logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Mensagempor Comandante Cobra em 04 Ago 2007, 12:31

Angelo escreveu:Dica para proteger a pintura das articulações: revestir a articulação pintada com superbonder.
Óbvio q vc tem q desmontar completamente a articulação, depois pintar, então passar uma camada de bonder e por fim remontar.

Doug: Cuidado com a fimo. Ela tem q ser aquecida por 110° C por 30 minutos para endurecer. Geralmente esta conjunção de temperatura+tempo não combinam bem com AFs de plástico!!!

Essa do Super Bonder é uma boa mesmo. Valeu Angelo!

Abraço
Comandante Cobra
Peça de BAF

Data de registro: 10 Ago 2006, 00:33

Mensagempor Tio Gabriel em 07 Ago 2007, 11:45

Dica bem bacana que eu encontrei num site de modelismo, sobre tintas:

http://www.webkits.com.br/news/templates/news.asp?articleid=208&zoneid=30
Gervinho Rules! <- viram q eu não acessava aqui desde a època da copa???
Tio Gabriel
EMO

Data de registro: 01 Ago 2006, 09:42

Mensagempor Muralha em 07 Ago 2007, 12:11

bem legal esse tutorial ein gabriel!
Há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil
Muralha
Moderador

Data de registro: 02 Mar 2007, 17:40

Mensagempor Tio Gabriel em 07 Ago 2007, 13:42

Tio Gabriel
EMO

Mensagempor Muralha em 07 Ago 2007, 13:54

he he he! boa sacada!
Há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil
Muralha
Moderador

Mensagempor Panthro em 07 Ago 2007, 18:36

:( Uma dica de Aerógrafo: existe um mais simples que usa uma lata de aerosol que só vem ar, se não me engano usado muito pra limpeza de emendas de fibras óticas, e quanto ao compressor tenho um amigo que faz locomotivas em miniaturas reformando e pintando pra ficarem idênticas as originais e ele usou um extintor daqueles de 10 litros (acho) como reservatório e um motor de geladeira agora não sei como conseguiu esta façanha, mas acredito que para pequenas pinturas de Afs um compressor destes de encher balões ou de pneus de carro só precisem de um reservatório pequeno no caso um extintor de automóveis com um medidor pra não estourar na sua cara. Estou com este projeto em mente e assim que sair de férias vou tentar montar um pra mim. 8)
Panthro
Administrador

Data de registro: 01 Ago 2006, 22:26

Mensagempor Tio Gabriel em 07 Ago 2007, 18:43

putz, esse da lata é bem interessante, tem como postar um link, foto ou algo assim??? falar mais a respeito???

num me conformo em ter que comprar um compressor de 400 conto ou montar um trambolho na minha casa. Num é possível que todo gringo tenha um compressor em casa ou faça lindos customs com pincel!
Tio Gabriel
EMO

Mensagempor Muralha em 07 Ago 2007, 18:50

Alisson escreveu::( Uma dica de Aerógrafo: existe um mais simples que usa uma lata de aerosol que só vem ar, se não me engano usado muito pra limpeza de emendas de fibras óticas, e quanto ao compressor tenho um amigo que faz locomotivas em miniaturas reformando e pintando pra ficarem idênticas as originais e ele usou um extintor daqueles de 10 litros (acho) como reservatório e um motor de geladeira agora não sei como conseguiu esta façanha, mas acredito que para pequenas pinturas de Afs um compressor destes de encher balões ou de pneus de carro só precisem de um reservatório pequeno no caso um extintor de automóveis com um medidor pra não estourar na sua cara. Estou com este projeto em mente e assim que sair de férias vou tentar montar um pra mim. 8)

Alisson, só um conselho, tome muito cuidado com isso amigo! Eu trabalho com compressores, e vejo um monte de coisa nesse sentido, e mexer com ar comprimido é perigoso.

Principalmente usando reservatórios de gas, geladeira, extintor etc...

Alem de um medidor (manômetro) vc tem que ter uma valvula de segurança, para caso a pressão aumente, a valvula é acionada e o ar escapa.

Se realmente vc quer um compressor, eu recomendo vc comprar um que já venha com reservatório valvula de segurança etc... tudo certinho. (não é que eu quero vender meu peixe não, pois eu vendo compressores industriais, tb vendo a linha hobby tb, mais não tenho preço para compatir com os Home Centers).

Um compressor com reservatório de 25 L vc acha por uns R$ 450,00 e ainda vem kit de pistola de pintura e mais umas tranqueirinhas! :D

Só lembranado, é uma sugestão. Como trabalho no ramo, sei que improvisação é perigoso!

Abraços!
Muralha
Moderador

Mensagempor Muralha em 07 Ago 2007, 18:53

gabrielgiordano escreveu:putz, esse da lata é bem interessante, tem como postar um link, foto ou algo assim??? falar mais a respeito???

num me conformo em ter que comprar um compressor de 400 conto ou montar um trambolho na minha casa. Num é possível que todo gringo tenha um compressor em casa ou faça lindos customs com pincel!

Gabriel, compressor para o gingo é comum sim!

Invés de eles usarem ferramentas elétricas, eles usam perramentas a bateria ou ferramentas pneumáticas! Faz parte da cultura deles!
Muralha
Moderador

Mensagempor Panthro em 07 Ago 2007, 18:55

:D Eu vou olhar na loja e tentar pegar mais informações, mas basicamente é um aerosol que só tem ar, já vi na limpeza de computadores também, mas o compressor destes pequenos são baratos, e como falei tenho que pesquisar um pouco mais porque se o aerógrafo der conta de fechar o ar quando em uso talvez não precise nem de reservatório, claro que estou deduzindo isso ainda não tenho info para confirmar isso. :oops:
Panthro
Administrador

Mensagempor Panthro em 07 Ago 2007, 19:01

:) Ok, Muralha concordo plenamente com o que vc falou por isso estou pesquisando muito pra não montar uma bomba em casa, e isto tudo conta, dependendo do preço é melhor comprar um com garantia da sua segurança, é o caso da latinha de aerosol que eu nã sei nem quanto gasta pra pintar só um Afs se é mesmo uma boa por isso estou na luta pra conseguir uma melhor opção pra nós.
Panthro
Administrador

Mensagempor Tio Gabriel em 07 Ago 2007, 19:05

Ainda vou descobrir um neste sentido!!! Sem gastar 400 conto!!!

Ou, e num será que esses assopradorezinhos de teclado de computador -passava no polishop, antigo (011)1406???

É isso que vc se refere, alisson?
Tio Gabriel
EMO

Mensagempor Panthro em 07 Ago 2007, 19:09

gabrielgiordano escreveu:Ainda vou descobrir um neste sentido!!! Sem gastar 400 conto!!!

Ou, e num será que esses assopradorezinhos de teclado de computador -passava no polishop, antigo (011)1406???

É isso que vc se refere, alisson?

Não sei se são os mesmos, mas de uma coisa eu tenho certeza porque trabalho com fibras óticas também, e nunca usei o danado do spray de ar pra limpar nada, só usei pra assustar os camaradas que estavam cochilando :twisted:
Panthro
Administrador

Mensagempor Muralha em 08 Ago 2007, 01:04

Alisson escreveu::D Eu vou olhar na loja e tentar pegar mais informações, mas basicamente é um aerosol que só tem ar, já vi na limpeza de computadores também, mas o compressor destes pequenos são baratos, e como falei tenho que pesquisar um pouco mais porque se o aerógrafo der conta de fechar o ar quando em uso talvez não precise nem de reservatório, claro que estou deduzindo isso ainda não tenho info para confirmar isso. :oops:

Os compressores de encher pneus de carros (aqueles que vc liga no acendedor de cigarro, só produzem ar quando se ciar uma certa preassão na mangueira. Vc pode reparar, se vc liga o compressor e não coloca nada, o relógio do manômetro não marca pressão! Se vc tampar a saida do ar, vc cria a pressão e o compressor começa a produzir ar. Aí o manometro vai subir!

Para um areógrafo funcionar, ele precisa de volume de ar a uma determinada pressão, se a pressão for muito baixa, não vai ter como o ar "puxar" a tinta para fora do recipiente...

A função do reservatório é liberar o ar na pressão adequada (já produzida) pelo compressor.

O compressor de encher pneu é ao contrário, ele joga ar para dentro do pneu sem pressão praticamente. Quando o ar ocupar o volume do pneu, aí ele comessa produzir o ar com pressão.

é que eu não sei explicar as coisas direito... mais é mais ou menos isso...
Muralha
Moderador

Mensagempor Tio Gabriel em 13 Ago 2007, 01:12

bom site com dicas de aerografo:

http://aerografia.com/
Tio Gabriel
EMO

Mensagempor Grungaboy em 13 Ago 2007, 08:37

Uma outra dica relativamente barata, é usar aqueles inaladores caseiros.
A pressão é baixinha, mas suficiente pra fazer um aerógrafo funcionar.
Ele é bastante silencioso também. Tenhoa amigos que já usaram por anos.
Lógico, o ideal é ter um compressor com reservatório, pois a pressão é contínua.
Outro ponto que acho fundamental, principalmente em dias úmidos, é colocar um filtro de água. Sem isso, quando vc menos espera, o aerógrafo dá umas cusparadas de água bem no meio da pintura...
Grunga!!!
Grungaboy
Figura Loose

Data de registro: 10 Dez 2006, 16:46

Mensagempor Dr Panda em 13 Ago 2007, 10:22

tche!!!

tipo um trem desses nao resolve?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... grafia-_JM
EU QUERO VOLTAR NO TEMPO E SALVAR MEUS FALCONS !!!
Dr Panda
Figura Loose

Data de registro: 30 Mai 2007, 18:00

Mensagempor Resgate em 13 Ago 2007, 21:19

Pessoal pintou um problema e queria saber se vcs podem me ajudar...
Hj chegou meu Falcão, que comprei com o Marcio, mas ele apresentou um "detalhe" que eu cheguei a ver nas fotos da internet, mas num pensei que estariam nos bonecos.
Nas juntas dos braços, bem como no pescoço, os pontos de articulação estão vermelhos... Pelo visto o boneco foi feito todo em vermelho e os fabricantes descuidaram desse "detalhe"
queria saber de dicas que vão desde a cor correta prá pintá-lo até o pincel certo prá usar...
Quem puder me ajudar eu agradeço desde já.
Resgate
Figura Chase

Data de registro: 19 Out 2006, 08:34

Mensagempor doug_pc em 15 Ago 2007, 13:39

Dúvida Nova:

estou fazendo um custom baseado no Batman Ano 100, nos traços do Paul Pope...e queria fazer um efeito na pintura semelhante aos de alguns Legends (que fica meio "sombreado" meio "sujo")...alguém sabe como eu posso fazer?
Será que misturar alguma coisa na tinta (to usando acrílica) já resolve?
doug_pc...That's me!
doug_pc
Figura Variante

Data de registro: 17 Jun 2007, 00:18

Mensagempor Genjoke em 15 Ago 2007, 17:27

doug_pc escreveu:Dúvida Nova:

estou fazendo um custom baseado no Batman Ano 100, nos traços do Paul Pope...e queria fazer um efeito na pintura semelhante aos de alguns Legends (que fica meio "sombreado" meio "sujo")...alguém sabe como eu posso fazer?
Será que misturar alguma coisa na tinta (to usando acrílica) já resolve?

Imagino q este sombreado seja para enfatizar os relevos.

Use betume ou extrato de nogueira.

Vc não pode usar a tinta igual (ou que use solvente igual) à tinta base, senão ela vai derreter a tinta de baixo e misturar.

O betume é solúvel em água, se vc lavar ele sai. Mas antes de usar teste num pedacinho de trás (pouco visível) do boneco, pois nunca se sabe das "interações" que podem ocorrer com as tintas entre si ou com o plástico.

Vc vai deixar o betume escorrer por entre as ranhuras do boneco, se manchar vc remove com um algodão ou pano úmido (não esqueça de testar antes como eu disse acima).

Eu fiz isso com o meu Iron Man face Off:

Original vs o meu
Imagem

aqui em maior aumento pra melhor vizualização.
Imagem

Ahh, eu uso aquele pincelzinho de 1mm (tem uma foto mais atrás neste tópico)

Se quiser, depois use verniz fosco em spray para fixar.

Outra coisa importante: o betume geralmente é muito escuro, dilua com água para obter o tom q vc quer.

Outra possibilidade é vc usar o pincel seco: vc suja o pincel, depois seca e vai dando umas "carimbadinhas". Com isso, o pouquinho de tinta q ficou no pincel vai se depositando nas ranhuras.

Exemplo (q eu peguei num site americano e q serviu de inspiração pra mim, só q eu usei técnica diferente):

Imagem
Editado pela última vez por Genjoke em 15 Ago 2007, 21:08, num total de 1 vezes
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Genjoke
Administrador

Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34

Mensagempor doug_pc em 15 Ago 2007, 17:55

AEEEEWWW...
valew Angelo!
To esperando o teu Ursa Maior FINALIZADO ainda!
Mas valew...
acho que vou usar o betume escuro escuro mesmo...quero coisas pretas...bom...amanhã eu posto aqui as fotos!
Valew...vou ver se consigo!
doug_pc...That's me!
doug_pc
Figura Variante

Data de registro: 17 Jun 2007, 00:18

Mensagempor Resgate em 15 Ago 2007, 19:29

Será que esse lance do betume daria certo com o meu caso?
Resgate
Figura Chase

Mensagempor Genjoke em 15 Ago 2007, 20:44

Resgate escreveu:Será que esse lance do betume daria certo com o meu caso?

Eu geralmente uso caneta de retroprojetor (ou de escrever em CD) para pintar os detalhes da articulação nestes casos.

O meu falcão está pendurado quase q no teto, e eu nem mexo nele. Esta articulação que vc falou é a do braço? Se for, vc teria q usar algo marrom. Exite destas canetas de retro na cor marrom, só tem q ver o tom.

doug_pc escreveu:AEEEEWWW...
valew Angelo!
To esperando o teu Ursa Maior FINALIZADO ainda!
(…)

Eu postei no meu tópico de fotos da coleção, mas lá vai:

Imagem Imagem
Genjoke
Administrador

Mensagempor Genjoke em 15 Ago 2007, 21:10

Achei uma foto de outro iron, q foi feita a mesma coisa mas com outra técnica. Editei lá em cima.
Genjoke
Administrador

Mensagempor Resgate em 15 Ago 2007, 22:14

Angelo escreveu:
Resgate escreveu:Será que esse lance do betume daria certo com o meu caso?

Eu geralmente uso caneta de retroprojetor (ou de escrever em CD) para pintar os detalhes da articulação nestes casos.

O meu falcão está pendurado quase q no teto, e eu nem mexo nele. Esta articulação que vc falou é a do braço? Se for, vc teria q usar algo marrom. Exite destas canetas de retro na cor marrom, só tem q ver o tom.

Boa! Vou tentar achar..As articulações são nos braços e na do pescoço, além de umas manchinhas brancas no pescoço...
Mas amanhã mesmo vou tentar achar essa caneta marrom.
Valeu Angelo!!!!
Resgate
Figura Chase

AnteriorPróximo