Me cadastrei para contar essa história que aconteceu quando comprei uma action figure na McFly Modelismo (www.mcflymodelismo.com.br), uma loja de Mauá-SP.
Tenho 3 action figures da série Assassin´s Creed, da Ubisoft, todos da Neca, e resolvi adquirir um 4º e começar de vez uma coleção.
Segue o anúncio da Action Figure que comprei na loja.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... itario-_JM
Percebam nas fotos que o vendedor oferecia o Ezio Auditore, com a roupa do jogo Assassins Creed II, em versão white e black.
Mandei mensagem escolhendo a versão black, fiz o pagamento pelo Mercado Pago e esperei.
Eis o boneco que me chega (o qual inclusive já tenho!)

Em contato com o vendedor, a justificativa dele foi que não conhecia a série, que os bonecos são parecidos, portanto o engano estaria justificado.
Me ofereceu a troca por outros 2 bonecos da série (um deles dos quais também possuo), sendo que nenhum deles é o que eu originalmente comprei.
Obviamente, na condição de consumidor, exigi o cumprimento da obrigação dele nos exatos termos do anúncio.
O que se sucedeu foi uma troca de e-mails na qual o vendedor, extremamente mal educado e que se nega a cumprir o anunciado.
Ao dizer que daria publicidade ao caso, o vendedor tentou me intimidar dizendo que minha atitude poderia configurar um crime. Só que ele não contava com o fato de que não estava falando com uma pessoa ignorante.
Acho que o vendedor, por estar vendendo um "boneco", ou um "brinquedo", pensa que pode agir como se estivesse tratando com uma criança de 5 anos de idade.
Eis a troca de e-mails. Tirem suas próprias conclusões.
Após a minha última mensagem, o vendedor concordou em conseguir a action figure que comprei e realizar o envio.
Já devolvi a que veio errado e estou no aguardo.
Desculpem pelo post longo.
Segue a troca de e-mails.
UBIRATAN DIZ
"Prezados,
O pedido veio totalmente errado.
Comprei o boneco Ezio Black Assassins Creed 2, e me enviaram o Altair, do assassins creed 1
Aguardo os dados para devolução, e solicito que enviem o correto o mais rápido possível, pois é para presente.
ubiratan"
MCFLY MODELISMO DIZ
Amigo, eu fiz confusao, nao conheço a serie, e acabei colocando outras fotos , no caso, do Ezio, porem, o que tenho é o Altair.
do ezio eu tenho esses 2 abaixo, caso queira, posso enviar qualquer um dos 2.
segue o endereço:
UBIRATAN DIZ
André,
O que eu gostaria MESMO, obviamente, é que fosse enviado o produto que comprei, e que está anunciado no seu site: O Ezio Black Assassins Creed II, da Neca Toys.
Esse segundo (http://www.blogcdn.com/www.joystiq.com/ ... 8/ezio.jpg) não tenho. É o Ezio Black Assassins Creed BROTHERHOOD, da Neca Toys. Na pior das hipóteses, aceito trocar por ele.
Entretanto, neste caso, qualificarei a transação como negativa.
Mesmo porque não conhecer a série não lhe exime de culpa, já que os bonecos são bem diferentes um do outro....
Ubiratan
MCFLY MODELISMO DIZ
Ola, nao estou negando minha culpa, porém, nada justifica vc qualificar como negativo, pois não estou tentando enrola-lo, muito menos me esquivei da culpa e me neguei a fazer qualquer troca ou devolução integral do valor. Como eu disse, foi falha minha, não conheço a série, e se tiver um pouco de bom senso, verá que trabalho com uma gama bem variada de produtos, sendo assim, para quem nao conhece, não é bem diferente um do outro, como vc mesmo disse.
UBIRATAN DIZ
André,
A mercadoria que recebi não corresponde à anunciada.
Em contato com você, tenho a notícia de que você não tem a mercadoria que consta do anúncio.
A meu ver, é sim motivo para negativar.
De qualquer forma, aceito a troca pelo desta foto http://www.blogcdn.com/www.joystiq.com/ ... 8/ezio.jpg)
Em tempo,
Se me for oferecido EXATAMENTE o produto que consta no anúncio, não qualificarei negativamente.
Não é questão de bom senso. Afinal de contas, é obrigação do vendedor (e não do comprador) especificar e conhecer a mercadoria que está vendendo.
Ubiratan
MCFLY MODELISMO DIZ
é questao de bom senso sim, pois ja foi reconhecida a culpa, se vc nao reconhece isso paciencia meu camarada, me envie o que esta ai com vc e eu estorno o dinheiro.
já estressou.
sem mais
UBIRATAN DIZ
A loja está se negando a cumprir com o anúncio publicado no Mercado Livre, e sou eu que tenho que ter bom senso?
E agora você quer que eu envie a mercadoria de volta pra SÓ ENTÃO fazerem o estorno?
Já estressou? Então ok.
Vou ficar com o boneco errado que você enviou e tentar vende-lo por aqui mesmo para recuperar meu prejuízo financeiro.
Porque o prejuízo de tempo e estresse já não pode mais ser reparado. Afinal de contas, esperei por 7 dias a encomenda, me estressei quando chegou errado... enfim.
Mas saiba que essa conversa que tivemos por e-mail vai para o facebook, para que o maior número possível de pessoas saiba o tratamento que vocês estão me dando.
Vou também entrar em contato com o Mercado Livre e saber quais são as providências que posso tomar perante a loja, além de, obviamente, negativar sua compra.
Outra coisa...
Ainda não liberei o pagamento no Mercado Pago, e não vou liberar.
Para todos os efeitos, estou agindo como se o produto não tivesse chegado.
Só um adendo..
Eis a foto da mercadoria que recebi
http://www.hobbygen.com/images/nec-assassinscreed%20(2).jpg
Eis a foto da anunciada
http://www.figures.com/forums/attachmen ... iopack.jpg
Até a cor é diferente, sendo que eu especifiquei que queria o PRETO.
Agora me digam se eu REALMENTE tenho que ter "bom senso" para entender e compreender, com toda a paciencia, o erro de vocês.
MCFLY DIZ
Boa tarde!
Não estou me negando amigo, farei a devolução do valor ao senhor, como ja lhe disse, efetue a devolução do produto, estarei estornando o valor do senhor.
Ja falei que o erro foi meu.
Estarei efetuando a devolução do dinheiro ao senhor, por favor nos envie a mercadoria.
Tambem te aviso o seguinte: tome muito cuidado com o que voce escreve nas redes sociais, pois se o senhor cometer uma calunia e difamar o nome da minha empresa , vai sair caro para o senhor pois se caracteriza crime.
Nunca tive qualquer tipo de problema com cliente, sempre estou a disposição para resolver.
Diante a lei estamos cmprindo tudo corretamente.
E não tendo o produto o clieten pode escolher outro produto no mesmo valor ou o valor tem de ser devolvido, e é o que estamos fazendo.
TODOS OS E-MAILS SÃO ARQUIVADOS PARA FUTURAS CONFERENCIAS E COMO PROVAS.
Fico no aguardo
UBIRATAN DIZ
Pode arquivar o e-mail, e o que mais você quiser.
Não se esqueça que o consumidor, diante de uma falha na prestação do serviço/produto, pode exigir, à sua escolha, o cumprimento forçado da obrigação, a devolução do valor ou o abatimento no preço, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.
A única coisa que me interessava era o cumprimento da negociação nos EXATOS TERMOS, ou seja, o envio do boneco que está anunciado.
Mas isso vocês me negaram.
Ante a sua negativa, estou optando por ficar com o produto defeituoso.
Entretanto, vou divulgar os detalhes da transação sim nas redes sociais, especialmente junto aos amigos e conhecidos que gostam de modelismo e action figures.
Estou fazendo isto neste momento.
Minha conduta não caracteriza calúnia (que é a falsa imputação de crime a outrem), muito menos difamação (que é imputar a outrem fatos inverídicos que lesem a honra), até mesmo porque posso provar a veracidade dos mesmos.
Sei bem disso tudo, pois sou advogado em Brasília (OAB-DF 26.442), inclusive com atuação na área de Direito do Consumidor.
Se morasse na mesma cidade da sua empresa, aliás, o senhor seria processado, inclusive por danos morais, já que foi extremamente deselegante e grosseiro em suas respostas.
Já abri reclamação no MercadoPago e no MercadoLivre. Também já marquei a transação como não concretizada e negativei a loja.
Caso ainda tenha interesse em resolver a questão, basta oferecer o envio do boneco que comprei (ASSASSIN´S CREED II EZIO BLACK, NECA TOYS. FOTO ABAIXO, RETIRADA DO ANÚNCIO DE VOCÊS)
http://i46.photobucket.com/albums/f115/ ... oBlack.jpg
Afora essa alternativa, não me interessa nenhuma outra.
Pouco me importa se você não o tem, se vai ter que comprar, etc. É ELE que está anunciado, e a responsabilidade de cumprir o anúncio é SUA, já que a proposta do vendedor VINCULA o seu cumprimento, também conforme o Código de Defesa do Consumidor
Ubiratan