logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor foradebase em 24 Mar 2015, 19:58

Metaltech escreveu:Alguém já utilizou tinta automotiva metálica em figura de ação? Gostaria de saber o resultado.

olha eu não usei ,mas se agente se basear pelo prime automotivo, ou pelas acrilicas suvinil e cia, provavelmenete vai agredir o vinil e gerar o terrivel " efeito melado" a coisa nunca seca e fica grudando. se for plastico rigido funciona bem com certeza
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Mensagempor Lobão em 24 Mar 2015, 20:00

Acho q o Hiroyuki já usou tinta automotiva em algumas peças...
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor Brucutu em 15 Abr 2015, 15:32

Eu observei aqui no meu trabalho, que o pessoal da informática escreve em alguns computadores com uma canetinha especial. Algumas marcações são em partes bem lisas (tão lisas quanto uma superfície de vidro), tipo a parte de trás de certos monitores, ou seja, é uma superfície extremamente fácil de retirar qualquer marca, só que eu tentei tirar, passei a unha com força, tentei raspar e a tinta é realmente muito resistente. Eu perguntei pra um deles e o cara me disse algo sobre tinta com enxofre. Pesquisei na internet e vi que existem canetas que são marcadores industriais com tintas bem resistentes.
Imagem

Foi exatamente uma dessas de tinta amarela que usaram para marcar alguns computadores daqui do meu serviço e ficou desse jeito como na foto. Eu tentei raspar, mas a tinta aguentou.
Imagem
Percebi que essa tinta gruda muito bem no plástico e mesmo não sendo boa pra pintar uma superfície inteira (pode ser que sim, só estou supondo), acho que seria uma boa para cobrir articulações. Alguém aqui já usou uma dessas? O carinha me disse que tem em qualquer papelaria, só não fui procurar ainda.

________________________________________________________________________________________________________

Metaltech escreveu:Alguém já utilizou tinta automotiva metálica em figura de ação? Gostaria de saber o resultado.

Bem, faz um tempo que você perguntou né, mas eu usei e o resultado foi muito bom. Usei num custom que eu estou fazendo, só não vou falar há quanto tempo que estou fazendo :mrgreen: , mas pintei ele com tinta prateada automotiva e tá de boa. Usei num boneco da Marvel icons.
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Brucutu
Figura Lendária

Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21

Mensagempor foradebase em 15 Abr 2015, 17:47

legal isso ai. é bom testar no plastico mais mole. a marcadora de cd no pastico duro era ok,mas nos moles ela ficava soltando tinta , nunca secava legal
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Hoffmannbeck em 28 Abr 2015, 21:15

amigos customizadores qual oo melhor metodo pra nao disperdicar tinta (viinilica)??

eh possivel guardar o que sobra da mistura de cores e diluicao?

e sobre a diluicao tem uma proporcao adequada? acheii que as minhas primeiras vezes ficaram bem expessas...
"Abandon all hope who enter here."
Hoffmannbeck

Data de registro: 11 Mar 2014, 04:38

Mensagempor foradebase em 28 Abr 2015, 21:28

fala camarada tudo beleza. Vou tentar respodner o que sei. Quanto a não desperdiçar, se a diliução que vc fez for de uma cor pura , a mesmo do pote, é so jogar de volta na lata pq o solvente vai evaporar e a tinta se junta a lata original. Se for uma cor misturada , eu faço assim: pra diluir as tintas eu uso sempre tampinhas de pet, primeiro pq ela aguenta o solvente , segundo pq é pequena então sempre trabalho com quantidades pequenas e ja dimuiu as perdas e terceiro pq oque sobra vc deixa na própria tampina, a tinta seca e a tampinha fica naquela cor que vc pode reutilizar em outro momento colocando mais solvente. eu mesmo devo ter umas 50 tampinhas ja com cores, virou um tipo de paleta , quando quero uma cor nova uso uma tampinha nova, se ficou muito velha ou suja, joga-se fora. guarde-as numa caixinha pra não juntar poeira. A diluição depende da tecnica, se for no pincel vc tem que achar uma que seja boa pra vc trabalhar, eu mesmo sou meio "negligente" e uso elas mais grossinhas, pqme viro bem nessa diluição .mas o jeito mais bacana é vc diluir bem, e ir fazendo camadas, pinta , espera secar, pinta de novo. Quem é muito bom em fazer isso é o camarada lucifer, logo ele aparece aqui e explica mais. mas procura um jeito que fica bom pra vc trabalhar , eu uso a consistencia de um iogurte ralo, mais ou menos, lucifer deve usar já proximo a do leite.
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Hoffmannbeck em 30 Abr 2015, 16:02

foradebase escreveu:fala camarada tudo beleza. Vou tentar respodner o que sei. Quanto a não desperdiçar, se a diliução que vc fez for de uma cor pura , a mesmo do pote, é so jogar de volta na lata pq o solvente vai evaporar e a tinta se junta a lata original. Se for uma cor misturada , eu faço assim: pra diluir as tintas eu uso sempre tampinhas de pet, primeiro pq ela aguenta o solvente , segundo pq é pequena então sempre trabalho com quantidades pequenas e ja dimuiu as perdas e terceiro pq oque sobra vc deixa na própria tampina, a tinta seca e a tampinha fica naquela cor que vc pode reutilizar em outro momento colocando mais solvente. eu mesmo devo ter umas 50 tampinhas ja com cores, virou um tipo de paleta , quando quero uma cor nova uso uma tampinha nova, se ficou muito velha ou suja, joga-se fora. guarde-as numa caixinha pra não juntar poeira. A diluição depende da tecnica, se for no pincel vc tem que achar uma que seja boa pra vc trabalhar, eu mesmo sou meio "negligente" e uso elas mais grossinhas, pqme viro bem nessa diluição .mas o jeito mais bacana é vc diluir bem, e ir fazendo camadas, pinta , espera secar, pinta de novo. Quem é muito bom em fazer isso é o camarada lucifer, logo ele aparece aqui e explica mais. mas procura um jeito que fica bom pra vc trabalhar , eu uso a consistencia de um iogurte ralo, mais ou menos, lucifer deve usar já proximo a do leite.

Valeu pelas dicas!

Usei as tampinhas a ultima vez sim , mas acabei descartando elas , não guardei...

Achei que a minha ficou mt grossa a ultima vez devia estar tipo um danete mesmo :p , tive que usar varias maos para o amarelo pra cobrir o preto , mas nao gostei muito do aspecto que ficou..
Hoffmannbeck

Mensagempor foradebase em 30 Abr 2015, 23:04

o "danete" seria muito espesso mesmo, e só por mais solvente ( nessa altura vc ja viu que só em lugar arejado pra usar isso, se não tivesse lembrado disso nem teriamos esse post seu - R.I.P hehe) . pinturas claras, como amarelo e branco são dureja mesmo, o problema ali é que seu fundo era preto, ai o que acontece o amarelo vai misturando com fundo preto e ficando esverdeado e o branco ficaria cinza. se der pra tirar o preto é ate melhor e depois começa no amarelo direto, se o preto for do plastico e com paciencia e muitas camadas.
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor lelion em 30 Abr 2015, 23:42

Brucutu escreveu:Eu observei aqui no meu trabalho, que o pessoal da informática escreve em alguns computadores com uma canetinha especial. Algumas marcações são em partes bem lisas (tão lisas quanto uma superfície de vidro), tipo a parte de trás de certos monitores, ou seja, é uma superfície extremamente fácil de retirar qualquer marca, só que eu tentei tirar, passei a unha com força, tentei raspar e a tinta é realmente muito resistente. Eu perguntei pra um deles e o cara me disse algo sobre tinta com enxofre. Pesquisei na internet e vi que existem canetas que são marcadores industriais com tintas bem resistentes.
Imagem

Foi exatamente uma dessas de tinta amarela que usaram para marcar alguns computadores daqui do meu serviço e ficou desse jeito como na foto. Eu tentei raspar, mas a tinta aguentou.
Imagem
Percebi que essa tinta gruda muito bem no plástico e mesmo não sendo boa pra pintar uma superfície inteira (pode ser que sim, só estou supondo), acho que seria uma boa para cobrir articulações. Alguém aqui já usou uma dessas? O carinha me disse que tem em qualquer papelaria, só não fui procurar ainda.

________________________________________________________________________________________________________

Bem, faz um tempo que você perguntou né, mas eu usei e o resultado foi muito bom. Usei num custom que eu estou fazendo, só não vou falar há quanto tempo que estou fazendo :mrgreen: , mas pintei ele com tinta prateada automotiva e tá de boa. Usei num boneco da Marvel icons.

Brucutu, estas canetas são tipo de marcador permanente de CD ou é diferente? Qual a marca ou como se chama? Abs
lelion
Figura Regular

Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39

Mensagempor Hoffmannbeck em 02 Mai 2015, 01:48

foradebase escreveu:o "danete" seria muito espesso mesmo, e só por mais solvente ( nessa altura vc ja viu que só em lugar arejado pra usar isso, se não tivesse lembrado disso nem teriamos esse post seu - R.I.P hehe) . pinturas claras, como amarelo e branco são dureja mesmo, o problema ali é que seu fundo era preto, ai o que acontece o amarelo vai misturando com fundo preto e ficando esverdeado e o branco ficaria cinza. se der pra tirar o preto é ate melhor e depois começa no amarelo direto, se o preto for do plastico e com paciencia e muitas camadas.

Pois é foi justamente o que aconteceu ,deu meio que uma esverdeada... Vou tentar na próxima com menos tinta... E o plastico é preto sim rs..

Olha ai como fico esverdeado as luvas e botas...

Imagem

Imagem
Imagem
Valeu pelas dicas!
Hoffmannbeck

Mensagempor foradebase em 02 Mai 2015, 03:08

conforme vc for dando demãos ela vai ficando no tom amarelo. a base que vc usou foi o wolverine jim lee? vc que esculpiu o cabelo. se foi ficou bem legal
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Lobão em 02 Mai 2015, 09:56

Cara, realmente é uma dureza pintar uma base mais escura. Um bom truque é fazer a primeira base em prata. O pigmento e mais forte de cobertura e aceita melhor ser coberto. Caso contrario serão varias camadas para cobrir e acaba facilitando que haja o descasque.
Vai ajudar tambem se vc não usar jornais com essa imagem. Tira mto a concentração e o o foco...nem reparei no seu trabalho !coolface
Dinheiro e peitholas.... !megusta
Hoffmannbeck escreveu:Imagem
Lobão
Figura Chase

Mensagempor Hoffmannbeck em 02 Mai 2015, 13:24

Obrigado pessoal...

Na verdade a base é o fantomex , reesculpi os braços e tb o peito pq a versão kupert / Lee eh bem robusta...

Imagem

Diminui o pescoço , pois era enorme sem o sobretudo

Imagem

E a cabeça é do gambit xmen clássics ( que acendia os olhos)... Ainda não tenho essa moral de esculpir o cabelinho heheh...

Lobão , essa tinta prata serie qual? Spray acrílica? Usei tintas vinilicas na pintura...

E sobre o jornal foi propositalmente colocado ali , pra da um up na auto estima , quando as coisas dão errado rsrsrs
Hoffmannbeck

Mensagempor Lobão em 02 Mai 2015, 14:07

Vinílica mesmo...
Lobão
Figura Chase

Mensagempor foradebase em 02 Mai 2015, 16:16

fala camarada. ficou boa sua composição de rosto com o gambit. casou bem. so a base que eu acho que vc foi muito corajoso até por usar uma base branca .mas esta resistindo bem aos descascamento? usar o prata que o lobão falou é uma boa mesmo. o prata adere muito bem e ja tamparia o preto de primeira . eu não sei se cria um efeito metalico usando ele como primer, cria lobão? acho que tbm mesmo que criar, a medida que vc for aplicando mais amarelo ele some . continua a luta ai camarada
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Lobão em 02 Mai 2015, 16:33

Não cria mto não. Mesmo com poucas camadas de nova tinta por cima. O efeito metálico as vezes dá certo usando o cromo e não o prata. Friso o "as vezes".
Pra fazer o efeito metálico não é exatamente assim. A maioria das pessoas fazem o metálico brilhoso e não é isso. Muitas vezes acaba parecendo que a figura está melada.
Lobão
Figura Chase

Mensagempor Hoffmannbeck em 02 Mai 2015, 16:59

Tem uma diferença entre coragem e falta de experiencia e não ter outra base rs...

Tinha os dois disponível aki e pensei pq não?..

Desmontei ele todo, menos o torso , e foi ai que ele descascou. Os membros foram todos lixados e ali seguro bem. Não usei veniz , talvez ajudasse ainda mais...
Imagem

Nessa foto da pra ver bem onde descascou... A articulacao raspa no torso.....Imagem

Mas no geral fiquei bem satisfeito... Aprendi bastante coisas nesse 1o custom...
Hoffmannbeck

Mensagempor foradebase em 02 Mai 2015, 17:25

mas é isso mesmo camarada , experiencia so vem com pática mesmo, vc vai ver que o proxima ja vai melhor. aquela rticulação do ombro e ruim mesmo, geralmente é muito apertada , ja vi gente que corta ela em um lado, tira lixa e poe de novo, mesma coisa com as ball joints da virilia. o verniz ajuda siam afixar mas e bom aplicar com aero, ou no caso esperara secar bem a tinta . verniz novo e bomd emais pra fixar tava agora pintando caiu uma mancha na minhão e vai sair esfregando bem, já meu verniz velho saia moleza. Mas quem sabe uma hora cv nãoa acha um wolverine ai em conta e faz uma versão 2. mas ficou bem legal. bem vinso ao hobby
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Brucutu em 02 Mai 2015, 19:13

lelion escreveu:Brucutu, estas canetas são tipo de marcador permanente de CD ou é diferente? Qual a marca ou como se chama? Abs

Rapaz, eu tenho que dar uma chegada lá no setor dos caras da informática e perguntar. Essas informações que eu passei são tudo pelas pesquisas que fiz na internet mesmo. Já posso te adiantar que não são aquelas canetas marcadoras de CD.
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Brucutu
Figura Lendária

Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21

Mensagempor AlexisSantos em 02 Mai 2015, 23:14

Fiz uma gambiarra aqui com a tinta pra não descascar,misturei um pouco da acrilica com super bonder e tive que aplicar na pressa,até que o resultado foi bom,pintei as areas com articulações,tipo as do ombro. A primeira camada eu fiz com o spray colorgin pra cobrir tudo,dai eu passei a gambiarra
Imagem

Perdi o pincel. !shit
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54

Mensagempor Léo Customs em 02 Mai 2015, 23:25

Spray colorgin eu usei bastante no começo, mas hoje em dia não uso nenhuma tinta a base de solvente comum
Justamente porque tintas a base de solventes (aguarás, tinner...) ocorrem a famigerada reação química com alguns tipos de plástico, dando com o tempo um efeito melado e grudento ao toque.

O primer que uso as vezes é o tom de pele. Ajuda muito na pintura de cores claras como o branco e amarelo. Prata eu realmente não sabia. Vou testar qualquer hora.
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor Hoffmannbeck em 03 Mai 2015, 02:49

Pois eh.... Na próxima vou de montar o torso e lixar essas partes internas da articulação na mini retifica tb... Achei que não fosse necessario...

realmente o wolvie seria perfeito ,já ta meio que na cor e td.... Outra coisa que eu alterei tb na figura foi o ankle rocker que não tinha na figura.... Achei bem fácil.. E muda a gama de poses que a figura pode fazer...

Outra coisa que estragou tb a pintura , eh que o plástico eh mt mole!!! Essa base pelo menos tinha uns pinos imensos que não entravam nem ferrando de volta.... Foi o maior sufoco remontar ele ( axei que seria a parte fácil)

Eai acabei danificando algumas partes da pintura no braço.....

Amigo Alexis , depois nos conte se realmente te ficou bacana... Eh algo simples e fácil de tentar... O duro eh perder o pincel rs.

Léo , acho que o tom de pele fica mais fácil pra mim , pq tenho as cores primárias aqui... Vou tentar antes do prata...
Hoffmannbeck

Mensagempor AlexisSantos em 03 Mai 2015, 07:40

O spray geralmente eu uso pra fazer a base,depois eu passo a tinta
Deu certo sim Hoffmannbeck,a tinta que eu tava usando era brilhante então n teve problema..mas acredito que com a tinta fosca é só passar o verniz fosco por cima que já disfarça bem
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54

Mensagempor RJMarvel em 14 Mai 2015, 12:48

Boa Dia!!!

Algum dos nobres colegas saberia me dizer que tom de azul é esse? Existe pronto? Que mistura de cores fazer para chegar a ele?

http://www.figurerealm.com/viewcustomfi ... ?FID=63555

A mesmas perguntas para ao azul do Thor

https://www.figurerealm.com/viewcustomf ... ?FID=26519

CComo conseguir o efeito jeans ao pintar um personagem de calças compridas?
RJMarvel
Figura Customizada

Data de registro: 19 Mai 2013, 19:49

Mensagempor KurtWagner em 14 Mai 2015, 16:10

Não sei se já existe pronto, mas é fácil de fazer, qualquer azul escuro que você comprar misturado com preto e/ou branco. O do Thor tem mais branco e o do Cannonball tem mais preto.

Jeans você consegue fazendo efeito drybrush com um tom de azul mais claro por cima: http://www.angelfire.com/mech/jinsaotome/PaintingTips.html
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

AnteriorPróximo