Pra quem não conhece, no final dos anos 90 a Bandai lançou uma série de robôs chamada Soul of Chogokin, que eram bonecos modernos, com grande percentual de seu corpo em metal e ultra detalhados de robôs clássicos do mundo dos animês.
Na minha infância eu tive muitos deste robos nas versões antigas e originais pois tive a boa sorte de ter meus avós que iam para a Itália todo ano e traziam para mim.
Quando vi esses robôs à venda, eles se tornaram um must have e hoje, desde 2001 já acumulo 35 modelos (os mais baratos custam 60 dólares no japão e os modelos mais caros podem chegar a 250 dólares!!!
Outras empresas seguiram o filão da BAndai e lançaram coleções similares, como a Fewture, Aoshima, CM Corp, pra citar as melhores e a propria Bandai com a linha spinoff SPEC.
Bom, vamos às fotos:
Esta é a visão geral da coleção e do móvel, de bastante qualidade que comprei na Tok Stok. Como vocês podem ver, o armário se fecha, o que é fundamental para esta coleção porque os robôs tem muitas peças e não posso correr o risco de perder nenhuma.

Na sequencia temos a primeira prateleira, que tem como tema os robôs modernos.

Nestas fotos temos decordo com a sequência da primeira:
Bandai SOC (Soul of Chogokin) GX - 28 XaBungle
Bandai SOC GX - 35 Waker Galliar - Estes dois são do mesmo anime Xabungle e vêm com dois kits estilo gundam pra montar de robôs secundários que vêm como bônus e estão no fundo esquerdo da fotografia
Bandai SPEC XS - 05 Dragonar 01 - Este é da série paralela da Bandai que mencionei, o esqueleto do robô é de metal pesado.
Bandai SOC GX - 21 EVA 03 (Único EVA que tenho dentre os 6 modelos disponíveis por achá-los iguais demais)
CM Corp Brave Gohkin Patlabor Ingram 3- Este é muito Bem Feito, na média a CM Corp é a melhor imitadora.
Na prateleira seguinte temos os robôs clássicos:

Ao fundo temos:
Yamato Giant Robo (único modelo Chogokin da Yamato, famosa pelas suas Valquirias Macross/Robotech que saiu até hoje - mas agora em janeiro deve sair o Pirata do Espaço do Go Nagai)
Bandai SOC GX - 24 Tetsujin 28
Bandai SOC GX - 29 Black Ox
Estes 3 primeiros são de Mitsuteru Yokoyama e foram os primeiros Robôs Gigantes criados no Japão.
Na fileira do Meio temos:
Bandai SOC GX - 33 Leopaldon
Bandai SOC GX - 30 Battle Fever J - os 2 primeiros robôs das séries tokusatsu ( Changemane Jaspion) do Japão
e à frente temos:
Bandai SOC GX - 32 SB Gold Lightan - que na verdade é um set especial em edição limitada que apresenta o Gold Lightan - robo gigante que vira isqueiro de um moleque de 10 anos - olha a censura no Japão

Na seguinte temos:

São três robôs diversos com estlos visuais parecidos:
Bandai SOC GX - 31 Voltes V
Unifive Cho Shin Gokin Daykiojin e Daytemba - o centauro na verdade é atransformação de um robo mais um robô cavalo e curiosamente a Unifive é da Bandai e hoje não fabrica mais infelizmente este tipo de produto.
CM Corp Brave Gokhin GoShogun - considderado por muitos o melhor modelo de 2007.
A seguir temos os robôs da série GaoGaiGar:

Cm Corp Brave Gokhin GaogaiGar, que é transformável e desmontávem em seus compnentes básicos - Gaigar robô que vira leão, tanque, trem e avião
Kotobukyia GaofaiGar - a Kotobukyia, isto mesmo, das figuras estaticas perfeitas, só produziu figuras chogokin desta série. O GaofaiGar não transforma, só decompõe o avião mas tem acabamento dourado que representa o seu poder máximo e é mais detalhado na escultura que o seu irmão GaogaiGar além de ter bem mais metal, seu drawback é que é bastante frágil.
A seguir temos a primeira prateleira do Go Nagai, mencinado acima como criador do pirata do espaço mas na verdade é o Walt Disney do Japão, dono das maiores séries do gênero.

Na foto 1 temos à no fundo os robôs da série Mazinger, o mais famoso robo giigante de todos os tempos:
Fewture Ex Gokhin Boss Borot ( Versão estilizada, aliás como todos os modelos Fewture, este estilo Revolução Industrial)
Bandai SOC GX-01 RG Mazinger versão ouro
Bandai SOC GX - 25 Garada K7 - robô vilão
Bandai SOC GX - 12 MAG Venus A Queen of Gold
Bandai SOC GX - 11 Diana A
Bandai SOC GX - 08 MA Aphrodai A todas as três robôs com aparência feminina, uma marca do Go Nagai
Deitado na Nave temos
Bandai SOC GX - 04S Grendizer, robô quase tão icônico quanto MAzinger e que pela riqueza de detalhes do modelo é considerado o melor de todos os tempos
e ao Redor da Nave, da esquerda pra direita temos alguns dos robôs da série Getter, outro clássico.
Aoshima Shin Seiki Gokin Getter 01
Aoshima Shin Seiki Gokin Neo Getter
Aoshima Shin Seiki Gokin Shin Getter 2
Na próxima prateleira do Go Nagai temos:

Primeiramente mais 3 robôs da Série Getter
Bandai SOC GX - 20 Getter Poseidon
Bandai SOC GX - 19 Getter Liger
Bandai SOC GX - 18 Getter Dragun.
Ao fundo temos o Gaiking, robô principal da série homônima
Bandai SOC GX - 27 Gaiking e à direita
Bandai SOC GX - 05 Dakyumariu - robô Drgão que é a home base do Gaiking no animê.
Finalmente temos as prateleiras com maior altura e que por isso hospedam os modelos mais altos.
Na primeira temos:

Toymani Masterpiece Voltron - único modelo da Toynami que presta, fuja do resto, demorei muito pra tomar coragem e comprar este, só depois de ler muito review bom.
Hasbro/Takara Masterpiece Optimus Prime - dispensa comentários, tenho também o Megatron e o Starscream que não estão aqui porque seu conteúdo de metal é muito baixo, apesar de serem muito legais e portanto não s e qualificam como Chogokins
Finalmente na última foto temos:

Bandai SOC GX - 36 Ideon, modelo maior, mais complexo e mais caro que a Bandai lançou até agora, são três naves que viram um robô, neste anime do mesmo criador do Gundam (a cabeça lembra muito).
Bandai SOC GX - 23 Zambot 3 - outro robot bastante complexo e detalhado, se desdobra em um robô menor, uma nave e um tanque.
è isso aí pessoal, é um gosto diferente do pessoal do fórum mas acho que vale porque me satisfaz muito e uma das vantagens o foum é descobrirmos e aprendermos uns com os outros.
Abraço a todos e obrigado pra quem teve saco de ler.