logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor KurtWagner em 25 Jan 2014, 07:35

RJMarvel escreveu:Tinta vinílica marfim?
Possuo algumas latas (preta, azul e vermelha). Segui uma dica sua para comprar/encontrar.
Não sabia que a cor marfim em produzida em vinílicas.

Para gerar marfim eu misturaria amarelo com bastante preto para gerar um bege escuro, aí poria branco até ficar um tom aceitável.

Claro, você pode gerar o amarelo misturando verde com vermelho, se você não quiser comprar pronto, mas é meio chato.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor Edu_ em 25 Jan 2014, 08:08

Um premio pra quem conseguir gerar tinta amarela misturando verde com vermelho! Hehehehe
Acho q vc se enganou nessa, Kurt !shit
Edu_
Figura Near Mint

Data de registro: 26 Ago 2006, 14:08

Mensagempor KurtWagner em 25 Jan 2014, 09:43

Segundo a teoria das cores, eu estou correto:

Imagem
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Lobão em 25 Jan 2014, 14:19

Fazendo pela escala RBG não tem parâmetro de tons (proporção de branco e preto) que se deva por na mistura para alcançar o efeito desejado.
A escala CMYK é mais exata, embora ainda tenha que graduar com branco e preto pra ficar satisfatória.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor Juarez Alencar em 25 Jan 2014, 14:42

Galera, estou fazendo o primeiro custom da minha vida, e gostaria de uma dica se alguém puder me ajudar.
Depois posto o resultado final da figura, que já estou terminando, agora só quero saber o seguinte: existe algum verniz ou produto similar que se passe por sobre tinta acrílica comum para tirar esse efeito estragado? Ou, no caso, eu deveria usar outra tinta sobre epoxi? Aliás, resumindo tudo, qual a melhor tinta para se usar sobre epoxi? Desde já agradeço quem der uma ajuda.
Foto:

Imagem
O filho da Faora tem a mãe na zona!
Juarez Alencar
Figura Loose

Data de registro: 21 Mar 2013, 08:08

Mensagempor KurtWagner em 25 Jan 2014, 15:26

Lobão escreveu:Fazendo pela escala RBG não tem parâmetro de tons (proporção de branco e preto) que se deva por na mistura para alcançar o efeito desejado.
A escala CMYK é mais exata, embora ainda tenha que graduar com branco e preto pra ficar satisfatória.

Sim, preto e branco são obviamente necessários para graduação da cor, mas eu queria mesmo era chamar a atenção para a barra vertical para mostrar como as cores se misturam. !shit

Juarez Alencar escreveu:Galera, estou fazendo o primeiro custom da minha vida, e gostaria de uma dica se alguém puder me ajudar.
Depois posto o resultado final da figura, que já estou terminando, agora só quero saber o seguinte: existe algum verniz ou produto similar que se passe por sobre tinta acrílica comum para tirar esse efeito estragado? Ou, no caso, eu deveria usar outra tinta sobre epoxi? Aliás, resumindo tudo, qual a melhor tinta para se usar sobre epoxi? Desde já agradeço quem der uma ajuda.

Você quer dizer tirar o brilho? Existe verniz acrílico fosco, disponível até em papelarias. Tira o aspecto de "emborrachado".

Eu sempre pinto com tinta acrílica sobre epóxi e não tive problemas.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Juarez Alencar em 25 Jan 2014, 15:58

KurtWagner escreveu:
Lobão escreveu:Fazendo pela escala RBG não tem parâmetro de tons (proporção de branco e preto) que se deva por na mistura para alcançar o efeito desejado.

Sim, preto e branco são obviamente necessários para graduação da cor, mas eu queria mesmo era chamar a atenção para a barra vertical para mostrar como as cores se misturam. !shit

Juarez Alencar escreveu:Galera, estou fazendo o primeiro custom da minha vida, e gostaria de uma dica se alguém puder me ajudar.

Você quer dizer tirar o brilho? Existe verniz acrílico fosco, disponível até em papelarias. Tira o aspecto de "emborrachado".

Eu sempre pinto com tinta acrílica sobre epóxi e não tive problemas.

Vou experimentá-lo. Mas tipo, nessa minha pintura acima, acredito que a parte marrom tenha ficado "estragado" pq nao lixei o epoxi. Vc costuma lixar antes de pintar com a tinta acrílica? Nem achei tao ruim o resultado, pq ficou meio que parecido com couro, mas vou tentar esse verniz para tentar tirar o aspecto emborrachado.
Juarez Alencar
Figura Loose

Mensagempor KurtWagner em 25 Jan 2014, 16:21

Eu geralmente lixo sim, e enquanto o durepoxi está maleável eu sempre esculpo com os dedos ou ferramentas umedecidas, para deixar liso.

A pintura também deve ser feita em várias camadas finas, ao invés de uma grossa, senão vai ficar "texturizado".
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Juarez Alencar em 25 Jan 2014, 18:47

Valeu pelas dicas. Descobri meu problema: foi justamente ficar texturizado. Vou tentar repintar como vc falou.
Juarez Alencar
Figura Loose

Mensagempor Sanches em 25 Jan 2014, 19:00

amarelo é cor primária (de pigmento, não de luz, são coisas diferentes). Não é possível chegar nela com misturas de cor.

Imagem

O que o círculo cromático mostra não é uma regra infinita de misturas de cor. O ciano, magenta e amarelo são as cores primárias (CMY), e as outras são alcançadas com a mistura destas tres.

se você tentar misturar vermelho e verde vai conseguir um marrom escuro.

As cores primárias de luz são Vermelho, Verde e Azul (RGB). Neste caso sim, o amarelo é uma mistura destes, mas isso é referente somente a meios de emissão de luz, como monitores.

para tinta, tem que usar o princípio de que ciano, magenta e amarelo são as cores primárias, que geram todas as outras cores. (tirando aquelas que só se alcança usando pigmentos únicos, mas isso é outra coisa)

um exemplo da diferença entre CMY e RGB
Imagem
www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30

Mensagempor KurtWagner em 25 Jan 2014, 19:43

Obrigado por clarificar, Sanches. Não sabia que para tintas a mistura era diferente do monitor.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Salom em 03 Fev 2014, 10:50

Kurt, essa parada não é fácil de se saber não.

Pessoal que mexe com gráficas sabe bem disso. Tem cliente que manda arte pronta para impressão feita em RGB, mas quando damos a saída do arquivo na gráfica as cores estão diferentes. A não ser que seja uma impressão digital - que minimiza esse problema-, as técnicas de impressão costumam se basear em CMKY, mistura das cores primarias + preto. A porcentagem delas juntas é que dão o resultado.
Se você esta usando um Photoshop para basear suas misturas, observe que ele apresenta 4 opções de misturas. Vai pela CMYK. Até a Pantone as vezes confunde um pouco.

Abraço e espero ter ajudado
Hello!!!
Salom
Figura Loose

Data de registro: 28 Jan 2011, 23:39

Mensagempor RJMarvel em 08 Fev 2014, 00:43

Boa noite galera!!! :D
Preciso transformar um branco em negro, ou seja, mudar o tom de pele de um action figure. Qual a dica de vocês para que não fique fake?
Alguma tinta em especial já pronta é recomendada?

Abraço a todos

PS: como faço para postar fotos aqui no forum? Me enrolei e não consegui.
RJMarvel
Figura Customizada

Data de registro: 19 Mai 2013, 19:49

Mensagempor KurtWagner em 10 Fev 2014, 10:37

Misture marrom com preto e/ou branco até chegar na cor desejada.

Para postar imagens, veja esse tópico: viewtopic.php?f=16&t=20803
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Subby em 10 Fev 2014, 12:24

Galera existe alguma tinta muito resistente que não descasca nas articulações? Valeu
Subby
Figura Chase

Data de registro: 16 Ago 2011, 17:35

Mensagempor RJMarvel em 10 Fev 2014, 16:46

As tinta vinílicas (dica que recebi aqui no forum) e que podem ser encontradas em lojas de produtos para silk,não descascam nas articulações.
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor duranteb2001 em 13 Mar 2014, 14:47

Fiz um teste com uma tinta acrílica japonesa à base de água q encontrei no centro de São Paulo (a ideia é evitar o cheiro forte e o trabalhar com solventes da vinílica, pelo menos em peças pequenas ou sem articulações)
Na hora da pintura, a tinta parecia boa. Depois vieram os problemas:
1. sobre a durepoxi, ela sai só de raspar com a unha;
2. sobre aquele plástico flexível (usado em cabelos de AFs) a tinta seca e não parce soltar, mas fica grudenta ao toque.
Alguém tem alguma solução? Tipo verniz em spray por cima resolveria? Ou tiro a tinta e repinto tudo com vinílica?
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Data de registro: 13 Dez 2009, 10:58

Mensagempor Léo Customs em 14 Mar 2014, 09:37

No passado tive muitos problemas do "efeito grudento" com tintas acrílicas e esmaltes sintéticos.
Isso ocorre devido ao plástico emborrachado (esse molenga dos cabelos e capas) reagir quimicamente com os componentes dessas tintas.
Só consegui solução com a vinilica, cujos componentes não reagem quimicamente...
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor duranteb2001 em 14 Mar 2014, 10:52

Valeu, Léo. Acho q vale um verniz por cima ou melhor tirar e pintar de novo???
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Mensagempor KurtWagner em 14 Mar 2014, 13:39

Passe verniz acrílico por cima (existe o fosco e o brilhante), senão realmente a tinta acrílica sai fácil e/ou fica grudento.

Não sei a marca da sua, mas as tintas da Acrilex ficam com aspecto "emborrachado", aí passando o verniz por cima fica normal.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Léo Customs em 14 Mar 2014, 20:37

quando tive os problemas de ficar grudento, nem verniz resolveu...
Na hora até melhora, mas depois de um tempo, volta a ficar grudento
Léo Customs
Figura Exclusiva

Mensagempor duranteb2001 em 14 Mar 2014, 21:07

Mexer com tinta é complicado... Por mais q a gente faça testes antes, sempre aparece um resultado estranho. Acho q os materiais variam muito, tanto da tinta e solventes, quanto da superfície a ser pintada: plástico rígido, flexível, durepoxi... cada um reage de um jeito.

Mais uma pergunta pros experts: o q é melhor pra pintar peças clonadas em resina e peças clonadas em silicone. Estou pensando em usar silicone de molde pra cabelo e capa, mas não sei qual tinta vai reagir melhor, secar e não rachar com a flexibilidade do material. Vinílica mesmo?
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Mensagempor Léo Customs em 15 Mar 2014, 01:04

Acho que nenhuma tinta vai aderir ao silicone, pela própria oleosidade natural do produto.
Só vc testando e nos dizendo mesmo...
Léo Customs
Figura Exclusiva

Mensagempor Lobão em 15 Mar 2014, 12:01

Já usei verniz vitral e segurou sem problemas.
Acrílica nem deu pra começar. Mas nunca testei com vinílica...
Talvez o ideal seja no estilo de pintura em peças de látex, tipo aqueles mordedores de bebes...
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor RJMarvel em 16 Mar 2014, 19:35

Boa noite galera.[img][/img]

Que tinta posso usar para obter o melhor tom de pele (branca) possível?
Já comprei algumas prontas. A tinta acrílica da Acrilex ficou extremamente fake e a da Tamyia não adere o plástico. Sempre que passo uma camada por cima a de baixo, aplicada antes, se solta no pincel. Se houver alguma tinta pronta seria ótimo. As tintas vinílicas são fantásticas, mas são mais caras e, dependendo do que se vai pintar, não vale a pena ter que comprar várias cores diferentes, para, misturando, se chegar a cor desejada. No final acaba finado muito caro.

Se tiverem alguma dica, por favor, me digam.

Abraço a todos
RJMarvel
Figura Customizada

AnteriorPróximo