Subby escreveu:A comparação das figuras ToyBiz e Hasbro não é apenas na pintura e acabamento pois mesmo que a Hasbro melhore, acho impossível superar a qualidade das figuras ToyBiz.
Sem contar as saudosas revistas que davam um "Q" a mais de coleção na série e os excelentes BAFs. Teve também o fator inovação da série, já a Hasbro infelizmente ganhou a licensa e fez muita merda no início.
Outro ponto que acho diferencial e que o próprio Dave ( Loosecollector ) concordou comigo é que a qualidade do plástico utilizado pela ToyBiz e pela Hasbro é bem diferente. As figuras ToyBiz eram mais "sólidas" e pesadas, já as figuras Hasbro parecem "ocas" e mais frágeis. Até para o trabalho de customização o LC prefere as figuras ToyBiz.
No fundo também há o fator emocional, afinal, fiquei muito puto quando a Hasbro ganhou o direito de produzir figuras da Marvel e a ToyBiz desapareceu. Desde criança comprava figuras da ToyBiz que melhoravam a cada série lançada em detalhes, articulações, pintura, etc enquanto a Hasbro tá na mesma desde os Marvels até Star Wars e GIJOE... Só porque um chinês pintou uma figura atual um pouco melhor para mim não significa nada. Eles lançam figuras fora de escala ( Thor é do tamanho do Hulk e Iron Man parece um Hobbit ) e repetem as mesmas bases 500 vezes, coisa que a ToyBiz também fazia mas em uma escala muito menor.
Resumindo: ToyBiz rules forever.
Cara, concordo com muita coisa do que você falou: as revistas fazem falta – indicava que vc estava comprando um produto diferenciado, para colecionador. O plástico da Hasbro é realmente mais vagabundo. As diferenças de escala também me irritam. A escultura é muito boa, mas ferram na escala. O Demolidor da série Holocausto (ou seria Ares?), por ex, acho a escultura ótima, mas ele é muito pequeno e franzino. Esse Thor recente parece ótimo, mas gigantesco! A Toy Biz também tinha problemas de escala, mas, no geral, podia-se ver uma coerência: as figuras das primeiras séries eram maiores, mais "parrudas", as das séries seguintes eram um pouco menores e com uma proporção diferente.
Dá pra perceber também que, com o tempo, a Toy Biz foi decaindo no acabamento: a figura do Capitão Marvel, por exemplo, não tem trabalho nenhum de sombreamento. Mas, no geral, não havia diferenças de escala dentro de uma mesma série, como acontece com a Hasbro. Vamos torcer para que isso melhore!
De qualquer modo, como falei, se acho a figura da Hasbro melhor que a da Toy Biz, não tenho pudores em elogiar e substituir uma pela outra.