logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor AlexisSantos em 06 Out 2015, 13:22

Nada a ver com o Leon.. !shit
Mas vou deixar a cabeça de baixo dele pra vc. !coolface
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54

Mensagempor foradebase em 07 Out 2015, 00:32

Em 7 polegadas, bem uma alternativa barata seria o corpo de um terminator fazendo ai a versão jack bomba. mas apos um meditação jedi acho que uma boa combinação seria esse san fisher do splinter cell, com rosto,do pr0prio jack da mcfarlane

Imagem

Imagem

mas algo me diz que isso não sairia nada barato, padawan
Editado pela última vez por foradebase em 07 Out 2015, 00:41, num total de 1 vezes
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Mensagempor AlexisSantos em 07 Out 2015, 00:34

Eu tenho a cabeça de um lost boys da neca q também é do mesmo ator
agora é o corpo que fiquei em duvida,a jaqueta do exterminador é legal mas ele quase não tem articulação,já o sam fisher está caro
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Mensagempor foradebase em 07 Out 2015, 02:16

esse novo da neca parece que vai sair um pouco mais articulado, mas acho que não tem movimentos nos joelhos, legal que ele ta menos bombado . quando sair vale a pena ver um review pra ver se ele pode funcionar no projeto

Imagem
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Lúcifer em 07 Out 2015, 11:58

Cara...tem umas figuras bem bacanas da Serie Doctor Who. Foda que teria que pegar no ebay. Porém até hoje não sei exatamente a escala dessas figuras, mas tem umas variedades bacanas pra customs.

Imagem

Imagem
Não deixe para costumizar amanhã o que você pode costumizar hoje.
Lúcifer
Figura Customizada

Data de registro: 03 Fev 2010, 21:36

Mensagempor AlexisSantos em 07 Out 2015, 13:06

foradebase escreveu:esse novo da neca parece que vai sair um pouco mais articulado, mas acho que não tem movimentos nos joelhos, legal que ele ta menos bombado . quando sair vale a pena ver um review pra ver se ele pode funcionar no projeto

Esse daí tá perfeito,era só ter que trocar a cabeça
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Mensagempor williancorrea em 12 Out 2015, 22:02

Olá, amigos! Seguinte: não manjo nada de customização mas sou fã da "arte", a qual muitos aqui no FDA são mestres.

Não tenho dom nem habilidade para esculpir nada, modelar com epoxi e tal, mas uma coisa que acho muito legal são os repaints. E uma ideia de "projeto" que tenho comigo seria a de repintar figuras antigas (vintage), de brindes (tipo McDonald's) ou até "flangos", pra tirar aquele estilo de "brinquedinho" para dar mais um "ar de colecionável" a elas.

Uma técnica que acho muito legal pra fazer isso seria o dry brushing, que tem muitos adeptos por aqui como o Foradebase, o Lúcifer e o Rozancaveira, dentre outros. Minhas grandes dúvidas são: como começo? Como que faz?

Vejo alguns citarem aerógrafo, mas pelo que vi dá pra fazer com pincel também, não é? Vocês podem me passar o link de algum tutorial ou dizer um passo a passo de como fazer? Vi que tem um vídeo neste tópico, mas parece que não consegui entender/ver muita coisa... :oops:

Antecipadamente agradeço. Valeu!
Excelsior!
williancorrea
Figura Exclusiva

Data de registro: 20 Out 2012, 20:17

Mensagempor AlexisSantos em 12 Out 2015, 22:47

Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Mensagempor foradebase em 13 Out 2015, 00:08

fala camarada wiilan, que bacana que vc tem vontade ai de começar um repants, fico muito feliz e como vc, concordo que seja algo que vale muito a pena fazer em quase todas as figuras. Bom camarada deixa eu entender , sua duvida é exclusivamente na tecnica drybrush? tintas por exemplo não? No caso do dry brush, é na verdade uma tecnica muito simples, como o proprio nove diz, é usar o pincel "seco" que funciona para criar um tom de cor diferente daquele aplicado anteriormente (base), fazendo uma diferenciação de cor que é mais efetiva em partes com texturas, como um cabelo ou uma pele de mostro ( blackheart ou um alien), mas tbm pode ser aplicada em superficies mais lisas. Vamos imaginar que vc esta repintando uma figura e a ropuda dela seja azul. nessa hora vc tem que escolher qual conjunto de cores vai usar. A regra é sempre a base ser mais escura e o dry brush em si mais claro. De volta ao exemplo, vc pode pintar a roupa primeiro de azul mais escuro, ou até de preto e depois vir com um azul mais claro. Pra fazer o drybrush é so usar a tinta mais seca ou seja pouco diluída mesmo, em alguns caso próximo ao pastoso, pegar um pincel, chato , não muito macio, tirar o excesso de tinta dele , e passar na figura. Passe num mesmo sentido e não pense em pintar ela toda a ideia e que so receba tinta mesmo algumas áreas e outras não pois como a tinta esta seca, ela vai optar por aderir as partes de relevos altos, deixado o relevo mais baixo na cor da base mesmo. Na hipotética roupa azul do exemplo, as partes de musculatura mais saltadas receberam a tinta mais clara enquanto as frestas dos musculos ficaram com a cor de base escura que vc escolheu, criando assim o efeito do contraste. Essa tecnica era muito usada para criar efeitos de envelhecimento, principalmente com base preta em tons metálicos , mas funciona em muitos outros casos . Mas vai postando suas duvidas aqui que agente te ajuda mais
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Lúcifer em 13 Out 2015, 01:31

Boa camarada Fora de base ! Disse tudo !
Camarada Williancorrea o dry brush ele nada mais é do que uma técnica pra clarear a pintura. Toda vez que for pintar algo pense por camadas, ou seja, do escuro pro mais claro. Isso ajuda muito. Eu costumo sempre pintar as primeiras mãos com um tom mais escuro e vou clareando aos poucos. No caso do dry brush ele serve pra dar o efeito de luz nas partes altas. O segredo e usar o pincel praticamente seco. Nas primeiras pinceladas você não vai notar o resultado, pois o segredo é ir de vagar sem querer dar oi efeito logo de cara. Vai dando pinceladas extremamente secas até chegar no resultado desejado. Não tem segredo nenhum. Aconselho que pratique antes...prevenir é melhor do que remediar.
Bom...vai ai um video que vai te dar uma boa ideia do que é a técnica em si.

https://www.youtube.com/watch?v=tdyt_mNrBqA
Não deixe para costumizar amanhã o que você pode costumizar hoje.
Lúcifer
Figura Customizada

Data de registro: 03 Fev 2010, 21:36

Mensagempor williancorrea em 13 Out 2015, 15:56

Opa, valeu mesmo o auxílio e respostas amigos Alexis, Foradebase e Lúcifer. Com relação às tintas, como iria fazer uns "experimentos" aqui com figuras de brindes e flangos, não me preocupei muito não: tenho umas acrílicas e plásticas aqui, além de pincéis de vários tamanhos e verniz pra dar brilho.

Acho que pra "começar a brincar" e aprender como se faz até que daria pro gasto. Ainda não me arrisco a comprar as tais das vinílicas que os customizadores profissas como vocês usam, porque vai que esse negócio não dá certo, descubro que não levo jeito pra coisa e aí abandono a causa, né? !shit

Mas vamos ver, fiquei empolgado. Se sair coisa legal vou postando fotos pra galera ver, criticar e dar dicas. :mrgreen:
Excelsior!
williancorrea
Figura Exclusiva

Data de registro: 20 Out 2012, 20:17

Mensagempor foradebase em 13 Out 2015, 16:09

como a camarada lucifer falou é muito facil mesmo. se não der muito certo dessa vez não desista, tente antes com uma tinta vinilica ela é excelente para fazer drybrush, pois seca muito rapido e tem uma aderencia muito boa . Pra vc ficar empolgado, experimente usar cores em fundo preto, um metal envelhecido por exemplo, usando prata no funfo preto ou algo vermelho tbm em funfo preto. Pegue pra testar figuras com bastante relevo pra ver a tecnica funcionar melhor. É muito fácil e bacana, vc vai curtir com certeza
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor V-Rider em 13 Out 2015, 21:17

Depois de ter acompanhando bastante coisa nessa seção de Custons, criei coragem para fazer o meu primeiro custom. Não finalizei ainda, mas quando finalizar, criarei meu tópico e postarei as imagens. Estou fazendo um Camaleão na escala de 6 polegadas, usando uma figura bootleg do Nick Fury como base. E sim, sei que a Hasbro lançou um esse ano. Mas, acredito que é válido para praticar.
V-Rider
Figura Loose

Data de registro: 22 Abr 2015, 22:40

Mensagempor AlexisSantos em 13 Out 2015, 22:07

Vão olhar o meu jack galera !forevalon
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Mensagempor duranteb2001 em 14 Out 2015, 10:24

Lúcifer escreveu:Cara...tem umas figuras bem bacanas da Serie Doctor Who. Foda que teria que pegar no ebay. Porém até hoje não sei exatamente a escala dessas figuras, mas tem umas variedades bacanas pra customs.

Tb sou fã de Doctor Who e tenho algumas figuras, inclusive a Tardis! !freddyj
A escala até o 11º Doutor era de 5", assim, é a escala da maioria das figuras disponíveis.
A partir do 12º Doutor lançaram uma linha de 3,5", o q quebrou toda a escala com as demais. Espero q voltem à escala 5".
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Data de registro: 13 Dez 2009, 10:58

Mensagempor RJMarvel em 27 Out 2015, 14:51

Alguém saberia informar se as penas desse Baf Absorbing Man (Legends, que sairá em 2016) encaixariam no corpo do Baf Ultimate Green Goblin? São padrão (os encaixes)? O Tamanho de ambos os Bafs seria equivalente?
Pintou ideia para um custom.

Perguntei lá na parte dedicada aos legends, mas creio que aqui, onde há companheiros acostumados a montar e desmontar action figures seja mais fácil que alguém tenha alguma orientação a respeito.
RJMarvel
Figura Customizada

Data de registro: 19 Mai 2013, 19:49

Mensagempor AlexisSantos em 27 Out 2015, 17:19

Pô cara,saber de uma figura que nem foi lançada é foda..capaz que seja no corpo do Dormammu,se for,capaz que fique muito grande.
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Mensagempor foradebase em 27 Out 2015, 17:46

saber se encaixará perfeitamente é complicado, mas acho que uma coisa boa é que são proporcionais pelo tanaho dos corpos e tbm sabemos que a hasbro só tem usado o mesmo tipo de encaixe para o pescoço em forma esférica, portanto se não encaixar de cara, é so lixar o pino ou aumentar o buraco da cabeça. não é nada muito complicado
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor RJMarvel em 27 Out 2015, 18:44

foradebase escreveu:saber se encaixará perfeitamente é complicado, mas acho que uma coisa boa é que são proporcionais pelo tanaho dos corpos e tbm sabemos que a hasbro só tem usado o mesmo tipo de encaixe para o pescoço em forma esférica, portanto se não encaixar de cara, é so lixar o pino ou aumentar o buraco da cabeça. não é nada muito complicado

Estava pensando nas pernas, sobretudo. Tenho o corpo do Goblin Ultimate qui sobrando e as pernas do Homem Absorvente viriam bem a calhar. Já esta com calças (e com sapatos) e tudo.
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor foradebase em 27 Out 2015, 19:52

não sei pq li cabeça :oops: , mas as pernas sequem uma regra parecida e vc tem ainda algumas opções: vc pode desmontar abaixo da baljoint da virilia, e colocar as pernas do absorving ali,mas ia tera que pintar a cintura ou pernas para combinarem. Se vc tiver a cintura do absorving, vc pode cortar o tronco do duende e o dele e colar. Tem bastante recursos. mas dependo do que vc for fazer, se prepare para ter que lixar a figura bem caso envolva pintura articulações
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor AlexisSantos em 02 Nov 2015, 23:38

Fala galera,sabem como fazer o boneco parecer mais velho,dar uma envelhecida no personagem?
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Mensagempor foradebase em 03 Nov 2015, 00:48

qual é o projeto padawan? em geral vc pode colocar ou acentuar as rugas e traços do rosto com um tinta de um tom mais escuro que a pele , passando em baiso dos olhos, fazendo uma smarcas de rugas na testas tbm. Se for peronagem com cabelo usando um pouco d ebranco para o crisalho, mas o resultado vaid epender da sua base , se for um rosto muito joven fica bem dificil
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor V-Rider em 03 Nov 2015, 10:37

RJMarvel escreveu:Alguém saberia informar se as penas desse Baf Absorbing Man (Legends, que sairá em 2016) encaixariam no corpo do Baf Ultimate Green Goblin? São padrão (os encaixes)? O Tamanho de ambos os Bafs seria equivalente?

Bom, não tem como eu ter 100% de certeza pois a figura nem foi lançada ainda. Mas...se não me falha a memória, o Homem Absorvente vai usar a base do Terrax/Dormammu. O Duende BAF utiliza a base do Hulk Avengers Exclusivo. Se não me engano, a base do Terrax é maior que a do Hulk. Então, provavelmente vc terá que lixar e modelar algumas partes do corpo do Duende, para poder adaptar as pernas. Mesmo assim, eu temo que a figura fique desproporcional.

Aliás, que custom é esse que vc pretende fazer? Dependendo do caso, a gente pode recomendar bases melhores que não gerem tanto trabalho.
V-Rider
Figura Loose

Data de registro: 22 Abr 2015, 22:40

Mensagempor RJMarvel em 12 Nov 2015, 19:01

V-Rider escreveu:
RJMarvel escreveu:Alguém saberia informar se as penas desse Baf Absorbing Man (Legends, que sairá em 2016) encaixariam no corpo do Baf Ultimate Green Goblin? São padrão (os encaixes)? O Tamanho de ambos os Bafs seria equivalente?

Bom, não tem como eu ter 100% de certeza pois a figura nem foi lançada ainda. Mas...se não me falha a memória, o Homem Absorvente vai usar a base do Terrax/Dormammu. O Duende BAF utiliza a base do Hulk Avengers Exclusivo. Se não me engano, a base do Terrax é maior que a do Hulk. Então, provavelmente vc terá que lixar e modelar algumas partes do corpo do Duende, para poder adaptar as pernas. Mesmo assim, eu temo que a figura fique desproporcional.

Aliás, que custom é esse que vc pretende fazer? Dependendo do caso, a gente pode recomendar bases melhores que não gerem tanto trabalho.

Valeu pelas dicas. Minha ideia é fazer o Rei do Crime. Tens sugestão para alguma base melhor?
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor Brucutu em 18 Nov 2015, 01:02

Bem, eu vi que algumas dúvidas meio que passaram batidas e nem sei se irão ver mas eu digo aqui.

As figuras de coleção Dr. Who estão na escala de 5", possuem articulações muito boas, também nas pernas, que aparentam que só vão para frente e para trás. Se fossem na escala de 6", seriam fontes maravilhosas para inúmeros custons. Porém estão nessa maldita escala, que não ajuda nem um pouco.

O foradebase ficou na dúvida quanto à figura da Neca do Exterminador, pois bem, a figura tem articulação no joelho, na verdade a proposta desses últimos exterminadores lançados é a de finalmente ter articulações nas pernas. A figura é muito bem articulada. Na foto botaram de um jeito que realmente não parece que tem articulação nos joelhos.

**Agora uma dúvida minha, que eu estava aqui pensando em fazer mas não botei em prática ainda.
Será que daria para botar alguma coisa no durepoxi para deixá-lo numa determinada cor? Como por exemplo, digamos que eu quisesse deixar uma pequena porção de massa de durepoxi na cor azul e ao preparar a massa eu adicionasse um pouco de tinta (guache, vinílica, de caneta, etc) , será que daria certo.
Claro que seria só pra quebrar o galho, pois não a massa já é cinza e muito provavelmente não seria perfeita, só achei que se pudesse, daria uma boa alternativa e ao descascar ficaria menos aparente.
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Brucutu
Figura Lendária

Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21

AnteriorPróximo