Não consegui publicar o review no local apropriado, pois a caixa de "novo tópico" não aparecia para mim lá... Alguém poderia me ajudar transferindo para lá, por favor?

Pessoal,
Hoje tenho o prazer de trazer para vocês minha primeira resenha para o fórum Figuras de Ação e acredito que o primeiro review dessa figura magnífica aqui no site: O Joe Colton exclusivo da Hot Toys.
Falando rapidamente sobre o filme, depois do relativo sucesso do primeiro G.I. Joe – A Origem de Cobra, tivemos o anúncio da sequência G.I. Joe – Retaliação. Continuação imediata do filme anterior, o diretor Jon M. Chu dessa vez tentou, na medida do possível, deixar o filme um pouco mais realista, trocando as armas de raio por armas de verdade. Sem entrar muito no mundo dos spoilers (mesmo achando que a essa altura quem tinha que ter visto o filme já o fez), posso dizer apenas que o destacamento militar dos Joes é traído pelo Governo, atacado pelos Cobras e praticamente dizimado, fazendo com que os pouco sobreviventes procurem a ajuda do único homem em quem podem confiar, o Joe original, que deu seu nome ao destacamento: Joe Colton.
Saindo do mundo cinematográfico e entrando um pouco na nossa realidade, a figura do Joe Colton é importantíssima para qualquer fã que se preza dos G.I. Joes (Ou Comandos em Ação, por aqui). Ele foi simplesmente o PRIMEIRO Joe, lançado em 1964 pela Hasbro, que criou o termo “figura de ação” para impedir que os meninos sentissem que estavam brincando de bonecas.
O sucesso foi absoluto, no início, mas com a Guerra do Vietnã e os milhares de jovens americanos voltando para casa em caixões cobertos com a bandeira americana, brinquedos militares foram perdendo cada vez mais força, as vendas foram caindo cada vez mais e, em 1976 a Hasbro decidiu cancelar a linha, vendendo os direitos sobre os brinquedos para diversos países, inclusive o Brasil.
Diferente de hoje em dia, naquela época não havia importação de brinquedos, e a Estrela adquiriu junto a Hasbro a exclusividade (e os moldes) para fabricar e distribuir os G.I. Joes no Brasil, que aqui foram batizados de FALCON e, durante muito tempo, foram o sonho de consumo de toda uma geração de crianças brasileiras (inclusive eu).
A linha acabou em 1984, mas estamos aqui para falar de coisas boas, e só para lembrar, o uniforme que o primeiro G.I. Joe usou em 1964 e que o primeiro Falcon da Estrela usou em 1976 era muito, mas MUITO parecido mesmo com o uniforme usado pelo Joe Colton do filme, e aqui fielmente representado pela HT.
Mas, ainda mais importante do que o valor histórico do que a figura de Joe Colton representa para os colecionadores, para mim o principal atrativo dessa figura é o fato de ser a primeira action figure “oficial” do ator Bruce Willis.
Minha relação com o Bruce Willis começou em 1986, com o seriado A Gata e o Rato, quando eu tinha apenas onze anos de idade. Me tornei fã imediato daquele ator de comédia que tanto me fazia rir e, assim como todo mundo, quase não acreditei quando em 1988 o meu irmão mais velho trouxe para casa um “filme de ação com o cara da Gata e o Rato”... E assim como Duro de Matar mudou o mundo dos filmes de ação a partir de seu lançamento, mudou também minha vida, pois passei a acompanhar a carreira do Bruce Willis e hoje, mais de 25 anos depois, continuo fã incondicional desse ator fantástico.
Então, quando a HT mencionou que lançaria a figura do Joe Colton dentro da linha G.I.Joe (que já tinha os ninjas Snake Eyes e Storm Shadow, além do brucutu Roadblock, interpretado por The Rock), fiquei com os dedos cruzados, aguardando o dia que teríamos uma figura do Bruce Willis pela HT.
E, como uma espécie de presente pela minha dedicação em acompanhar a carreira do ator, a HT decidiu lançar a figura como um exclusive para as Toy Fairs, ou seja... Diferente das figuras “normais”, que são lançadas e podem demorar de seis meses há um ano para aparecer (e as vezes nem aparecem, né Amazing Spider Man?), as figuras exclusivas são mostradas quando já estão produzidas, então quando um belo dia eu vi a primeira foto do Joe Colton no Facebook, sabia que ele não demoraria a chegar.
A primeira Toy Fair depois do anúncio foi a de Hong Kong e no dia seguinte à abertura da feira, no final de Julho, os vendedores do ebay já estavam arrancando a pele dos incautos colecionadores que não sabem (ou não podem) esperar, e a figura alcançou preços astronômicos. Diante de tudo o que eu escrevi aí em cima, acho que dá pra imaginar o que aconteceu, né? Negociei a figura com um fornecedor por US$ 350,00 com frete EMS incluso, para garantir que figura chegasse de presente para o Dia dos Pais.
Infelizmente, acabei fechando a figura no dia que o dólar teve sua cotação mais alta dos últimos anos, e logo os 350 obamas viraram 840 dilmas... Ouch! Para ajudar, quando a figura chegou no Brasil (em menos de cinco dias) a Receita Federal decidiu dar mais uma mordidinha, e me levou mais 110 dilmas de taxas...
O que tenho a dizer disso? Foram os mil reais mais bem gastos da minha vida!
Mas chega de lero lero, e vamos ao review:
Embalagem * * * * *
Dentro do padrão que a Hot Toys vem utilizando recentemente, o tradicional modelo “Caixa de Sapato”. Eu ia tirar uma estrela, pois achei a embalagem simples, por ser um exclusive (é só lembrar da figura do Capitão América Rescue, que era magnífica... Mas a estrela ficou, pois a HT colocou uma foto enorme reproduzindo o pôster individual do Bruce Willis bem na tampa da caixa, que desde já se tornou uma das minhas favoritas.
Caixa do Correio, ansiedade a mil!!!

Abrindo a criança:

Finalmente, a caixa em si (com a foto do Joe Colton atrás também).


E finalmente, ELE:


Sendo atacado por um felino gigante:

Escultura e Pintura * * * * * *
Contaram as estrelas? Viram que foram seis? Mas o máximo não são cinco?
Isso é para vocês terem uma idéia do TANTO que essa escultura da HT é PERFEITA! Lembram que a melhor escultura da HT até hoje tinha sido a do Jack Sparrow DX? TINHA! Você pode ser fã do Bruce Willis ou pode até não gostar do ator, mas é simplesmente inegável que a HT usou seus melhores profissionais e suas melhores técnicas para chegar na perfeição que é essa escultura... O tom dos olhos, as micro rugas, as texturas da pele... Olha, fotografias não fazem jus à obra de arte que foi esculpir isso aqui... Se eu não conhecesse o processo de produção da HT, diria que tinham feito um scanner à laser do rosto do ator, mas saber que isso foi esculpido do zero valoriza ainda mais o trabalho da HT.

O corte no pescoço, no entanto, deixou a desejar. Deu uma aparência “estranha” para a figura, em alguns ângulos. Entendo porque a HT utiliza esse tipo de pescoço, mas conhecendo a competência da empresa, já passou do tempo de eles fazerem o recorte da cabeça acompanhando as orelhas e a “linha de cabelo” (não que fosse o caso aqui) da escultura, para não deixar o corte tão saliente.
Sinceramente, preferia uma cabeça com o pescoço esculpido, como o Bruce Wayne DX, mas a figura é tão boa que esse detalhe não compromete tanto assim.
Roupas * * * *
As roupas seguem o padrão da HT, o que significa perfeição na escala 1/6. Costuras, zíperes, dobras, tecidos... Tudo funciona perfeitamente, como se a HT tivesse à sua disposição algumas partículas Pym ou uma máquina redutora, pois é difícil de acreditar que conseguiram fazer algo assim nessa escala.
A figura traz as calças e a jaqueta militar verdes, padrão muito semelhante ao do G.I. Joe original, mais a camiseta preta e as botas que o personagem usou no filme, além dos cintos (que se não são de couro, parecem bastante), coldres e bolsos diversos.
Simplesmente fantástico.

Mas para não dizer que tudo são flores, a “montagem” da figura é realmente cansativa... Você tem que ajeitar a roupa toda na figura, pois a impressão que passa quando você tira da caixa é que ela foi “montada de qualquer jeito”, uma perna da calça dentro da bota, a outra para fora (depois fui ver que isso era intencional, afinal ele aparecia assim nas fotos de divulgação) e a proteção do joelho “aperta” demais as calças, deformando o uniforme e dando MUITO trabalho para arrumar.

Perderam uma estrela por isso.
Mãos e Acessórios * * * * *
Eu vi gente reclamando que a figura vinha com “poucos” acessórios... E isso me faz pensar que nós, colecionadores, podemos estar ficando mimados... Desde quando uma figura com cinco tipos diferentes de armas é uma figura “pobre” em acessórios?
Bom, eu sinceramente acho que uma metralhadora com silenciador, uma espingarda calibre 12 e três pistolas são mais do que suficientes para o bom e velho Bruce... Dammit, vimos ele fazer horrores com apenas uma Beretta 9mm, ora essa!
A HT listou como acessórios os coldres e as munições para as armas, além do protetor de joelho (que sinceramente não me lembro de ter visto nos filmes), mas para mim eles fazem parte do uniforme. Quase entrei na modinha dos colecionadores mimados e tirei uma estrela por falta de acessórios, mas que raio de acessórios a mais poderia ter vindo com a figura? Um terno com um broche do Cobra? Um uniforme militar formal?
A figura vem com seis pares de mãos, sendo um par com os dedos no gatilho, um par de mãos em posição “relaxada”, um punho esquerdo cerrado e uma mão direita para “segurar” as armas.
Articulação * * * *
Usando o corpo padrão TT 19 “muscular”, a figura traz 30 pontos de articulação, que permitem basicamente qualquer pose desejada, sem maiores problemas. O uniforme não restringe as posições, porém, a HT às vezes peca por bobagem... Eles economizam absolutamente em qualquer lugar que dê para economizar, então se a figura vem vestida com uma jaqueta, significa que os braços não são pintados ou detalhados, impossibilitando que você use a figura sem a jaqueta, reproduzindo a própria imagem da caixa, por exemplo... Bola fora da HT, perderam outro ponto por bobagem...

E aqui o Joe reunido com a gangue toda:
Mas é isso, pessoal... Um verdadeiro sonho realizado, para um grande fã do Bruce Willis e um colecionador das antigas. E, acima de tudo, com um grande valor sentimental, pois foi meu primeiro presente de Dia dos Pais... Minha filhota está encomendada e chega em Outubro (eu só espero que a Receita não invente algum tipo de taxa para ela também, hehehe...), e a mamãe dela decidiu me presentear com essa figura tão especial, que vai ficar para sempre marcada como a MELHOR FIGURA DO MUNDO (pelo menos para mim)!
Obrigado a quem teve coragem de ficar até aqui, hahaha...