Nas histórias em quadrinhos do Universo Marvel, os Sentinelas são robôs (criados originalmente por Bolivar Trask), construídos para capturar ou exterminar mutantes.
História:
Os Sentinelas já foram utilizados por vários grupos para tentar destruir os X-Men, entre eles o Governo norte-americano e o de Genosha. Em duas situações mutantes usaram Sentinelas contra outros mutantes: O viajante do tempo Trevor Fitzroy os usou para enfrentar os X-Men, e Massacre para controlar a cidade de Nova York. Caracterizados como robôs gigantes, os Sentinelas tem a capacidade de se adaptar aos poderes de seus alvos. O maior dano já causado à população mutante por esses robôs, foi engendrado por Cassandra Nova, que utilizou dois Sentinelas gigantes para eliminar milhões de mutantes em Genosha.
Molde-Mestre
Um sentinela Molde-Mestre, presente em quase todas as versões dos robôs, representa sua máxima evolução. Sendo capaz de raciocícios complexos (que rivalizam com a mente humana), o Molde-Mestre é ao mesmo tempo fábrica e inteligência central dos Sentinelas. Em várias realidades alternativas, o mundo foi dominado pelos Sentinelas justamente quando o Molde-Mestre se revolta contra os humanos. Na realidade "oficial", o Molde-Mestre se fundiu com o Nimrod, aparecendo meses depois ao tentar passar sua consciência para o Homem Máquina, após a fuga de Bastion da prisão.
Nimrod
O arco de histórias Dias de um Futuro Esquecido apresentou um novo modelo de Sentinela, vindo de um futuro alternativo, chamado Nimrod. Esse robô viaja no tempo à caça de Rachel Summers, que havia voltado ao "presente" para impedir que o Senador Robert Kelly fosse assassinado e seu futuro apocalíptico acontecesse. Mesmo após sua derrota pelos X-Men, esse robô permaneceu na nossa era, enfrentando os heróis mutantes por diversas vezes,em sua forma humana teve contato com uma peça remanescente do molde mestre assim fundindo suas consciencias, até culminar em sua transformação em Bastion, o comandante da Operação: Tolerância Zero.
Supra-Sentinelas
Na saga Operação: Tolerância Zero um homem chamado Bastion (que depois revelou ser um Nimrod transformado em humano) criou Sentinelas ciborgues, usando seres humanos contra suas próprias vontades. Esses seres foram chamados de Supra-Sentinelas. Tendo por fachada a "Clínica do Dr. Próspero", Bastion seqüestrava indigentes ou enganava deficientes físicos, transformando-os em Supra-Sentinelas que, com a memória apagada, era reinseridos na comunidade. Porém, ao ter contato com algum mutante, a transformação automaticamente ativava-se, fazendo-os assumirem sua real forma e executarem a diretriz de eliminação da raça mutante.
O Esquadrão Sentinela
Ver artigo principal: Esquadrão Sentinela
O Esquadrão Sentinela é formado por um grupo de humanos que controlam esses robôs. Eles são da UNI e estão no Instituto Xavier. Eles receberam ordens para socorrer os mutantes durante a Dia-M.
Em Outras Mídias
Desenhos
Em X-Men: Evolution, esses robôs são os responsáveis pela descoberta dos mutantes no mundo e de quebra fazem com que muitos pensam que foram criados pelos mutantes.
Na 1ª temporada da séria animada dos x-men, eles enfrentam inúmeras sentinelas.
X3
No filme X3: The Last Stand, o Sentinela é usado como alvo na Sala do Perigo.
Videos Games
X-Men 2: Clones Wars para Mega Drive as Sentinelas são o 1º chefe de fase.
Os sentinelas são inimigos dos X-Men nos jogos X-Men Legends e X-Men Legends II: Rise of Apocalypse, além de ser um personagem jogável em X-Men: Children of the Atom (Modelo COTA-01, 1994).
O Sentinela também é um personagem jogável na série Marvel vs. Capcom, em Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes, e também em Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds e na versão melhorada em Ultimate Marvel vs. Capcom 3.
Uma imagem do personagem nos quadrinhos:

E lá vamnos nós:

De frente...

De costas...

Foto do tentáculo que é o mesmo do Omega Red...

Para quem desconhece, esses tentáculos são feitos de um arame fino e emborrachado e podem ser torcidos à vontade e se manterem em ma determinada posição...

Mais uma foto de demonstração de maleabilidade do tentáculo...

Fera X3 trocando uma idéia com seu caçador, zueira, ess foi pra mostrar a articulação do pescoço, que é rotacional 360º e o famoso cima-baixo, porém como a escultura quase não tem pescoço fica mais evidente a articulaç~çao rotacional...

Ops, ela te traiu Fera... essa foi pra mostrar que é possível capturar mutantes de pequeno e médio porte...ehehe

Detalhe dos ombros/ombreiras, gosto muito desse detalhe, é ma ombreira emborrachada e articulada para baixo e para cima, dando aspecto de movimento às figura de acordo com sua posição...

Agora com os ombros/ombreiras abaixados...

Agora baixou o espírito aranha no robozão...

"A Sentinela quer você!"

Detalhe dos dedos bem articulados...

Um pouco das articlações das perns, joelho com articulações duplas, permitindo assim um belo esmagamento...

Abertura das pernas...ui...

Agora o Fera X3 em comparação ao tamanho do pé...

Um poco da articulação da cintura, são 2 rotcionais, uma no abdomen e outra no quadril...

Agora reupei as fotos para melhor visualização...ehehe...tentando e errando, é assim q se aprende!