logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor duranteb2001 em 16 Mar 2014, 19:41

Nunca encontrei vinílica cor de pele. Começo misturando amarelo, branco (em quantidades quase iguais), pouco vermelho e uma pitada de preto (bem pouco mesmo, tipo molhar o pincel bem de leve para cada 100ml de tinta já misturada). Comece com quantidades pequenas. Até atingir o tom q vc quer, vai uma boa quantidade de tinta, mas pra não desperdiçar, misture em algum recipiente (vidro ou lata de tinta) q possa ser bem fechado e depois reutilizado sempre q precisar...
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Data de registro: 13 Dez 2009, 10:58

Mensagempor RJMarvel em 17 Mar 2014, 08:47

Valeu. Nesse caso precisarei comprar vinilíca branca e amarela que são cores que não possuo.
Valeu a dica.
RJMarvel
Figura Customizada

Data de registro: 19 Mai 2013, 19:49

Mensagempor RJMarvel em 10 Abr 2014, 19:48

Uma (mais uma kkkkkk) que tipo de pincel vocês usam para obter um bom resultado com tintas vinílicas? Me refiro ao material mesmo já que há pinceis confeccionados com diferentes materiais. Ou todos usam aerógrafo? Se a resposta for sim há onde comprá-los por preços mais baratos? Os compressores são sempre tão caros. Será que vale a pena comprar um aerógrafo como esse do link: http://loja.ferramix.com.br/ecommerce_s ... si-9MV-EDA

Se puder me indiquem uma marca e modelo e como baratear co compressor

E quanto a proporção tinta/diluente?

Abraço a todos
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor Lúcifer em 18 Abr 2014, 16:06

Bom camarada... uso vinílica com pincel também.
No caso procure por pincéis macios de preferências de marcas boas tipo tigre e fabercastell,
ou seja, os mais caros mesmo.
Sobre diluir a tinta vinílica e mais no olho mesmo. Dilua a ponto de focar fácil de trabalhar, mas
tome cuidado em colocar muito solvente se não a tinta fica fraca e não adere. Eu costumo diluir
ela com o verniz vinílico, o resultado é bom. E já me deram a dica de diluir ela com gasolina.
Já o assunto de compressor não é comigo, mas você pode fabricar um mais em conta com inalador.
Seque o link:

http://www.aventuraeoffroad.com/aventur ... dores.html
Não deixe para costumizar amanhã o que você pode costumizar hoje.
Lúcifer
Figura Customizada

Data de registro: 03 Fev 2010, 21:36

Mensagempor Chainsaw76 em 30 Abr 2014, 07:48

Galera, tenho uma dúvida sobre 'prazo de validade' de tintas vinílicas, em especial da marca Tamiya. Comprei alguns frascos dessa marca ainda em 2010, e em alguns itens que pintei nessa época, a tinta não descasca nem com reza braba (o que obviamente é uma coisa boa). Mas usando essas tintas atualmente, mesmo ainda apresentando um ótimo acabamento, elas saem com certa facilidade ao passar a unha na superfície.

O problema é que nenhum dos frascos apresenta qualquer informação sobre data de validade. Alguém sabe dizer qual o período máximo sugerido para uso desse tipo de tinta?

Vlw!
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Chainsaw76
Figura Lendária

Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54

Mensagempor Juarez Alencar em 30 Abr 2014, 17:10

Cara, aqui em casa tem uns frascos com mais de 10 anos e estão em perfeito estado. Acredito que elas não tenham um prazo de validade definido, vai depender das condições que a tinta foi exposta. Por exemplo, se ficou muito tempo no sol, é provável que suas qualidades sejam alteradas.
O filho da Faora tem a mãe na zona!
Juarez Alencar
Figura Loose

Data de registro: 21 Mar 2013, 08:08

Mensagempor Lobão em 05 Mai 2014, 01:09

Cara, de boa, se a data de validade venceu, jogue fora e pronto. Compre outras e bola pra frente.
A tinta não fica mais com o mesmo poder de fixação e aderência nas peças.
Acredite....experiência própria.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor Léo Customs em 05 Mai 2014, 01:22

Também acho...
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor Chainsaw76 em 05 Mai 2014, 03:22

Lobão escreveu:Cara, de boa, se a data de validade venceu, jogue fora e pronto. Compre outras e bola pra frente.
A tinta não fica mais com o mesmo poder de fixação e aderência nas peças.
Acredite....experiência própria.

Mas Lobão, independente de eu comprar novas tintas ou não, isso ainda não responde minha pergunta. Eu queria saber se existe uma estimativa de tempo de uso para esse tipo de tinta quando não se tem uma data de validade no frasco.

O foda é que testando novamente em outras superfícies, a tinta adere melhor. Então não creio que esteja totalmente inutilizada.
Chainsaw76
Figura Lendária

Mensagempor Lobão em 05 Mai 2014, 14:46

Chainsaw76, falei mais para o post do Juarez Alencar. 4 anos é muita coisa...imagina 10 anos. Tem casamento que não dura isso.
Mas respondendo, Vinílica 24 meses, acrílicas 48 meses. Ambas se não forem abertas. Após abertas utilizar em no máximo 6 meses....
Em Suma: Deixa de ser pão duro, joga fora essas tintas de 10 anos e compra outras... :D
Lobão
Figura Chase

Mensagempor Chainsaw76 em 05 Mai 2014, 15:53

Hehe, se as minhas tivessem 10 anos eu também já teria jogado fora. :P

Valeu pelo esclarecimento. Aliás cometi um engano ao dizer que as minhas tintas são vinílicas, na verdade são acrílicas e boa parte delas não foi usada ainda. tive uns 2 frascos que usei por algum tempo (cor branca pra servir de base) que a tinta havia perdido muito da aderência, mas esses já foram pro lixo faz tempo. Por isso fiquei na dúvida sobre estimativas de tempo de uso.
Chainsaw76
Figura Lendária

Mensagempor Lobão em 06 Mai 2014, 23:10

RJMarvel escreveu:Uma (mais uma kkkkkk) que tipo de pincel vocês usam para obter um bom resultado com tintas vinílicas? Me refiro ao material mesmo já que há pinceis confeccionados com diferentes materiais. Ou todos usam aerógrafo? Se a resposta for sim há onde comprá-los por preços mais baratos? Os compressores são sempre tão caros. Será que vale a pena comprar um aerógrafo como esse do link: http://loja.ferramix.com.br/ecommerce_s ... si-9MV-EDA

Se puder me indiquem uma marca e modelo e como baratear co compressor

E quanto a proporção tinta/diluente?

Quando comecei a pintar usava pincel pra tudo. É sempre bom ter um leque mínimo de variedade. Todos de cerdas macias e finas. Isso é imprescindível para um bom acabamento de pintura sem marcas ou linhas das camadas de tinta. Recomendo o seguinte kit:
- 01und - 10.Condor 424;
- 01und - 12.condor 426;
- 01und - 00.condor 402;
- 02und - 0.condor 109;

Sugiro começar com pincel antes de passar para o aerógrafo. Teste fazer os efeitos de sombreamento e gradação entre cores. Fazer linhas sólidas, longas e consistentes. Aprenda a aplicar texturização com tinta e por ai vai. Pois mesmo com aerógrafo, ainda muita coisa, retoques e detalhes tem que ser aplicados com pinceis. Dá pra fazer trabalhos incríveis com pincel. Mas o aerógrafo deixa o acabamento como de processo fabril se vc quiser. Coisa que com pincel é mais complicado, pois sempre dá um ar mais artístico do que industrial.

Tem vários vendedores que bacanas que vendem o conjunto aerógrafo+compressores na net. Só toma cuidado com alguns que querem empurrar pra comprar compressores absurdos de grandes, tipo 16kg. O meu tem 3,5kg. Ficam dizendo que é fundamental ter tanque. Tanque é importante...sim. Melhora o trabalho, sem duvida. Mas não é fundamental. Pode comprar um simples mesmo. O importante é ter tanto um manômetro quanto um filtro de ar/condensador. A nomenclatura depende muito do fabricante e vendedor. Se vai trabalahar com aerógrafo não pode regular mixaria. Ou compra certo, ou não compra ou junta grana pra comprar depois...Não tenta usar essas cambiarras que a galera usa usando compressor de geladeira ou sei lá o que. É perigoso pra caramba.

Proporção tinta solvente vária muito de marca pra marca. No pincel, geralmente as primeiras camadas 1:3. As demais 1:1,5. No aerógrafo, 1:4 primeiras camadas e 1:2 ou 1:3 as demais.

Espero ter ajudado.
Lobão
Figura Chase

Mensagempor Sanches em 07 Mai 2014, 00:21

Lobão, eu estou usando um compressor compacto da Wimpel

http://www.wkshop.com.br/loja/produtos_descricao.asp?m_descricao=4&codigo_departamento=6&codigo_produto=2429

Ele foi bem baratinho, não é mto potente, mas tá dando conta do recado de boa aqui com o Aerografo Sagyma. Mas o lance é que a potencia dele só é suficiente para aerografos de gravidade, com o copo em cima. Os que tem copo em baixo ou do lado precisam de mais pressão.
www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30

Mensagempor Lobão em 07 Mai 2014, 08:03

Outra dica legal Sanches. Tinha esquecido desse detalhe do copo. Por isso recomendo comprar o aerógrafo e o compressor logo em forma de kit. Fica mais difícil de rolar alguma falha ou desconexão entre os equipamentos. Estou usando um aerógrafo da Steula também por gravidade e um compressor da sagyma, tipo:
Imagem
Lobão
Figura Chase

Mensagempor lord_rayden em 25 Mai 2014, 15:47

Qual tinta posso usar pra pintar fita crepe?
██ TOPICO DA COLEÇÃO: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=19846 ██
lord_rayden
Figura Chase

Data de registro: 05 Mar 2012, 00:40

Mensagempor Lobão em 25 Mai 2014, 19:26

Acrilica, eu acho. Ela fixa muito bem em papel e isopor...
Mas...Fita Crepe? Não esperava por essa...
Lobão
Figura Chase

Mensagempor lord_rayden em 25 Mai 2014, 21:49

Lobão escreveu:Acrilica, eu acho. Ela fixa muito bem em papel e isopor...
Mas...Fita Crepe? Não esperava por essa...

Não liga não, nunca fiz nenhum custom, não sabia o que usar e usei fita crepe mesmo.

Fiz um esqueleto usando fio rigido e depois envolvi com fita crepe pra dar uma aparência de roupa.

Não tem "articulação", mas dá pra mecher ele, pois o corpo, braços e pernas são só "fios enrolados".

Usei durepoxi pra as partes "arvore"

Olha como tá:

Imagem

Imagem

Espero que depois de pintar, melhore 1.000%
██ TOPICO DA COLEÇÃO: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=19846 ██
lord_rayden
Figura Chase

Mensagempor Lobão em 25 Mai 2014, 22:55

Uia...né que a ideia é boa. Gostei da ideia do fio flexível.
Acho que pra ficar mais durável será que daria certo usar fita isolante ou aquelas SilverTape e depois pintar de vinilica?
Lobão
Figura Chase

Mensagempor lord_rayden em 26 Mai 2014, 10:28

Como faço pra fazer aquele esquema "drybrush", pra que as partes de árvore não fiquem em um só tom? Pinto as arvores de preto e dps de marrom por cima?
lord_rayden
Figura Chase

Mensagempor Melo jr em 26 Mai 2014, 14:11

lord_rayden escreveu:Como faço pra fazer aquele esquema "drybrush", pra que as partes de árvore não fiquem em um só tom? Pinto as arvores de preto e dps de marrom por cima?

Um sugestão, pinta da marrom, a cor que vc quiser, uma mão, depois pega essa cor escurece bem deixando quase preto e dilui bem na aguá ou tiner dependendo do tipo de tinta, para a durepoxi eu recomendo tinta óleo,(esmalte sintético) passa na figura e vai secando com um pano, isso faz com que só as entranhas e fissuras fiquem mais escuras, depois vc pega a mesma tinta marrom e clareia ela um pouquinho com branco, e usando um pincel quase seco vc pinta por cima, assim só as partes de maior relevo vão ficar mais claras dando uma aspecto de luz sobre a figura.
Melo jr
Figura Customizada

Data de registro: 11 Jun 2010, 08:26

Mensagempor KurtWagner em 26 Mai 2014, 15:35

Para o caso de simular madeira, recomendo pintar de preto como base, depois pegar a tinta marrom no pincel e retirar o excesso até não sobrar quase nada, e ir arrastando nas partes altas da superfície da figura.

Tutorial para várias técnicas de pintura aqui: http://www.angelfire.com/mech/jinsaotom ... gTips.html

Recomendo tinta acrílica (passando verniz acrílico fosco em cima depois de seco, para fixar bem). Esmalte é muito ruim para pintar figuras, fica grosso e sai fácil com qualquer arranhadinha.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor Melo jr em 26 Mai 2014, 15:52

KurtWagner escreveu:Para o caso de simular madeira, recomendo pintar de preto como base, depois pegar a tinta marrom no pincel e retirar o excesso até não sobrar quase nada, e ir arrastando nas partes altas da superfície da figura.

Tutorial para várias técnicas de pintura aqui: http://www.angelfire.com/mech/jinsaotom ... gTips.html

Recomendo tinta acrílica (passando verniz acrílico fosco em cima depois de seco, para fixar bem). Esmalte é muito ruim para pintar figuras, fica grosso e sai fácil com qualquer arranhadinha.

Então eu citei esmalte porque ele não vai pintar um figura de plastico, onde o ideal é a tinta vinílica, eu indiquei esmalte porque ele vai pintar sobre durepoxi, e nela o esmalte sintético, a famosa tinta óleo, adere melhor.

Imagem
Melo jr
Figura Customizada

Data de registro: 11 Jun 2010, 08:26

Mensagempor Lobão em 26 Mai 2014, 17:17

KurtWagner escreveu:Para o caso de simular madeira, recomendo pintar de preto como base, depois pegar a tinta marrom no pincel e retirar o excesso até não sobrar quase nada, e ir arrastando nas partes altas da superfície da figura.

Perfeito. O visual fica bem mais realista do que usando o inverso
Lobão
Figura Chase

Mensagempor RJMarvel em 26 Mai 2014, 21:50

Boa noite galera!

Fazia já algum tempo que não acessava esse tópico.
Quero agradecer as preciosas dicas de todos e por dividirem suas experiências comigo. Em particular ao Lobão pelos toques sobre pinceis, diluição das tintas aerógrafos, compressores etc.

Valeu mesmo.
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor lord_rayden em 03 Jun 2014, 17:33

O que tenho que misturar pro marrom que tá bem escuro, ficar um pouco + claro?
lord_rayden
Figura Chase

AnteriorPróximo