Diz galera!!!!! É com grande prazer que posto para vcs o que considero meu melhor custom: O MOSTRO DO PANTANO.
Adorei de verdade fazer essa figura, pois desenvolvi técnicas novas para alguns efeitos de pintura e escultura, e comecei ler os quadrinhos do mostro enquanto o produzia (virei fã de verdade), o resultado final dele me agradou muito, achei que ele ficou fiel aos quadrinhos, um visual diferenciado, bem orgânico.
A figura foi encomendada em condições especiais de preço e prazo, com o objetivo de sair como matéria na revista Wizmania, fui contatado por Raphael Fernandes que era membro aqui do fórum, grande fã do Swamp Thing, que tinha uma coluna de actions figures na revista, me propôs fazer uns customs para sairem em uma matéria. Seria uma especie de passo a passo com fotos e explicações dos processos juntamente com uma entrevista. Em contrapartida fiz um preço e prazo super especial já que tinha muito interesse na divulgação. Busquei bases diferenciadas, testei várias técnicas para conseguir o visual pantanoso e híbrido de homem e planta que o mosntro do Pântano possui e isso leva tempo (muito tempo e testes, acreditem). A única exigência do Raphael é que eu guardasse sigilo da figura para o grande debut dela ser em sua coluna na revista Wizmania. As figuras ficaram prontas exatamente como ele queria e com a privacidade queprometida. Ele até havia argumentado que se vazasse alguma foto ou informação para o fórum cancelaria a matéria. Tomei todo cuidado do mundo e somente 3 pessoas de extrema confiança sabiam do projeto e pq me ajudaram de alguma forma, como o JB que sempre me ajuda com escolha de bases, referências e que tb acreditou no projeto e cedeu a base da Sidney Savage para Abigail; Maurício que desfalcou a sua coleção cedendo as figuras usadas de bases para os customs por um preço super em conta e o Márdio, aquele piauiense safado que até hoje me deve uma cerveja. Então após 9 meses do recebimento das figuras ele alegou que por motivos de força maior a matéria não poderia ser publicada, pois ele estava sem tempo e que devido a mudanças na direção da revista A MATERIA NÃO SERIA MAIS PRODUZIDA, ele até me propôs divulgar em um site que ele escreve, mas se for para divulgar em site prefiro dar exclusividade para o figuras de ação que estou em casa.
Bem, como ninguém tem nada com isso e eu fiz minha parte gostaria de apresentá-los o Monstro do Pântano e sua amada Abigail. Se eu pudesse voltar no tempo juro que ficaria com essa figura pra mim, pois não existe preço para a dedicação e primor para que trabalhei com ela.
Raphael, aproveite, vc tem um verdadeiro presente em mãos.
01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

U F A !!!!
Vou comentar um pouco sobre os processos desses custons.
Escola das bases: Foto 01
No processo de customização a escola das bases utilizadas e um dos processos mais importantes, no caso escolhi para o mostro do pântano o corpo do Venon, cabeça do Sagat Steet Fighter, porem os braços do Venon não são muito legais, são meio curtos e grossos então usei os braços do ultimate Rino que ficaram perfeitos, jás as mãos mantive as do Venon.
Para Abigail escolhi a base da Psylock ML e os pés de um Smeagol da serie L.O.R
Escultura
Abigail :
Gosto muito da base da Psylock, passando por algumas alterações ela fica super feminina e harmoniosa ( o alongamento do tronco, aumento do seios e remodelagem dos quadris ), a escultura do short vcs podem acompanhar nas seqüência de fotos que mostra como fiz a texturização do jeans , um problema são as articulações no meio dos ante-braços que são medonhas e desencontradas, por isso no processo final optei de deixá-la sem elas já que o perfil da própria personagem não necessita de muitas articulações. A escultura do cabelo vcs podem observar também na seqüência de fotos, uma dica para modelar os cabelos é passar sufilme na figura inteira e pende-la em uma base fixa que permiti mais segurança na hora de modelar, com essa técnica vc pode modelar os cabelos sem sujar a figura, e que possa remove-lo dps de secos para pinta separado, dps é só colá-lo de volta (ele vai encaixar perfeitamente), a técnica que uso para os cabelos é fazer mecha por mecha separada, dps saio colando e modelando com a massa ainda mole. Sugiro fazer antes um esboço do cabelo no papel e estudar como ele sai ser moldado, tentando visualizá-lo em partes separadas. Para que os longos saiam perfeitos devem ser moldados em pelo menos duas etapas, moldar a parte que vai da altura da orelha para baixo, dps de seco vc vai ter suporte para trabalhar a parte de cima.
Mostro do pântano
Nessa escultura o trabalho maior foi estudar como os cipós e raízes iriam se sobrepor, como ele ficariam próximos das articulações eles poderiam quebrar, optei também por ir fazendo as raízes e já ir colando as folhas, que rodei 2 horas no centro ate achar um arranjo com folhas que ficassem de tamanho proporcional e fossem realistas, desde o inicio tinha em mente que ele deveria ter folhas saindo do corpo de verdade, em todas as estatuas e figuras que via do mostro do pântano me pareciam faltar alguma coisa, percebi que eram justamente as folhas. Para fixá-las eu derretia ponta do talo para fazer um bolinha dps furava com uma broca fina o local onde deveria ficar fixa, passava cola e encaixava o talo no furo. Os pés foram mais fáceis de modelar e pelo fato dele ser um humanóide não tinham que ser muito realistas. Na cabeça tive que remover o tapa olho a boca e esculpir-los novamente junto com os supercílios, optei por não deixar a cabeça articulada para que as raízes que ligam o rosto ao peito ficassem mais longas e mais detalhadas o resto vcs podem acompanhar pelas fotos.
Pintura :
Mostro do Pântano
A primeira pintura fiz por referencias que o dono da figura me mandou que eram mais simples e não eram da fase mais sombria do personagem, dps ele me mandou outras referencias em que o mostro esta mais aterrorizante que foram as seguidas para finalização, usei aerógrafo pincel e uma esponja para fazer as texturas, finalizada a pintura apliquei o processo para simular o musgo que deu esse efeito super realista.
A pintura da Abigail não teve nada d +, foi simples como as dos d + custons que faço.
Os cenários são as bases da Danger girl (sidy selvage) para Abigail e Groxo da Mavel legends para o Mosntro do Pântano, passadas por algumas alterações e pintura, o plano para as bases eram ter usando uns troncos de Bonsai para simular o pântano e uni-las em um cenário mais extenso, mas infelizmente aguardei por mais de 2 meses a chegada dos troncos nas lojas de jardinagem e miniaturas aqui em fortaleza e não chegaram, pela internet só os encontrava a peso de ouro, e como ele já estava atrasado acabou não sendo viável.
Bem é isso galera ADOREI fazer essas figuras, Curti muito mesmo! Considero esse Mostro do Pântano meu melhor Custom Junto ao Fing Fan foom do Elias (vou fazer ambos para minha coleção assim que tiver tempo, Deus sabe quando!).
Abraços a todos!!!!!!!!
RAFAELO RABELO