Aqui vai minha contribuição para o tópico:
- Confecção de Jaquetas, Capas e Sobretudos -
Sempre achei um desperdicio comprar um AF só pra usar alguma parte da vestimenta. Não gosto de tecidos nem pele nos AF´s. Prefiro quando fazem aquelas emborrachadas. Então elaborei uma metodologia de confeccionar essas peças. O processo ainda é experimental e o produto é hidrosolúvel. Estou testando materiais como Silicone colorido mais ainda carece de maiores aprimoramentos.
Neste exemplo, foi a primeira vez que usei a metodologia, em 2007, fiz a jacketa para o Pyro versão X3. As fotos foram tiradas por celular então deem um desconto tá

. Segue passo a passo:
1° Passo - Modele a peça a ser desenvolvida em cima de uma folha de papel. Aqui eu usei massa de modelar comum. Utlizo o que tiver a mão, Lamina de barbear, tampa de garrafa, estacas de modelagem...;

2° Passo - Crie uma "muralha" em volta da peça utilizando também massa de modelar. Tente estabelecer uma distância mínima de 2cm pra cada lado e com 3 de profundidade. Verifique a vedação entre massa/papel;

3° Passo - Faça uma rampa na muralha com os dedos;

4° Passo - Prepare a solução de silicone e catalizador. Uso o silicone para biscuit que é facilmente encontrado em qualquer loja de artesanato. A dosagem entre silicone/catalizador vai depender da marca e do tipo de silicone. O silicone branco é o mais maleável (particulamente acho o ideal pois tem grande poder de cópia). O tempo aqui é fator fundamental pois a liga da mistura começa pouco tempo depois de misturar as partes;

5° Passo - Despeje a mistura lentamente pela rampa que vc fez na muralha. Deixe o silicone fluir naturalmente. Faça com calma e não jogue diretamente na figura pois pode criar bolhas e vc perder td até aqui. Lembre-se que o silicone é um produto relativamente caro, tipo meio litro por R$25,00 em média. Isso dá pra fazer umas 3 jacketas;

6° Passo - Espere

. Sério... tem que ser paciente. Por mais que o silicone pareça durinho, deixe descansar por 12h. Então faça isso a noite antes de dormir, de manha antes do trabalho ou sei lá...mas tenha paciência

!!!

7° Passo - Retire o papel, a muralha e a peça de massa de modelar. Você perderá a escultura sim, mas pode conferir que no molde todos os detalhes foram copiados (alias vc poderá usar o mesmo molde varias e varias vezes);

8° Passo - No molde, aplique tinta relevo ou cola colorida de maneira uniforme e sem deixar bolhas ( neste caso usei verde como teste inicial). Mais uma vez... tenha paciência, eu particulamente espero 24h antes de tirar da forma;

9º Passo - Voce poderá fazer por peças especificas para montar a jacketa. Neste caso fiz em duas partes uma vermelha e outra preta (esse foi o prototipo e não a versão final). A jacketa fica bem flexivel;

10° Passo - Colar as pontas e vestir a peça no seu AF e pronto.

Esse foi o primeiro que fiz usando essa metodologia. Como já faz quase 2 anos que fiz obvio que melhorei na escultura e na paciência

. A ultima vez que fiz foi em um Reaper para o Blade ja com resultados um pouco melhores. Aqui misturei silicone com tinta vinilica pra fazer o cachecol. Ficou 100% flexível. O sobretudo e o blusão fora feitos de durapoxi mesmo.

Espero que eu tenha ajudado e contribuido com nossos colegas costumizadores aqui do forum. Abçs.