Estava eu observando algumas coleções na internet, quando me deparei com a seguinte foto:

Pra quem não identificou a figura, se trata do Eric Draven (O Corvo), lançado pela Hot Toys em 2014.
Logo, eu pensei: “este Corvo está totalmente fudido! Provavelmente ficou exposto em uma prateleira aberta em um lugar empoeirado e sem proteção contra luz solar.”
Então fui olhar o meu Eric Draven, comprado em 2014 ou 2015, e ví que o meu estava bonitão:

Mas logo abaixo dele, está o Tony Montana da Enterbay... Também está bonitão, mas com a roupa branca amarelada!

Minha estante de vidro é fechada e protegida dos raios UV.
Até deixo um pedaço de carvão junto da coleção:

Certa vez eu li que o carvão retém a umidade e ajuda na preservação dos actions.
Não sei bem se é verdade, e sinceramente eu acho que deixo o carvão alí esperando que alguma divindade esteja cuidando dos meus bonequinhos.
Enfim, eu sei que existem tópicos específicos sobre manutenção da coleção, mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre como proceder para manter as figuras de ação em bom aspecto o maior tempo possível.
Compartilhem os problemas das coleções de vocês para que possamos identificar as principais causas de desgaste das coleções e como combatê-las.
Também é uma oportunidade para interagirmos, algo que venho sentindo falta entre nós colecionadores.
Uma das graças de ser colecionador é poder trocar ideia com pessoas desconhecidas sobre algo em comum.
Sinceramente, acho que o principal agente de desgaste é o tempo.
Não podemos mudar a passagem do mesmo, mas com certeza podemos desfrutar ao máximo de nosso hobby enquanto estivermos vivos.
Abraço.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk