
Um pouco de história
A Era de Bronze - No fim dos anos 60, a DC e a Warner Bros tornaram-se parte da mesma empresa. Ironicamente, a recém incorporada DC traz uma nova onda de roteiristas e artistas revolucionários, como Neal Adams e Denny O'Neil. O conflito da contracultura não começou nos livros, mas nos escritórios. Foi uma época de mudança. Lembre-se dos anos 60. Grandes mudanças nos EUA. A Mulher-Maravilha passou a ter uma vida "mundana" e isso foi visto com maus olhos por aqueles que já conheciam a personagem. E aí surge Lynda Carter. Acharam a perfeita Mulher-Maravilha. E os Super Amigos eram a mesma coisa para as criancinhas - Procedentes dos pontos mais distantes do universo encontram-se na Sala de Justiça as forças mais poderosas jamais reunidas - Os desenhos dos Super Amigos são notáveis, porque deram fama ao Aquaman e outros super heróis que não tinham tanto destaque. Durou por um bom tempo. Porque apesar de eles serem personagens de ficção, viraram nossos heróis. Influenciaram a todos quando eram jovens. Quando você envelhece, quer entender por que eles fazem o que fazem. E quer saber mais sobre a profundidade da mitologia deles. Enquanto os programas de TV despertaram o interesse de uma nova geração a adaptação da DC, dos anos 70, chamaria atenção de pais e filhos. Ninguém achava que um filme de super herói teria sucesso mas os produtores llya e Alexander Salkind decidiram se arriscar. ALEXANDER SALKIND Produtor/Super Homem - "Eu achava que poderia ser um ótimo filme se fosse bem feito."
- Secret Origin The Story of DC Comics [2010, documentário]
Em 1984 a DC Comics cede licença de seus personagens à Kenner toys, ao mesmo tempo que a Mattel adquire os direitos da linha Guerras Secretas da Marvel Comics. A Kenner enfatizou em ação e arte, colocando mecanismos ocultos dentro dos bonecos que poderiam ativar uma ação quando os braços ou pernas são pressionados. Isso ressaltava um "super poder" (super power) de cada boneco, justificando o nome da coleção. Assim que a linha estava em força total, um frenético merchandising entrou em ação, com a DC e Kenner colando o selo Super Powers onde fosse possível. Três ondas de bonecos e acessórios foram lançados: em 1984, 1985, e 1986. A DC também produziu uma série animada (os Super Amigos) e uma minissérie impressa de três edições dando suporte à linha Super Powers.
- Traduzido [http://www.actionfigureinsider.com/archives/sp/history.html]

O veículo
O modelo utilizado é uma versão modificada da que aparece no desenho dos Super Amigos. Veja abaixo:

Legenda / Classificação















Escultura/Modelagem





O veículo é muito bonito de se ver ao vivo. Suas dimensões são 32x14x7cm. Veja abaixo:







Pintura/Adesivos





Na verdade o plástico já é colorido por si só, mas a cor azul é bem viva e o material é brilhante. Possui adesivos nas laterais e nos painéis.


Detalhe da roda

Articulação/Dispositivos





O veículo é conversível e as portas não abrem. Em contrapartida, possui 3 dispositivos que são acionados por alavancas.
A alavanca amarela aciona o farol e a preta, o ataque com a parte da frente



A alavanca de trás aciona a prisão da traseira


Conclusão
É um veículo antigo e considero indispensável aos fãs do Cavaleiro das Trevas, até porque nem é tão caro (dá pra encontrar por volta de R$ 150,00). Ele só serve para bonecos de 10cm (escala Comandos em Ação).
Curiosidade
Não sei se o pessoal aqui conhece, mas fotografei o Batmóvel no mini-estúdio. Ele mede 60x60x60cm e vem com dois refletores de 50w e 4 fundos (preto, branco, azul e vermelho). Eu adquiri recentemente e ainda estou aprendendo a ajustar a luz. Custou 200,00 mangos mas valeu a pena.

Cenas do próximo capítulo
Se não houver problema em fazer review de bonecos/veículos antigos, postarei mais em breve... Espero que gostem!

