logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor allan001 em 12 Fev 2010, 02:22

Genjoke escreveu:Teoricamente você
  1. tira o molde da cabeça do legend
  2. faz uma cabeça de gelatina concentrada
  3. hidrata a gelatina para ela inchar e aumentar
  4. tira um novo molde em silicone da cabeça inchada
  5. faz a cabeça m resina

Depois q você me perguntou eu pesquisei na net.

Pode ser q você não cnsiga inchar direto a cabeça pro tamanho q você quer, aí vai ter q fazer em mais de um passo.

Pra encolher você coloca a cabeça de gelatina no álcool para desidratar e encolher. Se for etanol absoluto (= 100%), melhor; se for o álcool comercial (= 96%) tem que fazer vários banhos; alcool 70% não rola pois ele já está hidratado ao máximo e não vai puxar a água da gelatina.

Fiz o lance de encolher e deu certo mas só encolhi uma cabeça de 7" para 6"; ou seja; só uns 20% do volume.

Fazer a grande a partir da pequena eu não tentei.

Vlw mas como assim gelatina concentrada????e como hidrato ela? Desculpe as perguntas excessivas é q sou novato em custom
Aguardo respostas :lol:
"Coleciono de tudo um pouco
99% é original mas aquele 1% é tudo flango
Vlw 25 DE MARÇO"
allan001
Figura Variante

Data de registro: 25 Jul 2007, 03:21

Mensagempor diegohdm em 17 Fev 2010, 01:20

gente, não faço idéia de como customizar eheh.. mas estou com uma figura aqui pintada e gostaria de remover essa pintura customizada..
essa pintura está meio grudenta por sinal. O que eu posso usar pra tirar ela sem que prejudique a pintura orignal da figura?
Minhas recomendações
http://tinyurl.com/c9mnbef

Diegodhm Reviews
http://tinyurl.com/btfc96d
diegohdm
Figura Customizada

Data de registro: 13 Out 2009, 11:42

Mensagempor Genjoke em 17 Fev 2010, 09:15

diegohdm escreveu:gente, não faço idéia de como customizar eheh.. mas estou com uma figura aqui pintada e gostaria de remover essa pintura customizada..
essa pintura está meio grudenta por sinal. O que eu posso usar pra tirar ela sem que prejudique a pintura orignal da figura?

Acho q não rola. Qualquer solvente q você use vai tirar as duas tintas…
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Genjoke
Administrador

Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34

Mensagempor mulher-hulk em 17 Fev 2010, 09:17

Concordo com o meu amigo acima hehehehe detonei uma action por causa do solvente hehehe virou uma meleca só.
Meu tópico de customs - http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=29&t=12284
mulher-hulk
Figura Chase

Data de registro: 20 Set 2009, 23:11

Mensagempor diegohdm em 17 Fev 2010, 12:09

Genjoke escreveu:
diegohdm escreveu:gente, não faço idéia de como customizar eheh.. mas estou com uma figura aqui pintada e gostaria de remover essa pintura customizada..

eita vlw, melhor deixar como está mesmo
Minhas recomendações
http://tinyurl.com/c9mnbef

Diegodhm Reviews
http://tinyurl.com/btfc96d
diegohdm
Figura Customizada

Data de registro: 13 Out 2009, 11:42

Mensagempor Fellipe em 17 Fev 2010, 12:14

diegohdm escreveu:
Genjoke escreveu:

eita vlw, melhor deixar como está mesmo

Mas você também pode tentar tirar a tinta e repintá-la com uma tinta melhor. :D
Fellipe
Figura Exclusiva

Data de registro: 23 Ago 2009, 15:25

Dicas para moradores do Rio de Janeiro

Mensagempor mulher-hulk em 17 Fev 2010, 19:46

Galera descobri lojas especializadas em tintas e várias peças de artesanatos em MADUREIRA aí vai os tels para galera do Rio de Janeiro. Tem tintas acrilícas, verniz em spray, pincéis, etc...

Obs: Mais barato do que na caçula.

Loja Império do Mercado - A Casa do Artesão

Tel 2450-3698

Mercadão de Madureira - galeria b loja 105 - tel 3355-8895

e tem outras basta dar um rolé no mercadão e os preços são bem mais em conta.

Abraços meus amigos customizadores.
Meu tópico de customs - http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=29&t=12284
mulher-hulk
Figura Chase

Data de registro: 20 Set 2009, 23:11

Mensagempor OVERLORD em 15 Mar 2010, 15:13

salve galera !!!!!!!!!!!!!!!

sou um cara q arrisca o drop em algo de customs, escalas 3 3/4 e 6' (foco em g i joe e marvel legends), andei pesquisando e vi as massas clay, q sao bastante usadas pelos gringos e me paressem ser otimas para a modelagem, muito mais pratica q o epox q a gente usa.......

vejo que os americanos q sao craque em customizacao, como jim saotome e kyle robnson, eles usam este tipo de massa clay, vi q temos dela aq (a dim clay) como o exemplo q achei e peço uns helps e faço umas perguntas a respeito dela: pois acredito q o pessoal q é pro em customs ttem muitas infos sobre....

1- onde encontro esta massa a venda no brasil ????sites, lojas, etc....clay, a marca q for....mas o tipo especifico de massa

2- ela tem um ponto de dureza ou é preciso usar algum outro materia que a deixe 100% dura depois da modelagem chegar ao ponto final de interesse ???? (exemplo, ela tem um pobto de dureza tipo a massa epoxi ou é preciso outros materiais p deixa-la neste ponto)

3- o que, alem da massa clay é necessario se ter para poder se trabalhar inicialmente com ela ????lembrando q sou customizador totalmente iniciante de actions....kkkkk

4- vi no youtube tipos diferentes de clay, pq disso ????

5- alguem usa delas ???? qual seria a opniao a respeito ????

valeus pessoa, agradeço de antemao a ajuda e forte abrç a todos !!!!!!!!!!

fernando overlord
yo joeeeee

"uma vez joe, sempre o-ring !!!!!!!!!"
OVERLORD
Peça de BAF

Data de registro: 21 Dez 2008, 23:29

Mensagempor Genjoke em 15 Mar 2010, 19:02

Eu só usei até hoje epoxy e bisquit…
Genjoke
Administrador

Mensagempor murcegao em 15 Mar 2010, 19:25

salve galera !!!!!!!!!!!!!!!

sou um cara q arrisca o drop em algo de customs, escalas 3 3/4 e 6' (foco em g i joe e marvel legends), andei pesquisando e vi as massas clay, q sao bastante usadas pelos gringos e me paressem ser otimas para a modelagem, muito mais pratica q o epox q a gente usa.......

vejo que os americanos q sao craque em customizacao, como jim saotome e kyle robnson, eles usam este tipo de massa clay, vi q temos dela aq (a dim clay) como o exemplo q achei e peço uns helps e faço umas perguntas a respeito dela: pois acredito q o pessoal q é pro em customs ttem muitas infos sobre....

1- onde encontro esta massa a venda no brasil ????sites, lojas, etc....clay, a marca q for....mas o tipo especifico de massa
http://www.dimclay.com/loja/

2- ela tem um ponto de dureza ou é preciso usar algum outro materia que a deixe 100% dura depois da modelagem chegar ao ponto final de interesse ???? (exemplo, ela tem um pobto de dureza tipo a massa epoxi ou é preciso outros materiais p deixa-la neste ponto)
não, o clay não é pra modelagem final, é pra protótipo, tu modela, faz o molde a partir dele, e ai com uma resina, ou o q tu mais gostar, faz a peça final.
o clay tem 5, ou 6 "durezas", dependendo do q tu quer modelar.... mas repito, ele não é final, não pode ir ao forno por exemplo... e ele amolece com o calor (na verdade é assim q se modela com ele) vc amolece e depois modela

3- o que, alem da massa clay é necessario se ter para poder se trabalhar inicialmente com ela ????lembrando q sou customizador totalmente iniciante de actions....kkkkk
como disse anteriormente, ela não é pra modelagem final

4- vi no youtube tipos diferentes de clay, pq disso ????
se tu quer mais detale, usa um clay mais mole, se quer algo mais consistente (tipo base, corpo todo... ) usa uma mais resistente

5- alguem usa delas ???? qual seria a opniao a respeito ????
nunca usei, mas já vi q é muito boa

valeus pessoa, agradeço de antemao a ajuda e forte abrç a todos !!!!!!!!!!
denada

fernando overlord
Nom de Dieu de putain de bordel de merde de saloperies de connards d'enculé de ta mère.
murcegao
Figura HUEHUEHUE

Data de registro: 19 Set 2009, 21:38

Mensagempor OVERLORD em 16 Mar 2010, 17:12

valeus murcegao !!!!!!!!!!!!

tirou boooooa parte de minhas duvidas, valeus mesmo......

po nas pesquisas q faço p aprender e tentar customizar de forma decente, kkkk vejo como exemplo as massas usadas na modelagem de alguns actions, geralmente, as usadas pelos gringos, sao de uma cor mais clara q nosso epoxy, pelo q da p entender sao mais faceis de trabalhar a modelagem tb, em todos os sentidos melhor que nosso epoxy, fiquei intrigado, pois com epoxy da pra fazer, mas o nivel de perfeicao q eles usam nas massas indica, alem de serem excelentes customizadores, q a tal massa que é usada é excelente para modelar de forma perfeita, os detalhes e estruturas, como o action de uma das pesquisas q fiz, exemplo de um iron man do 2DTOYS (http://www.2dtoys.com/), o iron man foi, boa parte do corpo reestruturado c uma massa e redetalhado p fazer a estrutura do iron que ele quis.

essa massa usada é absurdamente (pelo que parece) boa p este nivel de detalhamento e remodelagem de um action, n seria clay a massa intaum, correto ??????? que material fo este usado ????? (so a massa ou algo como uma resina, n sei..... para finalizar e dar dureza na dita massa) pois no action final com certeza a massa esta num ponto de dureza 100% ok !!!!!! e com 100% de detalhamento e perfeição.......

alguem sabe q material é esse usado no exemplo q falei acima ?????

abrçao a todos e novamente valeus morcegao pelas infos !!!!!!!!!!
fernando overlord
yo joeeeee

OVERLORD
Peça de BAF

Mensagempor OVERLORD em 16 Mar 2010, 17:49

pelo que entendi do que ele descreveu dos materiais usados em seus customs, ele alem de usar os clays, usa epoxy e epoxy tipo o nosso conhecido "ibere", correto ??????? essa massa ibere tenho uma abusrda vontade de usar, pois ela é maleavel e tem diversos pontos de dureza ate chegar ao ponto final, 100% dura....

agora, clay tem q ir ao forno, correto, não entendi, digamos q o cara use clay num action, como o exemplo do iron man dele, ele naum vai colocar o action no forno, pois iria "f..der" as partes plasticas devido a alta temperatura.....
segue abaixo o q ele diz sobre o material usado:
"CLAYS: Epoxy putty (or plumber's putty). I use Oatey's brand epoxy for the majority of my sculpts. It has a really quick dryin time (10-15 min) but that fits my general lack of patience perfectly. You can find this at yer local Home Depot in the plumbing section. I used to use LDR brand epoxy, which I liked coz it was alot less sticky, but I found out after 6 mos or so it generates a thin yellow film on the hardened epoxy. I also use Super Sculpey when sculptin faces coz I generally take more time with those. I make sure that the piece of super sculpey is separate and not attached to a figure, I've had too many mishaps with meltin figures in the oven. For a more comprehensive comparison of sculpting clays, check out Arkenyon's list."

realmente essa massa usada no iron man (exemplo q eu dei) me intriga abusrdamente muito, é, aparentemente, o melhor material p se usar em um custom.....

abrços a todos !!!!!!!!!!
yo joeeeee

OVERLORD
Peça de BAF

Mensagempor murcegao em 16 Mar 2010, 17:59

man... clay não vai no forno... se for no forno ela derrete e fica liquida!!!!!

massa putty, eh outra história!!!!

eh q os gringos chamam tudo quanto é massa de modelagem de clay (barro/argila) ... e o clay que eu ti indiquei eh ooootra coisa.
Nom de Dieu de putain de bordel de merde de saloperies de connards d'enculé de ta mère.
murcegao
Figura HUEHUEHUE

Data de registro: 19 Set 2009, 21:38

Mensagempor OVERLORD em 17 Mar 2010, 18:30

salve !!!!!!!!!

achei este site http://www.spmodelismo.com.br/material/putty.php q fala sobre este tipo de massa (putty), acredito q pode ser o mesmo q foi usada no exemplo do iron man q dei !!!!!!!!!
yo joeeeee

OVERLORD
Peça de BAF

Mensagempor thiagoalves em 10 Abr 2010, 00:59

vcs usam epoxy para modelar cabeças , pés , etcs ?
qual tinta é idela para pintar o action ? tinta acrilica ?
Os lobos perdem os dentes , mas não o instinto !
thiagoalves
Figura Variante

Data de registro: 02 Jul 2009, 01:23

Mensagempor Genjoke em 10 Abr 2010, 09:55

thiagoalves escreveu:vcs usam epoxy para modelar cabeças , pés , etcs ?

Eu uso o epoxy apenas para acertar e modificar. Pés e cabeças eu clono em resina, ou seja tiro um molde da original e faço uma cópia em resina.

Exemplos:

Pés clonados do Kazar

Imagem Imagem Imagem

No Mestre do Kung Fu a cabeça também é clonada e modificada, de um Conan LCBH

Exemplo de cabeças clonadas:

Imagem
Esta está sem pintura dá pra ver as modificações.

Imagem Imagem

thiagoalves escreveu:
qual tinta é idela para pintar o action ? tinta acrilica ?

Veja o Tópico de Tintas
Genjoke
Administrador

Mensagempor Léo Customs em 10 Abr 2010, 10:21

Genjoke escreveu:Imagem Imagem

Tá fazendo a galera do D&D??? Estão ficando legais!
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor Fellipe em 11 Abr 2010, 23:40

Gostaria da ajuda dos amigos customizadores sobre alguma maneira de deixar mais firme articulações moles das figuras.
Se alguém puder me ajudar, fico grato. :D
Fellipe
Figura Exclusiva

Mensagempor bzorio em 12 Abr 2010, 15:24

Superbonder, hehe. :mrgreen:
bzorio
Moderador

Data de registro: 19 Out 2006, 10:28

Mensagempor Fellipe em 12 Abr 2010, 16:22

bzorio escreveu:Superbonder, hehe. :mrgreen:

Mais eu só quero deixar mais firme e não imóvel. :mrgreen:
Fellipe
Figura Exclusiva

Mensagempor Genjoke em 12 Abr 2010, 16:59

Fellipe escreveu:
bzorio escreveu:Superbonder, hehe. :mrgreen:

Mais eu só quero deixar mais firme e não imóvel. :mrgreen:

A primeira opção seria esquentar o plástico com água fervente ou secador de cabelo, apertar a articulação com os dedos e mergulhar (enquanto continua-se apertadno) em água gelada (com gelo mesmo). Ou seja: o plástico fica mole com o calor, você aperta ele no lugar e endurece novamente com a H₂O fria.

Além de esquentar e apertar a articulação pode-se fazer o seguinte:
  • pingue uma gotinha mínima de superbonder na articulação mole;
  • mova a articulação várias vezes para espalhar a bonder por toda a superfície da articulação
  • continue movendo, mais devagar, para a bonder ir endurecendo, mas como vc está movendo a artic. ela não vai colar
  • depois de um tempo a bonder seca e forma uma camadinha com bastante atrito na articulação, o que melhora bastante as articulações moles
Mas cuidado!!! As vezes na região onde vc faz isso, o plástico fica um pouco esbranquiçado, por isso não coloque bonder em excesso pra não escorrer, e sempre pingue a cola pela parte das costas da figura.

Uma boa regra é sempre usar bonder gel para figuras, uma vez que a gel não escorre.

8)
Genjoke
Administrador

Mensagempor Fellipe em 12 Abr 2010, 17:07

Genjoke sempre salvando os aspirantes a customizadores.
Valeu.
Acho que vou tentar essa do choque térmico. É menos risco de fazer cagada. :mrgreen:
Fellipe
Figura Exclusiva

Mensagempor Léo Customs em 12 Abr 2010, 22:41

Mas o choque térmico, depois de um tempo (sei lá, algumas semanas), volta ao estado anterior.
Já o esquema do Superbonder, o ideal fazer um pouco diferente: Pingue uma gota sobre uma superfície lisa (plástico blister é ótimo). Pegue um palito de dentes e suje ele no bonder. Dai, passe a ponta suja do palito nas articulações. Depois, faça o procedimento explicado pelo Genjoke, de mover as partes até secar.
Usando o palito, vai demorar mais, mas o risco de "esbranquiçar" o local e/ou escorrer é menor...
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor allan001 em 14 Jun 2010, 12:24

FAla galera BLZ?
fazendo ua busca pelo google achei um site com uma dicas otimas pra custom. Olhem ai
http://www.bancadavirtual.com/tutoriais.html
O q mais me chamaram a atenção foram
Confeccionando bandeiras realísticas
Construindo um Compressor com Inalador(acho q vou fazer um)
Construindo uma vitrine para abrigar seus Modelos
Limpeza do Aerógrafo
"Coleciono de tudo um pouco
99% é original mas aquele 1% é tudo flango
Vlw 25 DE MARÇO"
allan001
Figura Variante

Data de registro: 25 Jul 2007, 03:21

Mensagempor lelion em 14 Jun 2010, 19:55

Sempre achei que dava pra usar um inalador com compressor para aerógrafo, tai a prova. Beleza de dica, valeu!
lelion
Figura Regular

Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39

AnteriorPróximo