O grande problema é que ele, além de ser um artista super talentoso (talvez um dos melhores ilustradores de MOTU de sua geração), possui um acervo pessoal monstruoso !
Para se ter uma idéia, ele é um dos maiores detentores de células de animação Filmation do mundo, além de 'storyboards' e ilustrações originais dos criadores da série...
O livro da Fundação 'The Power & The Honor" (a qual inclusive ele é o presidente), deve conter cerca de 60-70% do seu conteúdo pertencentes aos arquivos pessoais dele.
E nem vale mencionar que o conteúdo do referido livro supera em muito aquela tosqueira que a Mattel lançou na SDCC 2009, já que seus arquivos (infelizmente) são super escassos....
Além de já ter trabalhado indiretamente para a Mattel na série de 'comics' 200x, foram deles os traços mais marcantes daquela fase - mais notadamente o verdadeiro rosto do Faceless One e a sua criação Illumina...
Nesta época, trabalhou com o Val Staples (fundador do he-man.org) e aparentemente, traçaram uma amizade de mais de uma década...inclusive o Val foi um dos responsáveis pela vitória da Ilumina no concurso do início deste ano.
Sua saída realmente não me surpreende, sobretudo depois do embate público dele com o ToyGuru há uns meses atrás....
Gostaria imensamente de escutar os dois lados da história e saber ao menos, se houve alguma injustiça em alguma das partes envolvidas...
Porém, o que me deixa mega chateado - e até me faz ser solidário a ele - é o fato de se tratar de uma fã verdadeiro, legítimo e autêntico. O que quero dizer é que corre sangue MOTU em suas veias...do contrário, figuras que nem mesmo a Mattel possuía registro (Gygor, Evil Robot, He-Ro, Eldor, etc), seriam lançadas ou cogitadas a, na forma de 'Classics' .
É claro que a inveja reinou por várias vezes nesta questão: inveja pelo livro dele ser muito melhor do que o da Mattel; inveja pelas ilustrações dele serem muito fiéis aos anseios dos fãs; inveja dele ter um conhecimento de causa bem maior do que o próprio gerente de marketing da empresa; inveja dele apontar soluções que os designers da Mattel não encontraram; e inveja dele ser Emiliano Santalucia...
Se o Val ou o Org se "venderam" para a Mattel (como muitos afirmam), certamente que eu não sei...mas o certo é que quem perderá com isso será toda a comunidade MOTU !
Só uma pergunta: alguém aqui tem visto algum post recente do James Eatock (Busta Toons) ou do Josh Van Pelt ?
Pois é...este são os "sócios" do Emiliano na 'Power & Honor Foundation'...
Esperem que os fãs europeus (muitos odeiam o Org), se unirão na criação de ultra-mega site !
E acreditem: os maiores clecionadores de MOTU do mundo se encontram no Velho Continente