logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Até onde é saudavel ser um colecionador de AFS?

Leia o que os nossos amigos colecionadores têm para nos dizer sobre o nosso hobby.

Re: Até onde é saudavel ser um colecionador de AFS?

Mensagempor Lobão em 22 Fev 2012, 21:56

A galera já postou os principais casos de quando colecionar deixar de ser saudável. Tem um programa da AE que fala sobre colecionadores compusivos. è realmente triste ver aquilo e como as pessoas perdem completamente o controle. Deixam de ter coleções e passam a ter pilhas de lixo sem sentido. Sei que ninguém aqui ainda está nesse nível. Mas é interessante conhecer.

Os casos mais comuns por aqui é a falta de espaço e, alguns casos, falta de foco mesmo. Colecionar tudo é complicado. Colecionar sem expor é apenas especular...opinião pessoal. Deixar de comprar o feijão de cada dia por causa dos "hominhos" também não é bom sinal. Se vc recebe sua fatura do cartão e é mais ou menos assim....fique preocupado.

Imagem
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor piferst em 23 Fev 2012, 01:00

Infelizmente...

Nossos novos amigos realmente acham que é um dinheiro perdido nisso.
Já os meus parentes e amigos de longa data curtem e até incentivam o meu hobby.

Minha mulher é que controla as finanças e ela não me deixa fazer mais do que uma coleção,
volte e meia me sinto tentado a cofrar um boneco fora da linha MOTU, mas a chefa me corta
os naipe.

Mas isso é bom, pq assim eu posso ser completista de uma linha e ir atrás das raridades.

Passei alguns apertos financeiros sérios e discussões com a patroa sobre o assunto.
Hoje ela me apoia e muito com os MOTU e inclusive sabe o nome dos quase 80 bonecos
que tenho na estante.

Hobby é algo que não se pode medir o valor. Mulheres adoram gastar R$ 200 em dois produtinhos
no Boticário, por exemplo, ou outras coisas que considero fúteis. Mas pra ela é a coisa mais fantástica
do mundo e dou o maior apoio.

Quando gostamos de investir em algo, não importa o preço, sempre vamos dar um jeito agora
e depois de cobrir os rombos financeiros que inevitávelmente aparecerão.
Isso não pq somos imaturos, mas pq temos essa necessidade de satisfazermos nossa alma com coisas
que nos agradam os olhos. Pois aposto que a maioria aqui teve uma infância humilde e que vc passava
em frente uma loja de brinquedos, mas o seu pai não podia comprar pra vc. Agora depois de adulto
vc compra tais coisas que antigamente eram inviáveis financeiramente.
Veja minhas fotinhas de bonecrinhos em: piferst.wordpress.com
piferst
Moderador Caçador

Data de registro: 11 Ago 2008, 17:28

Mensagempor mulher-hulk em 23 Fev 2012, 06:53

Aqui na minha casa isto tbm ocorre, porém o dinheiro é meu e não falta nada ao contrario todas as minhas contas estão em dia.
Meu tópico de customs - http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=29&t=12284
mulher-hulk
Figura Chase

Data de registro: 20 Set 2009, 23:11

Mensagempor Sanches em 23 Fev 2012, 09:29

realmente, faltou responder quantos anos vc tem Action Fael?
www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30

Mensagempor action fael em 23 Fev 2012, 09:43

uma situação que também sempre acontece é quando compra uma figura nova e a gente fica louco pra mostrar para um amigo, e ele se surpreende quando vê e acha fantástico, ai vem a famosa perguntinha ... (mas quanto você pagou? ai você fala o preço e na maioria das vezes a pessoa fala , cara você é louco!!! ou então cara como você tem coragem ?
ai a gente olha com aquela cara de tacho sem saber o que responder , isso é tenso pequenas coisas que as vezes estressa, como se a figura ficasse horrível com o preço junto .
action fael
Figura Loose

Data de registro: 17 Fev 2012, 16:12

Mensagempor Rafael Menezes em 23 Fev 2012, 10:03

To negociando a compra de um lote, para futuramente pedir minha namorada em casam... para subir no cadafalso e ser enforcada comigo... !coolface A prestação é quase o que eu gasto, na maioria das vezes, com actions todo mês. Se eu andasse a pé, ou não pudesse levar minha namorada para os lugares que ela gosta, como jantares, cinema ou balada, ou ainda não pudesse mais me dedicar a compra de livros, principalmente jurídicos, que sempre será meu colecionismo preferido, certamente eu não me aventuraria a colecionar AFs.
Marvel Legends é a coisa mais bucha que já vi na vida... =/
Rafael Menezes
Figura Regular

Data de registro: 21 Nov 2010, 11:53

Mensagempor Fellipe em 23 Fev 2012, 10:34

Ontem minha cunhada perguntou quanto eu tenho em bonecos. Disse que não sei e realmente não sei.
To querendo fazer as contas, mas as vezes dá medo de saber o valor. ahhahahahahha
Fellipe
Figura Exclusiva

Data de registro: 23 Ago 2009, 15:25

Mensagempor Jenn Blade em 23 Fev 2012, 12:11

Se o dinheiro é teu, você faz o que quiser com ele, até dívidas... o problema é seu.

Se o dinheiro não é teu, cria vergonha na cara e vai trabalhar.
Arnold Who??
Jenn Blade
Figura Variante

Data de registro: 08 Jul 2007, 14:36

Mensagempor SilverWolf em 23 Fev 2012, 12:33

O Felipe falou algo interessante. Vocês fazem um controle financeiro de quanto já investiram na coleção? Eu não faço a menor idéia, mas sei que já gastei bastante rsrs...

[]s
SilverWolf
Figura Loose

Data de registro: 16 Out 2007, 19:34

Mensagempor ahba em 23 Fev 2012, 12:41

Não é segredo, mas tem que se gastar o que pode... E isso vem depois, de luz, agua, telefone, jantar com a esposa, impostos, filhos, pais, etc, etc.

Se faço uma compra cara, espero tudo se organizar para depois investir novamente. E tento compensar em casa. O que sai para a coleção, tem que ser investido na mesma proporção com a família.

Quanto a valores, melhor não comentar, pois quem não é colecionador realmente não vai entender o teu desejo em ter esse ou aquele item na estante.

O complicado é quando aparecem aquelas "oportunidades" e vc não pode mais comprar nada. Esses momentos são complicados, pois tem alguns itens que não aparecem mais, mesmo!

Mas, depois de 15 anos de coleção (gente to ficando velho!!) vc aprende a ter paciência e conviver com os "chatos".

E não considero um vício, ou algo prejudicial (exceto limpar as estantes e cada item, o que mata a gente, né?). Sempre lembro que tem gente gastando em coisa bem pior por aí e nem é considerado um "fanático".

E não fiz as contas da minha coleção, apenas sei que nunca vou conseguir o dinheiro de volta se me desfazer dela...

Abs.

Aderbal.
Never Give up!
ahba
Figura Loose

Data de registro: 29 Set 2008, 22:36

Mensagempor Luiz Wan em 23 Fev 2012, 14:18

Aquele relato do Coelho do Mar, sobre como uma coleção vai puxando a outra é uma grande verdade.

Dos 12 ou 13 anos... até os 23, por aí, eu não colecionei figuras de ação. Eu meio que recomecei graças ao lançamento da Nova Trilogia de Star Wars nos cinemas. Aliás, é curioso como até 2002, eu mal sabia o que era Star Wars, mas foi só assistir no cinema o Episódio II (que nem é um dos melhores), para eu me apaixonar. E daí para começar a comprar os bonequinhos foi um pulo.
Primeiro comprei os do Episódio II.
Aí, comecei a comprar os do Episódio I e da Trilogia Clássica (até um Jabba eu tenho... hehehe...)
De repente, me aparecem os Marvel Legends e os DC Universe... e eu, como fã de super-heróis (particularmente o Batman), comecei a comprá-los.
Até que conheci os Marvel Select. Hoje tenho 19 deles, mais do que os Legends, que estou pensando em vender. E aí, também conheci os da DC Direct e adorei, de modo que, figuras da DC, só ando comprando DC Direct, não mais DC Universe.
Para completar, adoro cinema... e quando conheci a Neca... aí já viu, né? :roll:
Também coleciono Transformers da linha dos filmes (embora os mais puristas não tenham gostado).

E, mais recentemente, conheci a Hot Toys através do pessoal aqui do Fórum Figuras de Ação... e achei que esse pessoal eram um bando de doidos, por dar uma pequena fortuna por um boneco! Hehehe... Aí, fui vendo os lançamentos... os reviews... e resolvi comprar SÓ UM Hot Toys... só para ver como é que é. Resultado: já tenho quatro (e mais uma figura 1/6 da Sideshow), e estou de olho em mais dois!

Mas é aquela história: o nosso ramo de colecionismo é brabo em quase todos os sentidos:
- É caro: pois temos uma das cargas tributárias mais violentas do mundo, principalmente para produtos considerados supérfluos, como é o caso das figuras de ação. Para a Receita Federal, somos riquinhos comprando futilidades, então eles metem imposto em cima da gente.
- É objeto constante de preconceitos: se fosse só preconceitos de estranhos, a gente podia mandar essas pessoas para a p.q.p.... o problema é que pessoas do nosso convívio, que gostamos, como os pais, namorada, esposa, etc... muitas vezes acham até ridículo a gente colecionar figuras de ação. Engraçado que ninguém acha ridículo colecionar selos ou cartões telefônicos... mas vai dizer que você coleciona “bonequinhos”! Muita gente vai achar que você tem algum retardo mental. Hoje, para mim, as coisas são mais tranqüilas, mas sei que muita gente ainda deve pensar que eu sou doido, ou que isso é coisa de criança, quando é que eu vou crescer, etc, etc.

Vou aproveitar e fazer um desabafo aqui: tem muita gente por aí que faz filho e não assume, que usa drogas, que comete crimes, que engana os outros, que é corrupto, que trai amigos, trai a namorada ou a esposa... e a sociedade está tão acostumada com tudo isso, que acha normal. Ninguém manda essas pessoas crescerem.

Aí venho eu, que nunca abandonei filho por aí, trabalho, pago meus impostos (e como!), jamais usei drogas, nunca cometi crime algum, nunca me envolvi em corrupção, sempre fui leal aos meus amigos, nunca traí nem ficante, quanto mais namorada e esposa... e aí, sou eu que preciso crescer! :x

Sei que não sou só eu, e que muita gente já deve ter passado por coisas assim. Talvez se as pessoas parassem de se incomodar com a vida dos outros e olhasse para o seu próprio umbigo, muitos constrangimentos seriam evitados. Se alguém coleciona carros de luxo (de verdade) ou tampinhas de garrafa, eu não estou nem aí. Acho que, se o cara gosta, pode pagar, e não vai prejudicar ninguém, respeitadas essas três coisas, ele deve ir fundo mesmo no que o diverte e no que lhe agrada.

Mas em tudo na vida, existe um lado bom: esse preconceito nos uniu. E acho que, em parte, esse preconceito trouxe muita gente de todo o país, que moram há milhares de quilômetros umas das outras, para este Fórum. Eu mesmo não conheço pessoalmente ninguém que colecione figuras de ação, ainda mais que moro em Manaus, uma cidade que, embora bem grande, fica muito isolada do restante do país. Aqueles que moram em São Paulo ou no Rio têm a disposição muitas lojas e encontros de colecionadores, coisa que simplesmente não existe por aqui. Então, para mim, este fórum é uma maneira de compartilhar com vocês tudo isso.

Mesmo não conhecendo ninguém daqui do fórum pessoalmente, às vezes parece que é como se eu conhecesse, e há um bom tempo, já que todos nós temos um hobby em comum. Já comprei figura do Eclipse e adorei ver as fotos da coleção de estátuas dele. Adoro os reviews do Warlord e são uma inspiração para os meus. As figuras “oitentistas” do Nando são uma verdadeira viagem no tempo. Os videoreviews da Punky são superlegais e engraçados. E todos sempre muito simpáticos. Enfim, são pessoas que nunca sequer vi na vida (exceto a Punky nos vídeos dela), mas que parece que conheço pessoalmente, graças a essa maravilhosa ferramenta chamada internet e graças a esse ponto de encontro que é o Fórum Figuras de Ação. :D

Bom, galera, vou ficando por aqui que eu já escrevi demais (e porque senão vou me emocionar... hahaha...).

A propósito, se a mãe do Action Fael (criador do tópico) se escandalizou por ele ter pago 100 reais em uma figura de ação, não quero nem pensar o que ela faria se ele comprasse um Hot Toys... :lol:
Figura de ação é como salgadinho de festa de aniversário: no início, você diz que vai pegar um só.
Luiz Wan
Figura Variante

Data de registro: 02 Ago 2008, 21:58

Mensagempor mulher-hulk em 23 Fev 2012, 15:36

Realmente concordo a sua mãe iria se escandalizar quando soubesse que paguei num fing fang foom R$ 350,00 kkkkkk até a pessoa que vive comigo se escandalizou porém não falou nada pois deixo bem claro que o dinheiro é meu.
Meu tópico de customs - http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=29&t=12284
mulher-hulk
Figura Chase

Data de registro: 20 Set 2009, 23:11

Mensagempor claudiomanel em 23 Fev 2012, 16:18

Pra mim independe da idade. Quem compra com mesada e não administra bem esse dinheiro (e é menor de idade) vai ouvir na cabeça mesmo. Mas mesmo o menor, que sabe o que quer do futuro, estuda de boa, tem responsabelidade, administra bem sua grana, não tem com o que se preocupar. O que não é saudável é quando se torna compulsivo. E é muito mais feio ver um adulto, devendo o que não tem pra sustentar seu vício, seja actions, drogas, ou o que for. Pague suas contas, compre o que importa e, com boa administração, o que sobra, compre suas actions. E é tão certo que muitos nem pensam em administração ao comprar algo de valor alto sem sequer consultar se podem. Aí, ralam pra caramba, e pagam o bendido. Se usassem esse mesmo entusiasmo fora da vida de colecionismo, comprariam o que quisessem.
"Me perguntam como vou ao banheiro de armadura.Querem saber? ... Fui!!" (Tony-Iron Man 2)
claudiomanel
Figura Variante

Data de registro: 22 Nov 2010, 22:52

Mensagempor Crawler em 23 Fev 2012, 16:27

claudiomanel escreveu:Pra mim independe da idade. Quem compra com mesada e não administra bem esse dinheiro (e é menor de idade) vai ouvir na cabeça mesmo. Mas mesmo o menor, que sabe o que quer do futuro, estuda de boa, tem responsabelidade, administra bem sua grana, não tem com o que se preocupar. O que não é saudável é quando se torna compulsivo. E é muito mais feio ver um adulto, devendo o que não tem pra sustentar seu vício, seja actions, drogas, ou o que for. Pague suas contas, compre o que importa e, com boa administração, o que sobra, compre suas actions. E é tão certo que muitos nem pensam em administração ao comprar algo de valor alto sem sequer consultar se podem. Aí, ralam pra caramba, e pagam o bendido. Se usassem esse mesmo entusiasmo fora da vida de colecionismo, comprariam o que quisessem.

Assino embaixo.
Minhas Recomendações: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=17891
Crawler
Figura Loose

Data de registro: 20 Set 2011, 16:46

Mensagempor action fael em 23 Fev 2012, 17:00

é isso ai luiz, cara valeu por compartilhar com a gente nesse fórum seus pensamentos e quase se emocionar também hehe ,mas a real é essa mesmo cara,lembro até hoje quando eu era criança ainda passei na frente de uma loja que só vendia importados e tinha la um box do filme Bride of chucky da MCfarlane cara como eu queria aquele box mas só tinha a lamentar porque sabia que meu pai ou minha mãe nunca iria compra aquilo pra mim
hoje eu tenho a minha grana e pra mim hoje poder comprar essas figuras é como realização de um sonho porque desde de criança sou fã de filmes de terror não perdia uma sessão quando passava o Freddy na Tela de Sucessos ou Jason ou Brinquedo Assassino, e assim como eu gosto de personagens de terror outros gostam de Heróis e por ai vai, acho que pra gente que ama de paixão adquiri esses (bonequinhos) que para os outros pode ser um absurdo pelo menos pra mim
não é só um boneco caro de 100,200, 600 reais ou seja lá o preço que for, é como se eu tivesse um pequeno pedaço em casa de cada personagem que fez parte da minha infância isso é importante pra mim
acho que todo mundo aqui deve se identificar um pouco com isso, e isso não é criancice muito mais saudável isso do que o que as crianças fazem hoje só computador internet não se vê mais crianças brincando nas calçadas de carrinho com amigos ou de lutas com hominhos de plastico infelizmente e se for pra ser criança de novo mas sendo com um hobby saudável não vejo maluquice nisso.
action fael
Figura Loose

Mensagempor Afro em 23 Fev 2012, 17:35

Cada post é uma tese ...
Catch them all
Afro
Moderador Daft Punk

Data de registro: 06 Mai 2007, 19:50

Mensagempor Geovane Alves em 23 Fev 2012, 17:57

Bem para mim colecionar é muito saudavel, veja bem por que, na minha adolescencia eu era muito extremista tinha vicio de bebidas e cigarro balada e só viva metudo em brigas, fiz parte de gangues Punks e Skins mas ao longo dessa jornada fui perdendo muitos amigos começei com essa merda quando tinha 15 anos, cedo né? Pois é mas infelizmente foi assim até os 19 anos, passei minha infancia com muitas dificuldades tive só pai pois minha mãe não podia cuidar de mim por que tinha problemas de saude e teve que ir embora pra Bahia pra ficar perto dos pais dela, meu pai só ganhava o sustento meu e dele, porem teve uma fase onde ele não tinha condição financeira pra cuidar de mim ai foi a barra pois fiquei com tio e tia, na casa de amigos dele e até por orfanato passei, imagina é o famoso ditado filho dos outros ninguem cuida como se fosse seu, via muitas crianças com brinquedos muito maneiros da epoca eu não podia ter, as vezes encontrava algum filinho de papai que ficava com dó e deixava eu pegar um pouco no brinquedo dele !forevalon , hoje em dia eu coleciono a uns 7 anos tenho 26 anos um filho maravilhoso de 3 anos que compartilha do mesmo Hobbye que eu, ele até tem os dele os MU, gasto muito as vezes com figuras? Sim gasto mas não bebo (só socialmente :mrgreen: ) não fumo, não sou viciado em drogas, não causo dano algum a ninguem da sociedade, minhas contas pago todas e coloco comida na mesa da minha familia, e só compro figuras com o que sobra das despesas da casa, por isso eu digo a unica coisa que torna o colecionismo uma coisa má é a compulsividade ao ponto de deixar de pagar suas contas e comer pra comprar algo como bonecrinhos, fora isso pra mim não acho que deixar de ir pro bar beber com os amigos pra comprar figuras seja algo ruim, afinal tanta merda acontece dentro de bares e com pessoas inocentes por esta no lugar errado e na hora errada.
De volta as origens, Marvel Legends FOREVER! S2
Geovane Alves
Figura Customizada

Data de registro: 23 Abr 2009, 02:35

Mensagempor bzorio em 23 Fev 2012, 20:58

Afro escreveu:Cada post é uma tese ...

Parei de ler faz tempo... !bwahaha
bzorio
Moderador

Data de registro: 19 Out 2006, 10:28

Mensagempor SilverWolf em 23 Fev 2012, 21:51

Mas tem uns posts bem interessantes pessoal.

Geovane... brilhante sua conclusão e comentário!!!! =D> =D> =D>

[]s
Silver
SilverWolf
Figura Loose

Mensagempor action fael em 23 Fev 2012, 23:13

Geovane... brilhante sua conclusão e comentário!!!! =D> =D> =D>
[2]
action fael
Figura Loose

Mensagempor Nerdstark em 23 Fev 2012, 23:29

Tem o outro lado também, já vi casos de colecionadores que desenvolvem um perfil "competidor", super valorizam sua coleção e depreciam a dos outros.
Pra mim colecionar é uma arte, igual a apreciar um quadro ou escultura. Números não significam nada, basta ter a figura que vc gosta, do tamanho que quiser e acima de tudo manter boas relações e respeito com os outros.
Nerd Fusão - www.youtube.com/nerdfusao
:: Filmes :: Séries :: Colecionáveis :: Quadrinhos :: Games
Nerdstark
Figura Regular

Data de registro: 18 Jun 2011, 17:16

Mensagempor Geovane Alves em 23 Fev 2012, 23:36

Com certeza isso é uma realidade!
De volta as origens, Marvel Legends FOREVER! S2
Geovane Alves
Figura Customizada

Data de registro: 23 Abr 2009, 02:35

Mensagempor ahba em 24 Fev 2012, 07:53

pacheconline escreveu:Tem o outro lado também, já vi casos de colecionadores que desenvolvem um perfil "competidor", super valorizam sua coleção e depreciam a dos outros.
Pra mim colecionar é uma arte, igual a apreciar um quadro ou escultura. Números não significam nada, basta ter a figura que vc gosta, do tamanho que quiser e acima de tudo manter boas relações e respeito com os outros.

Concordo 100%. Ótima observação.

Abs.
Never Give up!
ahba
Figura Loose

Data de registro: 29 Set 2008, 22:36

Mensagempor Mortimer em 25 Fev 2012, 22:18

pior é vc ficar calculando tudo em AF, eu acabo ficando com dó de gastar em outras coisas pensando no q eu estou perdendo em AFs
tive q comprar um terno novo estes dias e ao inves de ver "200 reais","promocao 150 reais o conjunto" eu via "2 bonecos mais um diorama", "12 bases voadores"
"Não fale nada de bom sobre mim, arruinaria a minha imagem"
Mortimer
Figura Customizada

Data de registro: 19 Fev 2011, 01:01

Mensagempor SilverWolf em 25 Fev 2012, 22:33

Mortimer escreveu:pior é vc ficar calculando tudo em AF, eu acabo ficando com dó de gastar em outras coisas pensando no q eu estou perdendo em AFs
tive q comprar um terno novo estes dias e ao inves de ver "200 reais","promocao 150 reais o conjunto" eu via "2 bonecos mais um diorama", "12 bases voadores"

Isso é fase... depois piora e fica automático :twisted:
SilverWolf
Figura Loose

AnteriorPróximo