Lam escreveu:Qual seria a tinta ideal pra pintar os Bonecos da Liga da Justiça Sem Limites da Mattel.
Estou com um Flash aqui com Prime Cinza (é esse o nome?) que meu amigo passou pra mim, o Boneco está pronto pra passar a tinta. O Prime foi devidamente lichado tb.
Olá, Lam.
As tintas ideais para action figures são as acrílicas para modelismo. Há várias marcas desse tipo de tinta. Eu uso da Tamiya, Testors (Model Master) e há uma marca nacional chamada Hobby Cores que também é muito boa (a fábrica da Hobby Cores é a que fornece a tinta para a Estrela pintar os brinquedos. Infelizmente eles não vendem no varejo...).
Também há vários tipos de primer (geralmente cinza ou branco). Para as action figures o melhor é usar primer para plástico. Mas eu também uso primer automotivo com bons resultados.
Como as tintas que mencionei não são tão fáceis de achar em lojas de bairro (a não ser que em seu bairro tenha uma loja de modelismo), talvez você queira partir para uma opção de tinta alternativa:
- Tintas vinílicas para serigrafia têm uma boa aderência e fazem o serviço perfeitamente. O que me incomoda, digo e repito, é o solvente vinílico (fora que, dependendo do caso, pode corroer a figura...).
- Outra boa opção são tintas foscas de linha automotiva. Dão uma boa cobertura e têm aderência excelente. A diluição, assim como as tintas vinílicas, deve ser feita com um thiner apropriado para o tipo de tinta.
- Apesar do Pernizila ter dito a coisa bricando, é possível sim, pintar as figuras com tinta suvinil. Já usei latex acrílico para fazer isto. Se for para você deixar a figura parada, apenas para exposicão, tudo bem, mas se for para ficar manuseando, desaconselho, porque a tinta vai sair com relativa facilidade, mesmo que você tenha passado três demãos de verniz por cima (experiência própria).
- E, é claro, há as tintas spray, dessas mesmas que usam para pichar muros (hã... não que eu já tenha feito isto alguma vez, já vou logo dizendo...)
Por falar nisso, após a pintura, passe verniz fosco.
Agora, o que você vai fazer? Transformar um Flash amarelo da LJU em vermelho? Rapaz... Estou com vontade de fazer isto há um bom tempo, mas quem disse que acho o Flash amarelo para comprar?
Espero ter te ajudado.
Mack