Pessoal, não deve ser segredo para ninguém que acompanha os meus posts aqui que, nos últimos anos, venho me empenhando em colecionar e catalogar, as raríssimas tirinhas de jornal com as estorinhas do He-Man.
Para quem não as conhece, aí vai um breve resumo: no início de 1986, meses após o término dos episódios televisivos do He-Man e o auge dos da She-Ra, a Mattel resolveu investir em tirinhas diárias de jornal. Para tanto, estrategicamente contratou ninguém menos que 3 'staffs' da Filmation, artistas estes que estavam bem íntimos dos conceitos MOTU/POP. E esta acabou sendo uma excelente estratégia, visto que tanto as mini-comics quanto as revistas da Marvel, basicamente só se preocupavam em fazer propaganda dos novos lançamentos de brinquedos...
Com um time da Filmation e toda a liberdade artística para criarem o que desejassem, Chris Weber(roteirista), Gerald Forton (desenhista) e Connie Schurr (colorista), nos trouxeram aventuras inéditas dos heróis de Eternia. Desta vez, com estória super envolventes e enredos jamais explorados antes.
Novos personagens foram introduzidos e outros, como as facções dos Snake Men e da Horda, frequentemente davam as caras por lá.
Aqui no Brasil, passaram a ser publicadas em Agosto de 1986 pelo jornal O Globo do Rio de Janeiro. De segunda a sábado, vinham em tirinhas horizontais em preto-e-branco, no Segundo Caderno; já aos Domingos, vinham coloridas na primeira página do encarte Globinho.
Pelo que pude apurar, no Brasil, assim como nos EUA, foram publicadas todas as estórias (1986-1991), com duração de cerca de 4 anos e meio. Em nenhum outro lugar do mundo houve algo tão consistente quanto nestes dois.
O fato é que, ninguém guardou todas estas tirinhas...em todos estes anos, apenas fragmentos de estórias apareciam. Eu mesmo fui diversas vezes consultá-las nos originais e nos microfilmes, na Biblioteca Nacional.
No entanto, desde a Power-Con do ano passado que o Chris Weber trouxe a novidade: ele possui 13 das 14 sagas publicadas !
Este ano parece que ele, juntamente com a sua esposa, estão empenhados em lançá-las oficialmente em formato definitivo de livro.
Bem, eu não preciso dizer que este seria um dos lançamentos mais incríveis do universo MOTU até hoje.
Está rolando uma petição no Org e portanto, peço para que cada um que tenha conta lá (PiFerst, Faceless, Bianchi5, etc), poste uma mensagem mínima de suporte a este tão valioso e perdido capítulo da história MOTU.
O link é este aqui:
http://www.he-man.org/forums/boards/sho ... per-Strips!
Um abraço e muito obrigado a todos !