por Luiz Wan em 23 Abr 2011, 20:42
Eu sei que já tem um tempinho, mas eu queria fazer uns apontamentos sobre essa questão do Classic Predator, ou seja, sobre o debate se a figura lançada pela Neca é a do primeiro filme do Predador, ou se é o personagem do filme "Predadores".
Primeiramente, é bom ressaltar que o Predador que estava aprisionado no filme “Predadores” não é o mesmo do primeiro filme, como já mencionaram aqui no tópico. Afinal, esse filme se passa vários anos depois do primeiro, então, aquele primeiro Predador já está mais do que morto.
Mas uma coisa não se pode negar: o Classic Predator que aparece no novo filme é uma homenagem escancarada ao filme original.
Ao contrário do que mencionaram aqui, ao que me parece, não existem várias espécies de Predadores (ou “Yautja”, que é o nome da espécie), mas apenas uma. Assim como nós, humanos, somos apenas uma espécie: homo sapiens. Mas eles, pelo visto, podem variar muito em aparência, como pudemos ver na diferença dos rostos do “Berserker Predator” para o Predador do primeiro filme. Mas essa diferença me parece apenas visual, variando de um indivíduo para o outro, assim como não encontramos um ser humano idêntico ao outro. Não acho que sejam as feições que determinam a divisão em clãs, e sim outras características, como a bravura em combate, por exemplo.
Inclusive, se lermos o texto no verso da cartela da figura do Berserker Predator, lá está escrito que ele é líder do seu clã que, pelo visto, é formado também pelo Falconer e pelo Tracker. A propósito, o Falconer não recebeu esse nome por causa dos cães, e sim por causa daqueles dispositivos metálicos voadores (que lembrariam falcões) que aparecem no filme. Os dispositivos voam, e depois retornam para o Falconer, exatamente como falcões fazem com seu treinador falcoeiro.
Assim, acho que os Yautja são parecidos, fisicamente, mas com rostos e compleição física diferentes entre si, exatamente como nós, humanos, onde há pessoas com pele mais clara, mais escura, feias, bonitas, mais altas, mais baixas, etc...
E acho que o estilo de cada um e algo puramente pessoal, conforme a escolha de cada um. Vejamos cada um dos predadores que aparecem no filme:
Filme: Predador (1987)
O Yautja: Pelo que observamos, o predador desse filme tem um gosto por florestas fechadas, quentes e úmidas, e por emboscar os adversários um por um, até chegar ao seu alvo principal. Ele usa bastante o canhão de plasma, mas vimos que ele é chegado também em um combate corpo a corpo.
Filme: Predador 2 (1990)
O Yautja: Aparentemente, o predador desse filme é mais forte, e mais bem equipado que o do primeiro, mas me parece mais inexperiente e impulsivo, pois comete alguns erros que acho que o primeiro não cometeria. Ao contrário do yautja do filme anterior, ele gosta de ambientes urbanos, e é mais ousado do que o outro, pois chegou a atacar diversos adversários ao mesmo tempo (quando massacrou a gangue de traficantes jamaicanos), e não se importa que o vejam (como quando invadiu um trem do metrô). Vale lembrar do chamado “Elder Predator”, que aparece no final do filme. Pelo visual dele, o rosto meio envelhecido e sua vestimenta, parece, de fato, um Yautja veterano.
Me lembro que numa classificação não-oficial, chegaram a chamar o yautja do primeiro filme de “Predator Hunter” e o do segundo de “Predator Warrior”, acho que baseado nos seus estilos. Já a McFarlane Toys preferiu chamar de Hunter o do segundo filme.
Filme: Alien vs. Predador (2004)
Os Yautjas: É o primeiro filme em que vemos mais de um Predador em ação (em Predador 2, vemos outros Predadores no final, mas apenas em uma “participação especial”). Eles foram chamados de Scar, Celtic e Elder Predator. O Elder, muito provavelmente porque parecia ser o ancião do grupo, o Scar parecia ter um gosto particular por cicatrizes, já o Celtic, até hoje estou tentando entender porque esse nome, já que não vi nenhuma característica céltica nele. Eles me pareceram ser meio impulsivos também.
Filme: Alien vs. Predador Requiem (2007)
O Yautja: Conhecido como “Wolf”, acho que é o Predador mais habilidoso e resistente entre todos, pois sozinho fez um senhor estrago, inclusive contra os Aliens. Acho que reúne as melhores habilidades.
Filme: Predadores (2010)
Os Yautja: Berserker, Falconer e Tracker. Os nomes foram bem escolhidos. O Tracker justifica seu nome sendo um bom rastreador, o Falconer tem seus brinquedinhos tecnológicos voadores e o Berserker é, de fato, o furioso do grupo.
Enfim, seja Hunter, Warrior, Scar, Celtic, Elder, Wolf, Berserker, Falconer ou Tracker, esses nomes apenas indicam as peculiaridades de cada Yautja. É como se fossem suas “classes de personagem”, como ocorre com o paladino, ranger, mago e clérigo do RPG Dungeons & Dragons.
Desculpem o texto um tanto extenso.
Um abraço.
Figura de ação é como salgadinho de festa de aniversário: no início, você diz que vai pegar um só.