Brucutu escreveu:Que eu vou ser taxado, isso eu já botei em mente. Se não for vai ser melhor né. Só queria deixar claro que não podemos dizer que 100% das encomendas serão taxadas, senão 6 meses é pouco pra receber. Já pensou, tudo que passar por lá ser taxado? É claro que é mais receita, mas imagina o tempo que demanda, imagina a encheção de saco do tanto de gente recorrendo, imagina o tanto de coisa que vai ser deixado pra trás, porque a pessoa não pagou.
Eu entendi onde você quer chegar mas tenha em mente três fatores:
1) Quando você conversa com um atendente dos Correios da cidade de São Paulo fica claro que eles estão abismados com o aumento das taxações (principalmente as americanas). Eles estão lotados de caixas esperando seus donos. Não tem relação com o fim do ano... Tudo mudou bem antes.
2) O governo acertou dois "colecionadores" com só uma pedra: a prática de cobrar em maior número gera uma maior receita (muitosssssss milhões de Reais a mais nos cofres federais na véspera de eventos internacionais) e aqueles que desistem de importar geram circulação de renda interna "protegendo" a indústria/comércio nacional. O governo conta que ninguém quer deixar de gastar e está criando mais um ônus à população.
3) A quantidade de pedidos de revisão de valores de taxas é muito pequena comparada ao número de taxações... O comprador já demora horrores para receber, é taxado erroneamente, tem de recorrer, esperar novamente, acreditar que seu pacote não será "extraviado", etc... Eu mesmo peguei/paguei por alguns pacotes que eu legalmente não deveria ter sido taxado porque depois de mais de 60 dias eu não queria esperar mais ou arriscar "perder" o item. Aqui no fórum vemos que o número de revisões é bem reduzido comparado ao número de "Dilmas" que vemos o pessoal reclamar que está deixando nos Correios.
Resumindo: mais uma vez metem as mãos em nossos bolsos e temos como contra-partida um serviço mais demorado e menos transparente.