logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor foradebase em 18 Fev 2015, 00:30

fala camarada , bom procure por alguns desses , hiro, leo ou lobão. todos eles tem topicos aqui no forum de customs. mas tbm conhecendo a hasbro vamos ver se ela lança mesmo essa serie. falando me vermelho metalico , tenho visto que alguns homens de ferro meu da hasbro, com o tempo começam a desbotar , tem mais essa agora rsrs
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Mensagempor RJMarvel em 20 Fev 2015, 17:05

BOA TARDE A TODOS.

Estou considerando comprar essa tinta TESTOR tinta esmalte VERMELHO METÁLICO FLOCOS ou essa TESTOR tinta esmalte VERMELHO METALICO para utilizar em meus custons. As perguntas são: Essa tinta é adequada para pintar plástico?
Não há o risco dos produtos que ela contem em sua formula ou do solvente usada para diluí-la antes de pintar danificar/corroer o plástico dos bonecos? Da para aplicar sem dissolver?
Qual o melhor tipo de pincel para trabalhar com esmalte?

Imaginem repintar o futuro BAF Hulkbuster e vê-lo destruído pela tinta? Que prejuízo seria

Desde já meu muito obrigado!!!! :D
Editado pela última vez por RJMarvel em 20 Fev 2015, 17:22, num total de 1 vezes
RJMarvel
Figura Customizada

Data de registro: 19 Mai 2013, 19:49

Mensagempor KurtWagner em 20 Fev 2015, 17:11

Tinta esmalte fica grossa e descasca MUITO fácil. Não recomendo. [-X
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor RJMarvel em 20 Fev 2015, 17:23

KurtWagner escreveu:Tinta esmalte fica grossa e descasca MUITO fácil. Não recomendo. [-X

OK. Se o mestre falou estou tirando meu time de campo. =D>
E quanto as tintas acrílicas da mesma marca (TESTOR) são boas??
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor KurtWagner em 20 Fev 2015, 18:06

Testor's é uma marca bem famosa lá fora, é de boa qualidade. Por que você não tenta o transparent red deles? Vermelho transparente para passar por cima de algo que já é brilhante - por exemplo, lanterna de freio de carros de modelismo.
Fica muito interessante o efeito. Melhor ainda se fosse por cima de prateado.

Suponho que o Hulkbuster vai ser brilhante, mas num tom de vermelho claro. Procure lá no site da Testor's o transparent red acrílico e veja se te agrada. Outra opção é usar verniz vitral por cima. No site da Acrilex eu vi que eles têm um vermelho fogo. Tá cheio de fotos de gente que usou esse verniz em lanterna de carros de verdade.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor Lobão em 20 Fev 2015, 21:23

KurtWagner escreveu:Tinta esmalte fica grossa e descasca MUITO fácil. Não recomendo. [-X

Via de regra é isso mesmo. Mas não necessariamente verdade absoluta. O meu primeiro custom passei quase 1 ano testando tecnicas de escultura, desmontagem, modelagem e pintura. Fiz e refiz umas 500 vezes pra testar algumas coisas.

A tinta esmalte sintetica, e até esmalte de unha, podem seu utilizados em customs sim, inclusive em articulações, sem descascar, desde que seja feita o trabalho de base e as camadas de tinta com diluições certas e, no caso de esmalte de unha, principalmente, que nao haja mudanca radical da cor da base para a coloracao. Demora quase 1 um mes entre os tempos de secagem mas o resultado fica satisfatório. Não fica bom e rápido como o uso de vinilicas, mas eh mais interessante do que a acrilica.

Meu primeiro custom foi concluido em 2007, vivo mexendo e nao houve sinais de descascar a tinta sintetica. Recomendo fortemente o uso de vinilicas pois sao as que mais se aproximam das tintas para este fim usadas pelos fabricantes.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor foradebase em 20 Fev 2015, 23:00

tinta pra mim é vinilica. tem muita coisa que ate pode funcionar ,disponivel logo no supermecado pertinho. mas como o lobão falou , é complicado demais e o barato acaba saindo caro. agora tem coisas de aeromodelismo que parece que funciona demais. os gringos costumam usar e o fazem e muito bem . Mas como ja falamos, pra eles acesso não é problema. vallejo e tamya parecem ser as mais bacanudas nessa linha . No caso do iron man, até pode ser interessante pegar algo metalico dessas marcas pq não sei se as vinilicas darão um super acabamento no sentido do tom. mas acho que fazendo um primer prata e pegando um vinilico da linha metalica até pode rolar sim.
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor RJMarvel em 21 Fev 2015, 01:02

OBRIGADO: KurtWagner, Lobão, Foradebase.

........acho que fazendo um primer prata e pegando um vinilico da linha metalica até pode rolar sim.

Sério?????
Nunca encontrei vinílicas metálicas. Nem sabia que existiam. Nas lojas em que compro aqui no Rio (Uma em Madureira outra no Centro da Cidade) jamais pintaram. Onde compro/encontro??
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor Hiroyuki em 21 Fev 2015, 01:10

RJMarvel escreveu:OBRIGADO: KurtWagner, Lobão, Foradebase.

........acho que fazendo um primer prata e pegando um vinilico da linha metalica até pode rolar sim.

Sério?????
Nunca encontrei vinílicas metálicas. Nem sabia que existiam. Nas lojas em que compro aqui no Rio (Uma em Madureira outra no Centro da Cidade) jamais pintaram. Onde compro/encontro??

Tinta vinílica no tom metálico que eu vi tem prata e ouro , como já disseram as tintas acrílicas eu recomendo só as para plastimodelismo que inclusive tem as da Hobby Cores que são mais em conta e tem várias opções de cores só que o solvente dela tem que ser álcool.
"I belong to the Warrior in whom the old ways have joined the New."
Hiroyuki
Figura Variante

Data de registro: 29 Jun 2011, 23:20

Mensagempor foradebase em 21 Fev 2015, 01:28

é verdade camaradas , o tom era cobre , eu jurava que era vermelho. uma vez usei uma da testor vermelho brilhante , o tom era lindo, feito pra pintar ferraris imagino rsrs. mas se eu não me engano ela ficou um pouco grudenta no vinil mais mole.

esse mano gringo aqui fez um esquema bacana , usou um prime prata , e depois um tal de red clear e foi fazendo camadas até chamar no tom metalico , bem nos esquema do Kurt mesmo. Depois ele repete o esquema no dourado, por concidencias as cores que vc precisa rsrs
https://www.youtube.com/watch?v=r3EbBVuHZNE
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor GABSATO02 em 23 Fev 2015, 17:16

Imagem

Pessoal...preciso de ajuda...qual tinta eu posso usar pra repintar esse elmo? Qual a marca, tipo e tonalidade? Procuro uma tinta que não descasque...
Em buraco de paca, tatu caminha dentro?
GABSATO02
Figura Variante

Data de registro: 21 Fev 2012, 10:04

Mensagempor foradebase em 23 Fev 2015, 18:01

fala camarada. tintas para custom só consigo recomendar vinilica. se encontra facil, não e tão cara e funciona muito bem em vinil, que é a materia dos nosso filinhos. existem marcas gringas que tbm tem um efeito legal ,mas sinceramente nunca testei, as mais famoso são tamya e vallejo. se vc for daqui se são paulo vc consegue comprar vinilicas na galaria do rock, la no quarto andar. Pra pintar o elmo vc tem duas opções ao meu ver. primeira, usar a tinta prateada direto. dissolvilda em solvente e aplicada com pincel. vai ficar um prata uniforme. Sua segunda opção é fazer um dry brush (pincel seco) para criar um efeito de um metal mais velho. ai vc vc terá que comprar uma tinta preta tbm . em ambos os casos vc precisa de solvente vinilico ( saturno, geneses, tec screen) e fazer isso num lugar arejado pra não passar mal . e muito facil vai sem medo
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Lucasmaia01 em 01 Mar 2015, 20:59

Olá galera! Gostaria de saber se alguém tem experiência com tinta poliéster. Se ela é melhor que a vinilica para os actions. Valeu!!!
Lucasmaia01
Figura Loose

Data de registro: 05 Jun 2012, 11:02

Mensagempor Pedro Minari em 01 Mar 2015, 22:43

alguem poderia me mandar as cores das tintas vinilicas ou marcas ?????
minaricomics
Pedro Minari
Peça de BAF

Data de registro: 22 Jul 2013, 14:52

Mensagempor foradebase em 02 Mar 2015, 17:04

Pedro Minari escreveu:alguem poderia me mandar as cores das tintas vinilicas ou marcas ?????

fala camarada , cores ate que tem bastante, mas eu so optei so tenho aqui 8 potes , sendo as 3 cores primarias , preto, branco , verniz fosco, prata e dourado.
As demias cores eu vou combinando e funciona bem. mas cada marca de tinta tem seu hall de cores. das marcas temos varias tbm , eu recomendo saturno e sicoltex. a tec screen tbm bacana , so não recomendo muito a politex, e ruim para pincel. mas se vc achar vai de saturno,é a melhor mesmo. Não esqueça o solvente senão vc não trabalha. de solvente só não recomendo da marca universal , é muito forte o cheiro. obs uso tudo fosco, tintas e verniz
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor AlexisSantos em 02 Mar 2015, 21:24

Consegui recolorir uma figura,comprei corante preto xadrez e misturei com agua em uma panelinha,com a agua fervendo,coloquei a figura de 5 em 5 minutos até ficar toda preta.
Bom que a tinta não descasca nas articulações
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54

Mensagempor lord_rayden em 02 Mar 2015, 21:53

Eu fiz um custom do FERA e usei tintas bem vagabundinhas (uns 4 ou 5 reais o vidro). São acrílicas e da marca ACRILEX.

Mas não é muito resistente.

Olha como ficou a pintura:

Imagem

Imagem
██ TOPICO DA COLEÇÃO: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=19846 ██
lord_rayden
Figura Chase

Data de registro: 05 Mar 2012, 00:40

Mensagempor foradebase em 02 Mar 2015, 23:54

ficou interessante , gostei dos tons de azuis. uma coisa que talvez fosse melhorar o resultado, seria diminuir o brilho. no caso vc usou alguns verniz ao final da pintura ou esse brilho é da tinta mesmo?
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor lord_rayden em 03 Mar 2015, 08:57

Acho que você está pensando que o 1º fera é meu custom.

O meu é o do meio, kkkkk !shit

Usei 2 tons de azul, mas não aparece tanto. Um claro e outro um pouco mais escuro.

Obrigado pelos comentários! Valeu.

No tópico da minha coleção tem + fotos.
██ TOPICO DA COLEÇÃO: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=19846 ██
lord_rayden
Figura Chase

Data de registro: 05 Mar 2012, 00:40

Mensagempor foradebase em 03 Mar 2015, 20:51

Entendi, eu acheiq ue vc tinha pintado dos dois ai no caso. o tom ta bem bacana. mas como vc falou a tinta não ajudou tbm. se vc tiver facilidade com importações se achar um dia as tintas da vallejo, elas são lindas , tem um tom de cor muito bom, na tonalidade e melhor que a vinilica e diliu com alcool ou agua , pode ser uma boa pra quem quer um tinta bonita mas nãoq uer entra de cabeça nas vinilicas, que precisam e solvente proprio e espaço
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Metaltech em 19 Mar 2015, 15:18

Olá pessoal!
Observo que algumas partes de figuras Marvel Legends com pinturas metalizadas desbotam com o tempo (manuseio e outros fatores).
Exemplo: Galactus BAF, ombreiras do Ômega Red e cabeça do Iron Man 2-Pack.

Como retocar essas partes? Existe alguma tinta PVA metálica acrílica ou alguma outra tinta pra que se possa fazer um "dry brush" e reformar essas partes?
Caught Somewhere In Time
Metaltech
Figura Loose

Data de registro: 03 Out 2012, 11:14

Mensagempor AlexisSantos em 19 Mar 2015, 20:10

Oi Galera,alguém sabe se essas tintas da Revell prestam pra pintar os bonecos?
E esses sprays da colorgin não deixa o plástico mole grudento? Tentei só com a metallik que não grudou,mas nunca tentei com as cores comuns,agora to em duvida
Hail Hydra..
AlexisSantos
Figura Customizada

Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54

Mensagempor foradebase em 21 Mar 2015, 15:41

colorgin e derivados eu nunca usei, a revell eu usei uma epoca . me lembro que o vermelho e o azul da testors grudou um pouco. ja o preto e um bege que tinha emanel foi de boa. mas assim pelo preço deles , eu recomendo ainda as vinilicas, o preço não muda tanto e vc vai ter muito mais tinta , Meu azul por exemplo eu nunca troquei tem anos ja. tambem se o plastico for muito mole como o da capa, ai a chace de grudar é enorme.
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor TioPensador em 22 Mar 2015, 16:21

Onde fica esta loja no Centro ??

RJMarvel escreveu:OBRIGADO: KurtWagner, Lobão, Foradebase.

Sério?????
TioPensador
Peça de BAF

Data de registro: 23 Out 2014, 22:36

Mensagempor Metaltech em 24 Mar 2015, 11:13

Alguém já utilizou tinta automotiva metálica em figura de ação? Gostaria de saber o resultado.
Caught Somewhere In Time
Metaltech
Figura Loose

Data de registro: 03 Out 2012, 11:14

AnteriorPróximo