Force Friday 2015: Uma Odisséia Star Wars >>
Meses antes da estréia de cada novo filme da franquia Star Wars, acontece o lançamento do merchandising em um evento que ficou conhecido como Force Friday. As maiores redes de lojas dos EUA se organizam para atender a enorme demanda e abrem suas portas na meia-noite de quinta-feira, oferecendo pela primeira vez novos colecionáveis, vestuário, artigos para a casa e qualquer outra coisa que tenha o logo de Star Wars.
Quita-feira - Fui na Toys R Us de San Diego uma hora antes da meia-noite. Já haviam cerca de 50 pessoas na fila. Membros da 501st Legion estavam lá, a caráter, distribuindo brindes (posters e figuras antigas). Funcionários começam a explicar o procedimento: eles vão liberar a entrada de apenas 20 pessoas por vez e cada pessoa só pode comprar no máximo 3 unidades de cada item. Finalmente as portas se abrem. Um mané vestido como mascote da loja, uma girafa toda desengonçada, distribui pra todo mundo uma peça da Lego exclusiva e um poster do Kylo Ren. Se esbarrando entre tiozões gordos e suados, cheguei na sessão de action figures apenas para me deparar com prateleiras vazias. Tudo que era mais desejável entre os colecionadores já tinha sido levado. Black Series 6"? Só encontrei um Chewbacca perdido no meio do chaos. Absolutamente nenhuma figura de 3 3/4". Acabei agarrando às pressas o que eu pude, incluindo algumas figuras de Disney Infinity 3.0, e voltei pra casa desapontado.

Sexta-feira - O descontentamento com a Force Friday tomou conta da Internet e o termo "Farce Friday" foi criado. O baixíssimo estoque de items e o despreparo das lojas em atender a demanda pelos itens mais populares aconteceu em todos os EUA. Não tive escolha a não ser afogar as mágoas em uma loja de quadrinhos local, comprando action figures de séries antigas e alguns itens repetidos. Durante a tarde fui na Disney Store do shopping. Pelo menos lá eles tinham alguma coisa disponível, como as figuras e veículos em die-cast e um protetor pra iPhone 6+.


Sábado - Ir pra Disneylândia era a única esperança, já que o estoque dos parques temáticos é conhecido por ser monstruoso. Haviam várias figuras 3 3/4", porém a variedade era bem limitada. Domingo foi o dia de peregrinar. Visitei Toys R Us em outras cidades, Walmart, Barnes & Nobles, etc e acabei encontrando uma figura perdida aqui e ali.

Veredito: A caçada faz parte da experiência de colecionar. Ficar horas na fila e visitar dezenas de lojas não incomoda. Até a decepção de não encontrar os itens desejados não é problema, já que é apenas questão de tempo até que as lojas recebam o novo estoque.
A pior parte disso tudo... é isso aqui:








A qualidade dessas merdinhas com 5 pontos de articulação é a mesma que a Kenner tinha a 20 anos atrás. Não dá pra deixar as figuras em uma pose decente, todas elas parecem robôs. A pintura, que já era inconsistente, tá ainda pior. Sou um verme e não me arrependo de ter comprado esses brinquedões, mas mal posso esperar pela série 3 3/4" de verdade, que pelo jeito será exclusiva do Walmart. Enfim, essas figuras serão provisórias na prateleira. Assim, que as novas chegarem, elas vão pro fundo da caixa das figuras esquecidas.