Os Vingadores estão com tantos títulos porque estão vendendo bem, só isso. Ninguém na Marvel ou na Disney realmente liga para coerência ou para a linha cronológica, o que mais interessa hoje sequer é mais a quantidade de revistas em si, e sim o aumento da exposição das marcas e o lucro gerado por elas em outras mídias (principalmente no cinema).
Nos anos 90 a bola da vez eram os X-Men e demais mutantes, quando surgiam personagens e equipes vindas literalmente do nada e para lá retornando anos depois, criados só para vender um pouco mais de edições naqueles meses. Os Vingadores nessa época chegaram a só ter uma única revista e ainda mal das pernas. A diferença nos dias atuais é que o dinheiro envolvido e a quantidade de produtos derivados está muito maior, o que leva a investirem um pouco mais na qualidade dos roteiros.
O legal é que desta vez aprenderam a não priorizar apenas alguns personagens e jogar os demais para escanteio, graças aos filmes eles sabem que todo e qualquer personagem ou grupo são uma mina de ouro em potencial se bem trabalhados, o que equilibrou bem o universo Marvel em termos de boas histórias. Desde pouco antes de Guerra Civil a Marvel vem sendo muito bem trabalhada como um todo. Quem diria a pouco mais de uma década atrás que teríamos coisas como duas revistas do Quarteto Fantástico de qualidade, Homem de Ferro como um do personagens mais populares, várias equipes de Vingadores, mensal dos Guardiões da Galáxia como hq mais vendida do mês, Demolidor ganhando o Eisner, etc. Quase todos os personagens da editora vem tendo histórias de qualidade bem acima da média nos últimos anos, nem se seja em alguma fase ou outra, coisa que não acontecia desde os anos 80.
Até aqui no Brasil a coisa nunca foi tão boa como agora, com o mercado de encadernados finalmente tendo engrenado, havendo lançamentos tanto de histórias e arcos mais novos quando de clássicos.
Ontem mesmo estava arrumando minhas estantes com minha coleção de encadernados (quebrando a cabeça para arranjar algum espaço livre

) e fiquei pensando sobre isso, em como as coisas melhoraram, tanto em qualidade quanto em disponibilidade de material.
Talvez no colecionismo de actions já tenha havido dias melhores, mas nas hqs nunca houve um momento tão bom quanto o atual.
Tópico da coleção: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=26963