doug_pc escreveu:Dúvida Nova:
estou fazendo um custom baseado no Batman Ano 100, nos traços do Paul Pope...e queria fazer um efeito na pintura semelhante aos de alguns Legends (que fica meio "sombreado" meio "sujo")...alguém sabe como eu posso fazer?
Será que misturar alguma coisa na tinta (to usando acrílica) já resolve?
Imagino q este sombreado seja para enfatizar os relevos.
Use betume ou extrato de nogueira.
Vc não pode usar a tinta igual (ou que use solvente igual) à tinta base, senão ela vai derreter a tinta de baixo e misturar.
O betume é solúvel em água, se vc lavar ele sai.
Mas antes de usar teste num pedacinho de trás (pouco visível) do boneco, pois nunca se sabe das "interações" que podem ocorrer com as tintas entre si ou com o plástico.
Vc vai deixar o betume escorrer por entre as ranhuras do boneco, se manchar vc remove com um algodão ou pano úmido (não esqueça de testar antes como eu disse acima).
Eu fiz isso com o meu Iron Man face Off:
Original vs o meu
aqui em maior aumento pra melhor vizualização.
Ahh, eu uso aquele pincelzinho de 1mm (tem uma foto mais atrás neste tópico)
Se quiser, depois use verniz fosco em spray para fixar.
Outra coisa importante: o betume geralmente é muito escuro, dilua com água para obter o tom q vc quer.
Outra possibilidade é vc usar o pincel seco: vc suja o pincel, depois seca e vai dando umas "carimbadinhas". Com isso, o pouquinho de tinta q ficou no pincel vai se depositando nas ranhuras.
Exemplo (q eu peguei num site americano e q serviu de inspiração pra mim, só q eu usei técnica diferente):