logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

DESMONTANDO MOTUCS - Griffin/Battle Cat

MOTUC? MOTU vintage? MOTU 200x? She-Ra? He-Man NA? Dúvidas? Pelos Poderes e a Honra de Grayskull, vamos falar deste universo aqui.

DESMONTANDO MOTUCS - Griffin/Battle Cat

Mensagempor duranteb2001 em 18 Mai 2012, 20:14

Pessoal, estou querendo desmontar algumas figuras femininas e intercambiar acessórios e partes. Vi uma foto com um exército de Teelas BG (com as cabeças de outras figuras) e queria fazer algumas experiências do tipo.

Dá pra tirar a roupa da Teela, da Adora ou da She-ra (opa! sem pensamentos impuros!) sem ter q cortar a borracha? Ou trocar antebraços e pernas? Técnica da água quente?

Outra coisa: estou com dificuldade em encaixar a cabeça da She-ra 1.0 no corpo da 2.0. Pode apertar sem dó ou tem alguma manha?

Preciso de algumas dicas de quem já se aventurou com isso. Valeu!
Editado pela última vez por duranteb2001 em 28 Fev 2013, 17:55, num total de 1 vezes
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Data de registro: 13 Dez 2009, 10:58

Re: DESMONTANDO MOTUCS (DÚVIDA)

Mensagempor Chainsaw76 em 18 Mai 2012, 20:46

A roupagem das figuras femininas MOTUC não foram planejadas para serem removidas, então há sim o risco de danificá-las no processo. Eu não aconselho.

Sobre o encaixe de cabeças, há a técnica de amolecer o encaixe da ball joint com um secador de cabelo. Esquente o buraco da cabeça do boneco por cerca de 40 segundos, o plástico vai se dilatar um pouco e o encaixe será mais fácil. Embora muita gente use água quente, também não aconselho, pois basicamente vc acaba 'cozinhando' o plástico, o que afeta a qualidade dele, podendo se deteriorar com o tempo.
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Chainsaw76
Figura Lendária

Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54

Mensagempor Teteeeeu em 18 Mai 2012, 23:56

Chainsaw76 escreveu:A roupagem das figuras femininas MOTUC não foram planejadas para serem removidas, então há sim o risco de danificá-las no processo. Eu não aconselho.

Sobre o encaixe de cabeças, há a técnica de amolecer o encaixe da ball joint com um secador de cabelo. Esquente o buraco da cabeça do boneco por cerca de 40 segundos, o plástico vai se dilatar um pouco e o encaixe será mais fácil. Embora muita gente use água quente, também não aconselho, pois basicamente vc acaba 'cozinhando' o plástico, o que afeta a qualidade dele, podendo se deteriorar com o tempo.

Dano por dano o secador deve causar algum dano tbm, mas concordo contigo, deve ser menor o dano causado pelo secador por isso melhor tecnica para se utilizar.
Teteeeeu
Figura Variante

Data de registro: 04 Mai 2010, 13:40

Mensagempor Chainsaw76 em 19 Mai 2012, 05:22

Teteeeeu escreveu:Dano por dano o secador deve causar algum dano tbm, mas concordo contigo, deve ser menor o dano causado pelo secador por isso melhor tecnica para se utilizar.

Secador de cabelo é só ar quente expandindo a densidade molecular, ao esfriar o plástico retorna à forma original. Dano seria se fosse ar soprado em uma temperatura extremamente alta.

Já água quente altera a densidade e a estrutura molecular do plástico. É o mesmo princípio de cozimento de vegetais: a densidade pode voltar ao normal, mas com a composição molecular alterada, certos plásticos podem com o tempo rachar, esfarelar, etc.
Chainsaw76
Figura Lendária

Mensagempor Teteeeeu em 19 Mai 2012, 06:44

Chainsaw76 escreveu:
Teteeeeu escreveu:Dano por dano o secador deve causar algum dano tbm, mas concordo contigo, deve ser menor o dano causado pelo secador por isso melhor tecnica para se utilizar.

Secador de cabelo é só ar quente expandindo a densidade molecular, ao esfriar o plástico retorna à forma original. Dano seria se fosse ar soprado em uma temperatura extremamente alta.

Já água quente altera a densidade e a estrutura molecular do plástico. É o mesmo princípio de cozimento de vegetais: a densidade pode voltar ao normal, mas com a composição molecular alterada, certos plásticos podem com o tempo rachar, esfarelar, etc.

Eu pensei exatamente em temperaturas muito altas, os secadores que rolam aqui em casa (minha irmã) são puta potentes, dai me veio tipo cozinhar/ferver água no microondas na cabeça, por isto o comentario.
Teteeeeu
Figura Variante

Data de registro: 04 Mai 2010, 13:40

Mensagempor Chainsaw76 em 19 Mai 2012, 07:27

Se o secador da sua casa conseguir derreter o plástico, então tá mais pra uma turbina de jato. !lol
Chainsaw76
Figura Lendária

Mensagempor duranteb2001 em 19 Mai 2012, 09:34

Valeu pelas dicas, pessoal. Vou testar hoje (com o secador) e depois digo o resultado... Se der coragem, vou tentar desmontar por completo uma Evil-Lyn BG sobrando q eu tenho...
Customizar MOTUs é um dilema: acho as esculturas excepcionais (quando comparadas com DCU e ML) e são (relativamente ) poucos os personagens lançados. Daí essa vontade de ficar intercambiando peças e criar variações. Por outro lado, dá medo de danificar figuras q considero tão bem feitas.
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Mensagempor Brucutu em 19 Mai 2012, 09:35

Chainsaw76 escreveu:Secador de cabelo é só ar quente expandindo a densidade molecular, ao esfriar o plástico retorna à forma original. Dano seria se fosse ar soprado em uma temperatura extremamente alta.

:shock: :shock: :shock: :shock: PUTZGRILA, :shock: :shock: :shock: :shock:
Depois dessa resposta altamente científica o tópico pode ser fechado, estou 100% convencido de qualquer argumento seu sobre o assunto.
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Brucutu
Figura Lendária

Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21

Mensagempor dettonny em 19 Mai 2012, 10:15

duranteb2001 escreveu:Pessoal, estou querendo desmontar algumas figuras femininas e intercambiar acessórios e partes. Vi uma foto com um exército de Teelas BG (com as cabeças de outras figuras) e queria fazer algumas experiências do tipo.

Dá pra tirar a roupa da Teela, da Adora ou da She-ra (opa! sem pensamentos impuros!) sem ter q cortar a borracha? Ou trocar antebraços e pernas? Técnica da água quente?

Outra coisa: estou com dificuldade em encaixar a cabeça da She-ra 1.0 no corpo da 2.0. Pode apertar sem dó ou tem alguma manha?

Rpaz, posta uma foto desse exercito aí pra gente....
dettonny
Figura Variante

Data de registro: 03 Jul 2007, 08:22

Mensagempor Chainsaw76 em 19 Mai 2012, 10:37

Brucutu escreveu: :shock: :shock: :shock: :shock: PUTZGRILA, :shock: :shock: :shock: :shock:
Depois dessa resposta altamente científica o tópico pode ser fechado, estou 100% convencido de qualquer argumento seu sobre o assunto.

Pior que esse argumento nem é meu, é do customizador Hunter Knight'. O cara já está careca de desmontar figuras pra customizar, e ele citou os riscos de se danificar plástico em água fervente em um de seus vídeos.
Chainsaw76
Figura Lendária

Mensagempor dettonny em 19 Mai 2012, 11:05

Chainsaw76 escreveu:
Brucutu escreveu: :shock: :shock: :shock: :shock: PUTZGRILA, :shock: :shock: :shock: :shock:

Pior que esse argumento nem é meu, é do customizador Hunter Knight'. O cara já está careca de desmontar figuras pra customizar, e ele citou os riscos de se danificar plástico em água fervente em um de seus vídeos.

Tb estou convencido... :D :D mas por acaso quando vcs passam o secador o local não fica meio escurecido não... como se estivesse queimado????
dettonny
Figura Variante

Mensagempor Brucutu em 19 Mai 2012, 11:32

Chainsaw76 escreveu:

Chainsaw, não precisava falar isso não . Eu tava te dando todos os créditos :D .
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Brucutu
Figura Lendária

Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21

Mensagempor duranteb2001 em 19 Mai 2012, 13:00

dettonny escreveu:
duranteb2001 escreveu:Pessoal, estou querendo desmontar algumas figuras femininas e intercambiar acessórios e partes. Vi uma foto com um exército de Teelas BG (com as cabeças de outras figuras) e queria fazer algumas experiências do tipo.

Rpaz, posta uma foto desse exercito aí pra gente....

Na verdade, eu vi essa foto aqui no Fórum mesmo e estavam todas juntas, mas não estou achando mais (deve ter sido deletada em alguma limpeza - sem críticas, só observando...). A idéia é mais ou menos essa:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tb seria legal uma Adora da Horda e um grupo de astronautas-retrô baseadas na Capitã Glenn...
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Mensagempor duranteb2001 em 19 Mai 2012, 13:08

Mais Teelas:

Imagem
Imagem

E eu queria dissecá-la assim:
Imagem
Imagem

Parece q a cintura é o principal problema.
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Mensagempor dettonny em 19 Mai 2012, 13:09

Pô, legal as ideias.. essa coleção permite a gente viajar nas possibilidades.....
dettonny
Figura Variante

Mensagempor Chainsaw76 em 19 Mai 2012, 13:22

duranteb2001: Se liga que quase todos esses 'customs' femininos são apenas kitbashes ou headswaps usando a Battleground Teela, que é a única figura feminina de toda a coleção que possui uma modelagem definida na silhueta do abdomen.

Todas as outras figuras femininas não tem essa modelagem corporal. Olha como são sem os vestidos:

Imagem
Chainsaw76
Figura Lendária

Mensagempor duranteb2001 em 19 Mai 2012, 14:06

É... vc tem razão. Isso ia exigir uma bela escultura em epoxi... A Teela BG tb é a única com modelagem legal na parte alta das coxas.
Por isso, pensei na troca de membros tb, pra ter opções de botas e braceletes lisos ou trabalhados, etc. O mais interesante, inicialmente, seria desmontá-las sem quebrar, justamente pra ver as opções q teríamos...
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Mensagempor KurtWagner em 21 Mai 2012, 09:49

Tem um tutorial para abrir o torso das figuras. Aqui é com DCU, mas o princípio é o mesmo para MOTUC's.

http://www.thefwoosh.com/forum/viewtopic.php?p=1472730#p1472730

O problema é depois ajustar os tons de pele da BG Teela na hora de fechar o buraco.

Ouvi falar uma vez que fluido de freio dissolve a cola do torso e abre sem essa lambança toda, mas vai saber...
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor Flage em 21 Mai 2012, 11:15

KurtWagner escreveu:Tem um tutorial para abrir o torso das figuras. Aqui é com DCU, mas o princípio é o mesmo para MOTUC's.

http://www.thefwoosh.com/forum/viewtopic.php?p=1472730#p1472730

O problema é depois ajustar os tons de pele da BG Teela na hora de fechar o buraco.

Ouvi falar uma vez que fluido de freio dissolve a cola do torso e abre sem essa lambança toda, mas vai saber...

Muito boa dica!
"Cadê o menino prodígio?"
Flage
Anunciante

Data de registro: 14 Jul 2009, 18:05

Mensagempor cgtelles em 24 Ago 2012, 16:58

Amigos, alguém sabe quais são as partes (fora cabeça) facilmente removíveis? Todos os braços saem fácil como o braço direito do Mandíbula? E as junções cintura/tronco e pernas/cintura?
cgtelles
Figura Loose

Data de registro: 20 Jul 2012, 00:21

Mensagempor piferst em 24 Ago 2012, 17:09

cgtelles escreveu:Amigos, alguém sabe quais são as partes (fora cabeça) facilmente removíveis? Todos os braços saem fácil como o braço direito do Mandíbula? E as junções cintura/tronco e pernas/cintura?

Até onde sei,
fora a cabeça e as peças que são intercambiáveis,
nenhuma é pra sair facilmente.
Veja minhas fotinhas de bonecrinhos em: piferst.wordpress.com
piferst
Moderador Caçador

Data de registro: 11 Ago 2008, 17:28

Mensagempor rodso2 em 24 Ago 2012, 18:53

Sabia que a coroa escondia um corpão embaixo daquele vestido...

Imagem
rodso2
Figura Variante

Data de registro: 25 Out 2006, 08:35

Mensagempor cgtelles em 24 Ago 2012, 20:26

piferst escreveu:
cgtelles escreveu:Amigos, alguém sabe quais são as partes (fora cabeça) facilmente removíveis? Todos os braços saem fácil como o braço direito do Mandíbula? E as junções cintura/tronco e pernas/cintura?

Até onde sei,
fora a cabeça e as peças que são intercambiáveis,
nenhuma é pra sair facilmente.

sim, então minha pergunta é: fora a cabeça quais são as peças intercambiáveis?
e aquele braço do Mandíbula, portanto é uma exceção? é o único braço q tem aquele tipo de encaixe?
cgtelles
Figura Loose

Data de registro: 20 Jul 2012, 00:21

Mensagempor piferst em 24 Ago 2012, 21:22

cgtelles escreveu:sim, então minha pergunta é: fora a cabeça quais são as peças intercambiáveis?
e aquele braço do Mandíbula, portanto é uma exceção? é o único braço q tem aquele tipo de encaixe?

O braço do Mandíbula, braço do Roboto, cintura do Rei Hssss, etc... são intercambiáveis,
pq originalmente sempre foi assim.

As demais peças não são.
Tipo, tirar perna do Mandíbula não dá. Tirar o outro braço do Mandíbula não dá
e assim por diante...
Veja minhas fotinhas de bonecrinhos em: piferst.wordpress.com
piferst
Moderador Caçador

Data de registro: 11 Ago 2008, 17:28

Mensagempor Subby em 27 Ago 2012, 16:13

Achei a ferramenta ideal para desmontar um motu...

Imagem

!coolface
Subby
Figura Chase

Data de registro: 16 Ago 2011, 17:35

Próximo