meleca. Amanhã vou tentar tirar toda a tinta, sem borrar as proximidades q tinha pintado com aerógrafo...
Alguma dica? Dá certo wet brush com vinilica ou tento o dry brush???
Usei o solvente vinilico pra diluir a tinta q apliquei por cima.

Agradeço quem puder ajudar.
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Data de registro: 13 Dez 2009, 10:58

Mensagempor Lobão em 01 Fev 2013, 19:47

Duranted2001, quando vou fazer wet brush, deixo a camada base secar por 4 dias a 5 dias e aplico o efeito usando tinta vinílica diluída em terebentina, que é um solvente mais fraco.
Particularmente gosto mais de aplicar sombreamentos usando Dry Brush e depois aplicando pinceladas de solvente froco pra fazer os degrades....
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor duranteb2001 em 01 Fev 2013, 20:28

valeu, cara. vou fazer teste com a terebentina.

tb usei tinta duco, mas o tinner tirou a tinta de baixo e ainda amoleceu o plástico! mais, a duco reagiu com a vinilica. fica parecendo leite coalhado... :shock:

por isso q é bom fazer experiencias antes de partir pra figuras definitivas...
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Mensagempor ThiagoPS em 03 Fev 2013, 15:59

Pessoal, estou fazendo um repaint com tinta vinílica, porém nessa figura específica, percebo que quando passo o dedo levemente, a pintura não sai, mas da uma leve desbotada...Pensei então se teria um verniz ou fixador pode até dar o efeito brilhante que possa passar por cima da tinta que seja compatível com a tinta vinílica!?
Tópico de recomendações:
http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=11298
ThiagoPS
Figura Loose

Data de registro: 14 Mar 2009, 16:54

Mensagempor lelion em 04 Fev 2013, 17:22

Sanches escreveu:eu recomendo as tintas da valejo tb. sao acrilicas souveis em agua. obviamente descascam em articulações, mas fora isso dao um acabamento muito bm

Estou de acordo com a dica do Sanches que foi o primeiro aqui no fórum a recomendar a Vallejo Game Color e desde então as uso sem problema. Fixam bem, secam rápido, não tem cheiro, brilho não é excessivo, dão acabamento perfeito com pincel de qualidade e diluem em água. São perfeitas exceto nas articulações. Podem ser adquiridas no Ebay com o vendedor flagbearer101, já comprei várias vezes sem problema. Fica a dica...
lelion
Figura Regular

Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39

Mensagempor Sanches em 04 Fev 2013, 22:02

lelion escreveu:
Sanches escreveu:eu recomendo as tintas da valejo tb. sao acrilicas souveis em agua. obviamente descascam em articulações, mas fora isso dao um acabamento muito bm

Estou de acordo com a dica do Sanches que foi o primeiro aqui no fórum a recomendar a Vallejo Game Color e desde então as uso sem problema. Fixam bem, secam rápido, não tem cheiro, brilho não é excessivo, dão acabamento perfeito com pincel de qualidade e diluem em água. São perfeitas exceto nas articulações. Podem ser adquiridas no Ebay com o vendedor flagbearer101, já comprei várias vezes sem problema. Fica a dica...

comprei as minhas com esse cara tb
www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30

Mensagempor lelion em 07 Fev 2013, 19:28

Este vendedor é dez, quem quiser pode comprar sem medo. Já são dois satisfeitos com a tinta e o vendedor.
lelion
Figura Regular

Mensagempor Kev Blade RX em 09 Fev 2013, 00:49

Pessoal, finalmente tive minha primeira experiência com pintura de AFs, e queria algumas dicas pra pintura e customização com materiais nacionais, afinal, não dá pra simplesmente comprar um aerógrafo de cara.

Chegou ontem o Batman New 52 DCUC que comprei loose dos china, e veio com muitas manchas no símbolo do peito e principalmente na cabeça, a parte que mostra o rosto tinha várias manchas. Eu usei a cor 'dusty rose' desse modelo:
Imagem

Apliquei a tinta com um pincel Condor 408. A tinta era um tanto quanto espessa para um boneco, então usei um pouco de solvente, sendo mais fácil de pintar. Usei também um lenço pra tirar o aspecto texturizado da pinta. Ela secou razoavelmente rápido, e pude perceber que dá pra ver um pouco da tinta original por baixo, pretendo passar mais uma camada de tinta. Eu borrei um pouco nas áreas da máscara, como eu poderia retirar essas manchas se perder o trabalho que fiz?

Pretendo postar uma foto após fazer a nova camada, mas tenho algumas dúvidas:
-Existem opções nacionais melhores?
-Como faço pra que a tinta não fique texturizada, ou fique menos concentrada pra uma melhor pintura?

Obrigado desde já :D :D
Kev Blade RX
Figura Loose

Data de registro: 15 Nov 2006, 20:08

Mensagempor allan001 em 13 Fev 2013, 09:12

Salve galera blz?
Alguem ai trabalha ou tem experiencia com tingimento de tecidos? Tenho um tecido VErmelho aqui q gostaria de deixa-lo azul. JA tingi um pedaço e ficou um vermelho mais escuro. Alguem ai pode me ajudar?
"Coleciono de tudo um pouco
99% é original mas aquele 1% é tudo flango
Vlw 25 DE MARÇO"
allan001
Figura Variante

Data de registro: 25 Jul 2007, 03:21

Mensagempor Sanches em 13 Fev 2013, 10:24

Kev Blade RX escreveu:Pessoal, finalmente tive minha primeira experiência com pintura de AFs, e queria algumas dicas pra pintura e customização com materiais nacionais, afinal, não dá pra simplesmente comprar um aerógrafo de cara.

Chegou ontem o Batman New 52 DCUC que comprei loose dos china, e veio com muitas manchas no símbolo do peito e principalmente na cabeça, a parte que mostra o rosto tinha várias manchas. Eu usei a cor 'dusty rose' desse modelo:
Imagem

Apliquei a tinta com um pincel Condor 408. A tinta era um tanto quanto espessa para um boneco, então usei um pouco de solvente, sendo mais fácil de pintar. Usei também um lenço pra tirar o aspecto texturizado da pinta. Ela secou razoavelmente rápido, e pude perceber que dá pra ver um pouco da tinta original por baixo, pretendo passar mais uma camada de tinta. Eu borrei um pouco nas áreas da máscara, como eu poderia retirar essas manchas se perder o trabalho que fiz?

Pretendo postar uma foto após fazer a nova camada, mas tenho algumas dúvidas:
-Existem opções nacionais melhores?
-Como faço pra que a tinta não fique texturizada, ou fique menos concentrada pra uma melhor pintura?

Obrigado desde já :D :D

cara, essa tinta é terrivel. nao use.

eu recomendo fortemente tintas para modelismo mesmo. As acrilicas sao mais faceis de manusear, e se nao for pintar articulações (pq descascam) voce consegue um otimo acabamento
Procure tintas da Valejo, Games Workshop, Tamiya, Testors, etc. Tintas acrilicas não precisam de solvente, pois elas são soluveis em agua.

NUNCA as use do jeito que vêm no potinho. Sempre tem que diluir. O ideal é que fique com uma consistencia meio de leite. Nem denso, nem aguado. Normalmente se deve passar mais de uma camada para dar bom acabamento. Fica melhor varias camadas diluidas do que poucas camadas espessas

Outra coisa extremamente importante e que muita gente esquece é a limpeza previa da figura. Os bonecos saem sempre com um tipo de lubrificante das fabricas (para o plastico nao grudar no molde), fora gordura das maos, sujeira, etc. É sempre bom lavar com agua e sabao/detergente e deixar secar naturalmente antes de pintar, pois principalmente com tintas a base de agua, o óleo desse lubrificante e do manuseio destroi a pintura.

allan001 escreveu:Salve galera blz?
Alguem ai trabalha ou tem experiencia com tingimento de tecidos? Tenho um tecido VErmelho aqui q gostaria de deixa-lo azul. JA tingi um pedaço e ficou um vermelho mais escuro. Alguem ai pode me ajudar?

A tinta age como adição de cor. Se o tecido é vermelho, adicionar azul só vai deixa-lo mais escuro/azulado. Voce tem que descolorir o tecido primeiro, acho que usando candida resolve, para depois conseguir tingir com a cor que voce quer.
www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Mensagempor allan001 em 13 Fev 2013, 15:31

Sanches escreveu:

A tinta age como adição de cor. Se o tecido é vermelho, adicionar azul só vai deixa-lo mais escuro/azulado. Voce tem que descolorir o tecido primeiro, acho que usando candida resolve, para depois conseguir tingir com a cor que voce quer.

Fala cara então meu medo é a candida danificar o tecido. Pra referencia o tecido q quero tingir é a roupa do Red Ninja da Sideshow. ME ajudem ai por favor pois se danificar o tecido e estragar/ou não ficar da cor q quero o Ninja não é barato ne kkk
Vlw 25 DE MARÇO"
allan001
Figura Variante

Mensagempor WiggBor em 15 Fev 2013, 18:53

Eu sou zero a esquerda em customizar AFs . . . . então vou tentar evoluir uma habilidade de cada vez, como num jogo de RPG . . . :tongue3: .

Então vou começar pelo que, na teoria, parece o mais fácil . . . . repintar uma figura ( dá uma de mão nela). [-o<
Depois que apender um pouquinho de pintura tento outras coisas como modelagens e tal . . .

Minha ideia é começar pintando o Anjo Vermelho, que sempre achei uma pintura muito tosca e todo manchado de azul no meio da tinta branca, como na foto abaixo:

Imagem

Quero repintar o branco, incluindo as asas e substituir esse vermelho velho por um bordo ou vermelho escuro. E tirar esse castanho do cabelo e por um amarelão comonos gibis . . .

Todas essas tintas acrílicas que aparece aqui no fórum serve pra esse serviço??
WiggBor
Figura Loose

Data de registro: 27 Jan 2013, 15:11

Mensagempor lelion em 15 Fev 2013, 21:22

Bom minha dica de tinta está há uns tópicos ai atras. E pelo jeito além de repintar vc vai ter que ajeitar as articulações das pernas que estão beeem tortas. Para isto se não me engano deve colocar e água bem quente, retificar e dar um choque térmico com as pernas em posição em água gelada. Acho que resolve.
lelion
Figura Regular

Mensagempor Sanches em 16 Fev 2013, 00:44

pintar decentemente nao é exatamente tao mais facil assim.

algumas cores em especifico, tipo branco e amarelo sao incrivelmente dificeis de dar bom acabamento, principalmente no pincel.
www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Mensagempor WiggBor em 16 Fev 2013, 15:16

lelion escreveu:Bom minha dica de tinta está há uns tópicos ai atras. E pelo jeito além de repintar vc vai ter que ajeitar as articulações das pernas que estão beeem tortas. Para isto se não me engano deve colocar e água bem quente, retificar e dar um choque térmico com as pernas em posição em água gelada. Acho que resolve.

Pior que as articulações dele estão boas, eu é que botei ele de qualquer jeito na estante . . . !forevalon . Parece que tá dançando Balé !!! !coolface

Mas a dica da água é boa, não sabia, mas tenho um Sr. Fantástico com a perna esquerda totalmente travada . . parece até piada !coolface
WiggBor
Figura Loose

Mensagempor WiggBor em 19 Fev 2013, 19:31

Como prometido pintei o meu Anjo Legends . . . segue as imagens antes e depois . . .

Imagem

Imagem

Eu gostei do resultado, já que se trata de minha 1° pintura . . . se alguém viu algo que poderia melhorar bastante e quiser dar uma sugestão eu agradeço!
WiggBor
Figura Loose

Mensagempor duranteb2001 em 24 Fev 2013, 07:27

Pessoal, preciso de algumas informações sobre Gundam Marker.
Vcs usam? Fixa legal? Melhor q as canetas de tinta permanente q achamos em papelaria?

Pelo q consegui descobrir, existem as pontas finas (Thin) e pontas grossas?
Qual a melhor marca?
Agradeço quem puder ajudar! Valeu.
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Mensagempor arqueiro94 em 12 Mar 2013, 16:24

gnt eu sou novo,neste hobby como q funciona a aplicaçao de super bonder nas articulaçoes para naum descascar?? !pokrface
Marvel é dmais
arqueiro94
Peça de BAF

Data de registro: 23 Jan 2013, 21:57

Mensagempor Macmilla em 16 Mar 2013, 07:13

Pessoal, queria saber se essas tintas: http://lojamomotaro.com.br/lojav2/produ ... f278150c06
Sevem pra aplicar na figura, pq só tenho acrílicas da acrilex aqui e como disseram para não usar... Queria saber se essas do link servem, pq essa loja fica aqui pertinho de casa e eu não achei acrílicas da mural color pra vender no mercado livre... :/
Macmilla
Peça de BAF

Data de registro: 05 Mar 2013, 17:14

Mensagempor arqueiro94 em 17 Mar 2013, 20:26

pq naum pode usar da acrilex eu sempre usei e meus primeiros custons tao intactos?
Marvel é dmais
arqueiro94
Peça de BAF

Mensagempor allan001 em 23 Mar 2013, 21:26

allan001 escreveu:
Sanches escreveu:

Fala cara então meu medo é a candida danificar o tecido. Pra referencia o tecido q quero tingir é a roupa do Red Ninja da Sideshow. ME ajudem ai por favor pois se danificar o tecido e estragar/ou não ficar da cor q quero o Ninja não é barato ne kkk

Hoje tomei coragem e fiz um teste. Peguei um pedaço da roupa q não uso do Red Ninja(a touca ja q ele vem mascarado mesmo)e coloquei na candida. A FDP ficou num vermelho mais vivo ainda e não vai ficar azul se tingir. Se alguem puder ajudar eu agradeço. Ja fiz uma roupa ninja azul na mão e ficou lgl ate, e verei se acho alguma roupa de ninja(de preferenci abranco ne) a venda na net kkkk
Vlw 25 DE MARÇO"
allan001
Figura Variante

Mensagempor Sanches em 24 Mar 2013, 10:10

arqueiro94 escreveu:pq naum pode usar da acrilex eu sempre usei e meus primeiros custons tao intactos?

porque a qualidade da tinta é ruim. O pigmento, a cobertura e o acabamento são de qualidade muito inferior às de tinta de modelismo.
www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Mensagempor arqueiro94 em 24 Mar 2013, 13:17

Sanches escreveu:
arqueiro94 escreveu:pq naum pode usar da acrilex eu sempre usei e meus primeiros custons tao intactos?

porque a qualidade da tinta é ruim. O pigmento, a cobertura e o acabamento são de qualidade muito inferior às de tinta de modelismo.

á ta ,okay entao !pokrface
Marvel é dmais
arqueiro94
Peça de BAF

Mensagempor lelion em 26 Mar 2013, 19:06

Sanches qual o Primer que vc usa com as tintas Vallejo Game Color ? Acrilex ou Color Fix ? Preciso dar mais resistência nas tintas das articulações e pensei no Primer e também para poupar algumas demãos. Obrigado
lelion
Figura Regular

Mensagempor Quase-Nada em 04 Abr 2013, 12:27

Ai turma estou pretendendo modificar a pintura do corpo do meu Shiryu v4 e da thetis de sereia .
Eu to a fim de pintar o tórax do Shiryu v4 da mesma cor dos braços e cabeça para dar um efeito que ele esta sem camisa e o mesmo com a thetis. Como não gostei da cor do corpo dela to querendo dar um efeito que ela não usa roupa por baixo da armadura. Acredito que no caso dos 2 eu não vou encontrar uma única tinta para a modificação e vou ter que sair misturando as tintas mas eu to meio perdido Para encontrar os tons certos alguém poderia me indicar algumas opições de tinta, e qual verniz eu devo passar se conseguir modificar a pintura dos dois?
Quase-Nada
Peça de BAF

Data de registro: 22 Abr 2012, 00:30

AnteriorPróximo