Brucutu escreveu:gregio escreveu:Luiz Wan escreveu:Sinceramente, se essa notícia for verdadeira, esse tipo de monopólio só é interessante para a Disney.
Não necessariamente. Se você pegar os preços dos bonecos da Hasbro, não os valores de Ebay ou pela raridade mas por exmeplo os valores de atacado (que eles chamam de wholesale e que não levam em consideração procura/raridade das figuras) verá que as figuras de G.I. Joe são tipo uns US$ 2,5 mais baratos que as de Marvel Universe e Star Wars. Posso estar errado mas acredito que isso seja porque GI Joe é uma marca original da própria Hasbro enquanto a empresa tem que pagar para ter a Licença para produzir as figuras das outras franquias. Sendo tudo da Disney, não haveria esse gasto a mais e se houvesse boa vontade por parte da empresa, o valor final das figuras poderia ser até menor e com isso, todo mundo sai ganhando...
Eu concordo com o que o Luiz Wan disse, gregio. Monopólio só é interessante pra empresa que está monopolizando, no final das contas ele põe o preço que quer na hora que quer, porque não vai haver concorrência. É o que acontece com a Mattel, com seus bonecos da DC Collectables custando quase 50 dólares, enquanto vem a Marvel select com bonecos do mesmo porte, custando 22 dólares, e não se esqueça dos Motuc, que irão ser lançados ano que vem por quase 30 dólares e alguns irão custar até mais. Botam o preço que querem, inventam a desculpa que acharem melhor e não estão nem aí, pois não há concorrência (sem levar em conta outros fatores, como a qualidade do material, da pintura, do processo de fabricação, etc)
Sem querer generalizar, mas essa é a natureza do capitalismo, quando a empresa sabe que tá mandando em tal ramo e sem concorrência, ela começa a espremer o bolso de quem quer comprar, mesmo que as vezes seja só de leve.
Quanto à compra da Hasbro pela Disney, mesmo sendo apenas um boato, não sei se dessa vez vai ser legal, mas "se" acontecer também pode ser que sim, mas se acontecer, só vamos saber se foi bom depois né, pelo menos a Disney é competente e tenho certeza que não vai deixar o ramo dos colecionadores de lado, não sei porque ainda insistem em achar que a Disney faz coisas exclusivamente pro público infantil e que vai infantilizar tudo que pega, esse conceito já era pra ter caido faz tempo, seria muita burrice fazer isso e tenho certeza que uma empresa rica assim pode ser tudo, menos burra.
Acho que eles abaixariam sim. Seria um tremendo marketing pra eles, o que por tabela refletiria de maneira muito positiva nas vendas. Se fosse assim, então a própria Hasbro já podia ter vendido G.I. Joe ao mesmo preço das outras linhas 3 ¾" mas não, ela manteve mais barato.
Se for levar pra esse lado, monopólio já existe afinal só a Hasbro e a Diamond Select fazem figuras da Marvel, e isso não mudaria. E se formos ver, somente a Hasbro produz os bonecos numa escala mais comercial (Marvel Select vc só acha nas Comic Shops, enquanto Marvel Universe/Legends vc acha em qualquer supermercado lá). A Hasbro sempre foi a única fabricante em larga escala. Podemos dizer a mesma coisa de G.I. Joe e Star Wars. Sendo ela sempre a ÚNICA fabricante de bonecos destas duas linhas, podia esses anos todos ter feito o preço que queria mas não fez.
Não é simplesmente o fabricante colocar o preço que quer, tudo depende do mercado e da recepção do público. Com as vendas indo meio mal, ninguém seria idiota a ponto de aumentar o quanto quiser. A prova disso é tb a linha econômica de G.I. Joe, que saíram nas Dollar Store lá fora. O foco maior das 3 linhas é o público infanto-juvenil, o não o colecionador. A Mattel por exemplo cobra US$ 30 num boneco pq o foco dela é justamente um público que ela sabe que vai pagar, eles sim estão voltados para os colecionadores (tanto no caso de MOTU a venda é direta pelo própria Mattel enquanto só as linhas comerciais vão para as lojas). A Hasbro não, o foco dela sempre foi o púlbico em geral, mesmo com a volta dos Legends, isso não mudou e nem deve mudar. Como eu comentei, a Disney nunca se meteu nas decisões da Marvel Comics, na Marvel Studios ou até da Miramax. Nada mudou nos quadrinhos por exemplo, nem em preço, nem em histórias.
Se a Disney comrpu uma empresa plenamente rentável (como todas as que eu citei), não tem pq ela alterar nada em nenhuma delas, simplesmente captar o lucro que elas sempre tiveram. Se fossem empresas falidas ou com problemas, aí sim faria sentido haver mudanças.
Pain? Pain is like love, like compassion! It is a thing only for lesser men. What is pain to Doom?