por kabat em 20 Mar 2008, 22:52
Pessoal,
Algumas vezes eu fui ignorado por alguns vendedores simplesmente por estar no Brasil. Quando muito, respondem simplesmente que não enviam para cá ou somente se for por EMS.
Infelizmente para nós, o tempo de frete e a alfândega demoram muito e invariavelmente muitas pessoas acabam entrando em dispute sem esperar por um tempo adequado.
Algumas coisas que todos que fazem importação devem saber:
- O tempo estimado pelos vendedores de outros países é sempre menor que o real.
- A alfândega no Brasil demora muuuuuuuuuito tempo para liberar os itens. Já vi casos que chegam a quase 2 meses, principalmente para airmail, priority, SAL, etc.
- Itens vindos de Hong Kong são especialmente lentos. 2 meses é absolutamente NORMAL se você optou por algum método que não seja EMS. Eu começaria a me preocupar somente depois do terceiros mês.
- Não entre em dispute se o item está no Brasil parado em algum lugar, a culpa não é do vendedor.
- Sempre se informe se não há algum problema local (greve dos correios, da Receita, etc.).
- Tente se informar (em fóruns por exemplo) quanto tempo demora um método de frete vindo de determinado país.
- Entre em contato com o vendedor e, se possível, peça por métodos onde haja número de rastreamento. Uma mínima diferença de 2 dólares pode evitar muita dor de cabeça.
E por último, obviamente: ENTRE EM DISPUTE se for comprovado que o item não foi enviado ou o vendedor estiver com má vontade.
Parar quem importa aqui no Brasil, paciência faz parte. Comentem suas experiências, qual é o tempo que suas encomendas têm levado para chegar, etc.