Alexandre Lopes escreveu:Bem legal! Eu tenho um vários pilotos, mas mesclados, de difentes filmes e do universo expandido... mas explique o conceito pra todos, porque pelo que me lembro, a rogue era a esquadra cujo líder era o Luke, ou o termo corresponde a todo e qualquer grupo de naves e pilotos da aliança?
Olá colega, será um prazer.
Tudo que escrevo aqui vem da Wikipedia ou dos gibis (e Wookiepidia).
Todos se lembram de Yavin, no episódio 4, onde a Aliança Rebelde atacou a Estrela da Morte com seus caças, numa técnica de combate mais para "guerrilha" (já que atacar com fragatas ou cruzadores seria suicídio naquele momento), baseada em pilotos experientes e naves bem formatadas (no império os TIES eram mais simples e sem escudos).
Com isso começou a tradição dos rebeldes por seus caças e ases.
Em Yavin haviam dois esquadrões, o vermelho com as X-wings (do Luke, Wedge, Biggs, Porkins) e o dourado com as Y-Wings. Há outros esquadrões cogitados mas não se confirma no filme.
Após a batalha, com o sucesso da empreitada Luke resolve fundar um esquadrão de elite, para missões difíceis da Aliança, e se torna seu líder. Era o Rogue Squadron, que nos filmes faz o debut na batalha de Hoth.
O esquadrão se torna uma força de liderança na Aliança, e continua em missões de destaque, passando a liderança de Luke para o Wedge (já que ele estava mais focado nos negócios Jedi).
Os Rogues voam no episódio 6, mas mudam o nome para Esquadrão vermelho em homenagem aos heróis de Yavin.
Logo depois de Endor, eles continuam sendo um dos grupos chave para missões cruciais da Aliança, tanto de espionagem quanto de força bruta.
Essa formação das actions é logo depois de Endor, momento em que eles devem explorar essa vitória sobre o império e manter sua posição de destaque para em seguida tomar a capital Coruscant (o que ocorre alguns anos depois). Essa é a formação dos gibis da série, que são um resumo dos livros do Michael Stackpole.
São estórias muito boas, mostra os rogues como "marines" ou agentes especiais, todos com estupenda habilidade em vôo. E são liderados pelo Wedge Antilles, meu personagem preferido de SW, subutilizado e subconsiderado, mas que tem no currículo a segunda estrela da morte, e todas as grandes batalhas espaciais da trilogia clássica. Ele não destruiu a primeira estrela da morte porque sua nave deu defeito, e porque o destino era do Luke, mas ele é tão habilidoso e destemido quanto o Luke, e exímio piloto! Vale a pena conferir pessoal!
Qualquer dúvida ou comentário, estou por aqui!
Valeu pela visita!