Aquele relato do Coelho do Mar, sobre como uma coleção vai puxando a outra é uma grande verdade.
Dos 12 ou 13 anos... até os 23, por aí, eu não colecionei figuras de ação. Eu meio que recomecei graças ao lançamento da Nova Trilogia de Star Wars nos cinemas. Aliás, é curioso como até 2002, eu mal sabia o que era Star Wars, mas foi só assistir no cinema o Episódio II (que nem é um dos melhores), para eu me apaixonar. E daí para começar a comprar os bonequinhos foi um pulo.
Primeiro comprei os do Episódio II.
Aí, comecei a comprar os do Episódio I e da Trilogia Clássica (até um Jabba eu tenho... hehehe...)
De repente, me aparecem os Marvel Legends e os DC Universe... e eu, como fã de super-heróis (particularmente o Batman), comecei a comprá-los.
Até que conheci os Marvel Select. Hoje tenho 19 deles, mais do que os Legends, que estou pensando em vender. E aí, também conheci os da DC Direct e adorei, de modo que, figuras da DC, só ando comprando DC Direct, não mais DC Universe.
Para completar, adoro cinema... e quando conheci a Neca... aí já viu, né?
Também coleciono Transformers da linha dos filmes (embora os mais puristas não tenham gostado).
E, mais recentemente, conheci a Hot Toys através do pessoal aqui do Fórum Figuras de Ação... e achei que esse pessoal eram um bando de doidos, por dar uma pequena fortuna por um boneco! Hehehe... Aí, fui vendo os lançamentos... os reviews... e resolvi comprar SÓ UM Hot Toys... só para ver como é que é. Resultado: já tenho quatro (e mais uma figura 1/6 da Sideshow), e estou de olho em mais dois!
Mas é aquela história: o nosso ramo de colecionismo é brabo em quase todos os sentidos:
- É caro: pois temos uma das cargas tributárias mais violentas do mundo, principalmente para produtos considerados supérfluos, como é o caso das figuras de ação. Para a Receita Federal, somos riquinhos comprando futilidades, então eles metem imposto em cima da gente.
- É objeto constante de preconceitos: se fosse só preconceitos de estranhos, a gente podia mandar essas pessoas para a p.q.p.... o problema é que pessoas do nosso convívio, que gostamos, como os pais, namorada, esposa, etc... muitas vezes acham até ridículo a gente colecionar figuras de ação. Engraçado que ninguém acha ridículo colecionar selos ou cartões telefônicos... mas vai dizer que você coleciona “bonequinhos”! Muita gente vai achar que você tem algum retardo mental. Hoje, para mim, as coisas são mais tranqüilas, mas sei que muita gente ainda deve pensar que eu sou doido, ou que isso é coisa de criança, quando é que eu vou crescer, etc, etc.
Vou aproveitar e fazer um desabafo aqui: tem muita gente por aí que faz filho e não assume, que usa drogas, que comete crimes, que engana os outros, que é corrupto, que trai amigos, trai a namorada ou a esposa... e a sociedade está tão acostumada com tudo isso, que acha normal. Ninguém manda essas pessoas crescerem.
Aí venho eu, que nunca abandonei filho por aí, trabalho, pago meus impostos (e como!), jamais usei drogas, nunca cometi crime algum, nunca me envolvi em corrupção, sempre fui leal aos meus amigos, nunca traí nem ficante, quanto mais namorada e esposa... e aí, sou eu que preciso crescer!
Sei que não sou só eu, e que muita gente já deve ter passado por coisas assim. Talvez se as pessoas parassem de se incomodar com a vida dos outros e olhasse para o seu próprio umbigo, muitos constrangimentos seriam evitados. Se alguém coleciona carros de luxo (de verdade) ou tampinhas de garrafa, eu não estou nem aí. Acho que, se o cara gosta, pode pagar, e não vai prejudicar ninguém, respeitadas essas três coisas, ele deve ir fundo mesmo no que o diverte e no que lhe agrada.
Mas em tudo na vida, existe um lado bom: esse preconceito nos uniu. E acho que, em parte, esse preconceito trouxe muita gente de todo o país, que moram há milhares de quilômetros umas das outras, para este Fórum. Eu mesmo não conheço pessoalmente ninguém que colecione figuras de ação, ainda mais que moro em Manaus, uma cidade que, embora bem grande, fica muito isolada do restante do país. Aqueles que moram em São Paulo ou no Rio têm a disposição muitas lojas e encontros de colecionadores, coisa que simplesmente não existe por aqui. Então, para mim, este fórum é uma maneira de compartilhar com vocês tudo isso.
Mesmo não conhecendo ninguém daqui do fórum pessoalmente, às vezes parece que é como se eu conhecesse, e há um bom tempo, já que todos nós temos um hobby em comum. Já comprei figura do Eclipse e adorei ver as fotos da coleção de estátuas dele. Adoro os reviews do Warlord e são uma inspiração para os meus. As figuras “oitentistas” do Nando são uma verdadeira viagem no tempo. Os videoreviews da Punky são superlegais e engraçados. E todos sempre muito simpáticos. Enfim, são pessoas que nunca sequer vi na vida (exceto a Punky nos vídeos dela), mas que parece que conheço pessoalmente, graças a essa maravilhosa ferramenta chamada internet e graças a esse ponto de encontro que é o Fórum Figuras de Ação.
Bom, galera, vou ficando por aqui que eu já escrevi demais (e porque senão vou me emocionar... hahaha...).
A propósito, se a mãe do Action Fael (criador do tópico) se escandalizou por ele ter pago 100 reais em uma figura de ação, não quero nem pensar o que ela faria se ele comprasse um Hot Toys...

Figura de ação é como salgadinho de festa de aniversário: no início, você diz que vai pegar um só.