Fala galerinha, o que eu fiz deu certo e espero que funcione com vocês também, segue abaixo o que vai ser necessário para efetuar a limpeza:
nome do método: A arte de estar sem grana!
1 Copo grande, com pelo menos alguns centímetros a mais que a figura.
1 Escova de dente com cerdas macias, você consegue uma simples na loja de 1 real da sua cidade.
1 Detergente neutro
1 Pano seco
Fora isso, terá que ter muita calma, é só pegar o copo colocar detergente e mexer com uma colher sem fazer bolhas, depois mergulhe a figura até cobri la e após isso coloque algum plastico ou papel aluminio pra fechar, aguarde pelo menos 24hs e após isso retire a figura, com ela ainda úmida use a escova de cerdas macias para tirar as partes com sujeira(esfregue devagar, é pra limpar e não lixar) e sempre conferindo as partes que podem ser removidas ou apenas levantadas, limpe as articulações também, após isso lave a figura(use uma bacia com agua, afinal a agua potavel esta indo pro saco né?!), agora pegue o pano seco e passe na figura, quando ela tiver seca, assopre com força nas articulaçoes e por baixo das roupas de plastico, isso fará com que o excesso de agua saia, e com ela seca é mais facil de perceber se saiu excesso ou não.
Pronto galerinha a figura está limpa é só aproveitar seu bonequinho agora
Agradeço a todos pela ajuda e até pela preocupação, vacilei por não ter tirado foto das figuras sujas

mas garanto que funciona, eu não tenho outras figuras que estejam assim, eu sou meio chato com figuras, eu coleciono e tenho muito respeito pelas figuras que tenho e pelo artista que desenvolveu a escultura, então eu acho que o cuidado é um fator dominante em qualquer coleção, tanto que quando passo alguma da minha coleção pessoal, esta como nova.
Moderas depois eu copio aqui e colo la no tópico de ajuda na limpeza dos actions