Fucei nos cookies e temp files saved do meu browser e consegui recuperar!
Segue aí, é meio grandinha, mais quanto mais lembrar, melhor é (acho que pode ajudar a evitar o Alzheimer mais tarde

)
Bom... vamos lá.
Como eu tinha falado no tópico dos personagens "Buchas", um colega me fez lembrar de mais uma parábola da infância
Esta agora não é bem sobre figuras de ação, mas sobre gibis (que estão 100% ligados pois os personagens da história brincavam todos juntos com seus Gijoe, Motu, Sectaurs, Thundercats, hominhos da Gulliver etc..)
Estava eu com 11 anos, leitor assíduo de gibis (principalmente Marvel mas lia muita coisa da DC também)
Entre minha turma, geralmente cada um colecionava um título da Marvel pois naquela época a grana era curta e só dava p/ pegar um ou dois gibis na banca... o resto (alguns poucos) era nos sebos.
Quando eu disse que cada um colecionava 1 título eu quis dizer, colecionar para completar todos os números mesmo... mas a gente comprava exemplares de outros títulos é logico, mas a grana era nosso limite por isso só podiamos focar em 1.
Bom.. nossa turma de amigos era grande e o título que mais se colecionava, que quase todos preferiam era Superaventuras Marvel, da editora Abril.
Essa revista era muito forte pois era onde passeavam os Xmen, Conan (Barry Windsor Smith), Dr Estranho, Luke Cage, Demolidor, Mestre do Kung Fu,Rei Kull, Homem Coisa, Sonja a Guerreira entre tantos outros nos anos 80, que foi quando nós aqui do Brasil conhecemos essas história escritas nos anos 70.
Mais tarde vários desses heróis migraram para o outro super título da Marvel / Abril nos anos 80: Heróis da TV (segunda série, pois a primeira foi da Hanna Barbera). Podemos dizer que 2 linhas de personagens que ficaram desde o início até o fim do ciclo de vida de Superaventuras Marvel foram: Xmen e Demolidor. Esses eram marca registrada dessa revista, que teve histórias muito melhores que o título próprio dos Xmen que a Abril concedeu aos mutantes devido ao seu estrondoso sucesso nas páginas de Superaventuras Marvel ou SAM, como falavamos na época.
Bom.. continuando...
Eu e mais uns 4 amigos colecionavamos especificamente Superaventuras Marvel, um colecionava Espada Selvagem de Conan, outro colecionava Heróis da TV e outro colecionava Hulk, e todos nós colecionávamos um pouco de cada um dos outros títulos como Homem Aranha, Hulk, Batman, Capitão América, Superamigos, Heróis em Ação (DC), Super Powers, e tudo mais que havia.. pois tinha muita coisa boa e o conceito Graphic Novel ainda não existia.
A amizade era boa, jogavamos bola, tanto de futebol quanto de gude.. e todo tipo de brincadeiras de rua, até altas horas pois não existiam bandidos (pasmem os mais novos, é verdade, bandido, assaltante mão armada etc... essas coisas praticamente não existiam nos anos 80 em cidades do interior Paulista. Quando algum indivíduo tinha fama de bandido, todo mundo na cidade sabia quem era e a pessoa tinha que viver isolada e desprezada, hoje em dia eles mandam na sociedade, fazem os pais calarem a boca e pagarem escolas particulares caríssimas com medo que seus filhos conheçam o "mundo das drogas" ou tenham uma educação de nível inferior que o governo aprontou nos ultimos anos).. bom.. mas prosseguindo.
Tudo era bacana na nossa turminha, até que começou a onde de colecionar marcas de Cigarro, quem aqui já colecionou ?
Bom, não sei ao certo porque, mas colecionar marcas de cigarro virou febre no meio dos anos 80, todo mundo colecionava na cidade onde eu nasci.
Foi nessa época que eu conheci o amargo significado da palavra "traição".. vou explicar.
Como não tinhamos todos os gibis que queriamos, computador era coisa de rico e mesmo que tivessemos computador, não existia scanner, internet etc... por isso tinhamos que emprestar os gibis para todos poderem conhecer as histórias.
Eu era o único que tinha todos os números de Superaventuras Marvel, que naquela época estava no número 89.. então eu tinha do 01 ao 89, completinha e como era época de férias da escola, perguntei a um amigo se ele gostaria de emprestar alguns números meus de SAM e ele poderia me emprestar alguns números de Heróis da TV.. ele hesitou por um momento, mas depois de alguns segundos foi logo aceitando entusiasmado. Eu peguei números baixos como 02, 03, 04, 16 etc.. para entender as origens de alguns personagens.
Ele escolhe alguns números meus de SAM que tinham alguns personagens que eu sei que ele gostava, mas curiosamente ele escolheu SAM número 13, que na cidade onde eu morava era um dos números mais difíceis de eachar (só empatava com a número 03).
Enfim, eu emprestei as SAM para meu amigo e fiquei feliz da vida lendo as HTV no fim de semana.
Depois de uns dias, na hora de devolver, ele me devolveu todas, exceto a número 13... a qual ele disse que havia perdido...................
E onde é que eu ia arrumar outra revista daquela? Sem internet.. sem grana ... bom... foi punk.... ele me deixou escolher alguma revista mediana na época como forma de me compensar parcialmente... Gibis não valiam quase nada aquela época... era só o valor sentimental mesmo.. tipo uma figurinha.. mas uma figurinha que tinha histórias para a gente ler.
O tempo passou, a correria dos dia a dia separou a turminha e eu fiquei com minha coleção incompleta por uns 7 anos.. até que vendi todos os meus gibis por preço de banana para um colega do serviço militar que eu prestei.
Depois de mais uns 5 anos, novamente em época de férias, dessa vez do trabalho e não mais da escola, re-encontrei, na rua de cima de casa, um dos amigos meus que anos antes era o que colecionava de Conam e SAM.
Batemos um longo papo, falamos da vida, das mulheres, do trabalho e inevitavelmente dos gibis. Disse que sentia muita falta dos gibis e se pudesse eu recuperaria todos.
Foi então que ele me disse que não ligava mais para isso desde que começou a frequentar alguns cultos religiosos (que não cabe aqui mencionar) e me perguntou se eu queria ganhar a coleção dele..
Fique surpreso, e é claro que aceitei, mas insisti em pagar, ao menos um valor simbólico pois gibis não valiam NADA naquele tempo (foi antes do Homem Aranha com o Tobey Maguire, por isso eu falo com toda certeza que esse filme foi "O filme" que trouxe a popularidade e o valor do colecionismo dessas coisas e encareceu tudo

)
Na casa dele, ao retirar a caixa de Gibis do quarto dele, quando eu estava ajeitando a caixa para levar no carro, esse meu amigo abriu uma gaveta e ZAP... adivinha o que apareceu ? A minha sumida Superaventuras Marvel número 13

novinha e intacta, como se ainda estivesse guardada em minha estante.
Meu envergonhado amigo esclareceu que anos atrás, naquela época que jogavamos bola no meio da rua, ele e o meu outro "amigo" colecionador de HTV haviam arquitetado um plano para roubar minha SAM 13..
O ex colecionador de HTV trocou minha SAM 13 por uma marca de cigarro importada

#@$%%&!!!
Eu liguei o carro e ia na casa do ex amigo para dar lhe um soco no meio da fuça ... mas o outro amigo delator arrependido e doador de coleção acabou me convencendo que não valia a pena.. e não valia mesmo, o que passou passou e eu tinha quase tudo de volta.
Hoje em dia eu tenho todas as coleções Marvel/DC da editora Abril daquela época e a maioria das figuras de ação dos heróis e personagens que figuravam em suas páginas nos anos 80... por isso eu vibro a cada bucha que a Hasbro lança!!!
Galera, vamos escrever né ??
DUVIDO que vocês não tem histórias pra contar.
Eu estou curioso para ouvir.
Comecem a contar logo, antes que o Tio Eerie comece a contar as histórias deles para vocês a noite antes de dormirem