Mas há maneiras de adicionar esse movimento lateral aos tornozelos, sem precisar canibalizar nenhuma figura. O método que eu criei e compartilho aqui envolve apenas materiais encontrados facilmente em casa.
Personagens como Daredevil e Elektra ficam com mobilidade nota 10 agora:

Você vai precisar de:
- Canivete
- Chaves de fenda pequenas
- Furadeira
- Secador de cabelo (ou água quente - mais complicado)
- 2 arames, desses que você encontra comumente por aí, até em saco de pão de forma.
- Tinta de sua preferência
- Durepóxi
- Superbonder
- Lixa
Vou usar como modelo aqui a Sharon Carter da Marvel Legends. Como agente da S.H.I.E.L.D, é uma personagem que poderia se beneficiar bastante. O método serve também para Marvel Universe e alguns GIJOE's, embora seja um pouco mais difícil trabalhar em escala menor.

Primeiro, aqueça um dos pés com o secador de cabelo por aproximadamente 1 minuto e puxe-o fora. Por enquanto, deixe o outro pé no lugar para servir de modelo de altura/centralização depois, embora não seja 100% necessário.
Você também pode colocá-lo em água quente ao invés de usar o secador, mas isso pode danificar a tinta, caso seja customizado (como é o caso aqui), e você pode se queimar.
Note que as figuras femininas da Hasbro que usam o corpo Elektra/SHIELD Agent/Mystique/Madame Masque/etc,etc,etc, têm "dentes" nas laterais do disco que tornam a articulação muito dura, é até difícil de mexer o pé, e ela não pode ser assim para o que queremos fazer. Lixe-os fora ou corte-os com o canivete. Não precisa remover tudo, basta diminuir a altura deles. A articulação continuará firme o suficiente para qualquer pose. Se ainda assim você achar que ficou muito frouxa, pegue um palito com superbonder e passe um pouco (bem pouco!) em alguns pontos da lateral do disco, e não pare de mexer a articulação até secar.

Agora, vamos cortar com o canivete em torno do disco da articulação, como na linha tracejada (pode usar o secador se quiser amolecer um pouco o plástico, mas eu fiz sem isso):


Nesse ponto não precisamos cortar certinho com capricho, tudo receberá acabamento com durepóxi depois, apenas não danifique o disco.
Corte "fatias" das laterais, deixando um retângulo de cada lado, conforme imagem abaixo:

Note que essa barra saindo do disco é mais comprida do que o necessário, não caberá no pé. Corte na linha indicada. Adicionalmente, reduza o diâmetro da "cabeça" até ficar praticamente igual ao da barra. Pode cortar de maneira bem bruta, não precisa ser de diâmetro igualzinho ao da barra ( é até bom ser um nadinha maior, para aumentar o atrito).
Queremos colocar essa barra no pé em um ângulo. Eu prefiro mais horizontal, fica mais natural será o movimento em poses extremas. Quanto mais próximo de 45º ficar, mais parecido será com as figuras atuais da Hasbro, que ficam em poses bem estranhas quando o pé está muito girado. Em ambos os casos, a faixa movimento dependerá apenas do quanto você "cavar" o pé para não haver pontos de atrito. Eu começo a furar com a chavinha de fenda, para servir de guia, e completo o furo com a furadeira. Vá devagar, cuidado para não atravessar o pé com a broca.


Uma vez encaixado, tente girar para os lados. Você verá que ele arrasta em vários pontos, não tem muita faixa de movimento. Isso significa que você terá que "cavar" mais o pé com o canivete, tendo em mente que cobriremos de durepóxi o tornozelo, vai ficar mais grosso. O acabamento, caso você corte mais do que o necessário, também será feito com durepóxi.
Note as linhas vermelhas da imagem. Coloquei-as porque será preciso reduzir a altura nestes dois pontos, mas isto pode esperar mais um pouco.

Uma vez que você consiga girar sem problemas o tornozelo, pegue um arame, desencape, e passe em torno dos retângulos da articulação do tornozelo conforme as fotos.
Primeiro um lado, depois leve o arame para o outro:



Agora torça as pontas e corte o excesso fora:


O arame servirá de "esqueleto". Agora, encha o buraco da perna com durepóxi (não até a boca, para não transbordar depois) e coloque o pé de volta, usando arame torcido como pino.


Agora, cobriremos as laterais com durepóxi. A forma não é importante neste momento (será refinada e lixada depois), o que é importante é cobrir toda a lateral e ter certeza de que o durepóxi está pegando também por debaixo da perna, mas nunca no disco. Centralize o pé e verifique se a altura está correta em relação ao outro.


Agora deixe em repouso por pelo menos 4 horas, para o durepóxi secar totalmente. Passado esse tempo, veja se ele solta quando você tenta movimentar o pé para frete/trás/lados. Se soltar, use um pouco de superbonder na junção do tornozelo com a perna, nunca deixando cair no disco da articulação. Agora, você deve fazer o formato certinho do tornozelo com o durepóxi e lixar para não aparecer a emenda. Faça acabamento no pé, se o corte feito pelo canivete não tiver ficado certinho.
Verifique se a articulação não raspa no pé fazendo os movimentos laterais, pode ser necessário cavar mais para não sair a tinta depois, além de melhorar a mobilidade. Repita todos os procedimentos para o outro pé. Veja se precisa abaixar a altura dos pontos onde eu desenhei as linhas vermelhas, para poder mover o pé mais pra frente/trás.

Agora é só pintar e partir pro abraço!

