por Luiz Wan em 19 Jan 2012, 11:44
Bom, atendendo a sugestão do raphael, vou fazer um pequeno relato de como funciona o clima aqui em Manaus, onde moro.
Muita gente, quando ouve falar em Manaus, lembra de duas coisas: que é longe, e que é quente. E as duas são verdade. Enquanto o pessoal da área Rio-São Paulo-Minas, pode rodar de carro ou ônibus pra lá e pra cá por todo o Centro-Sul e até para o Nordeste, só conseguimos sair daqui de Manaus de avião. Costumamos brincar aqui, dizendo que amazonense, para fazer turismo, tem que ser rico. E não deixa de ser verdade. As poucas estradas que temos são para municípios próximos (ou para Boa Vista, capital de Roraima). Recentemente construíram uma linda ponte de 3 km sobre o Rio Negro, ligando Manaus, por rodovia, a outro município próximo: Iranduba.
Sobre o clima, Manaus tem o famoso clima equatorial, que é quente e úmido. Não é à toa que os exploradores europeus dos séculos XVI e XVII reclamavam. Por isso chamavam de “inferno verde”. De novembro a abril é a estação das chuvas. O clima fica mais ameno (embora continue quente). Chove todo dia. E chove forte. Eu vejo, pela televisão, essas chuvas devastando Minas e a região serrana do Rio. Fico imaginando se eles pegassem as chuvas que temos aqui. É muita água. A vantagem é que a cidade é bem plana e o solo absorve bem a água da chuva. Além disso, o Rio Negro é enorme, tem quilômetros de largura, de modo que ele nunca transborda. Há alagamentos pela cidade, mas poucos, perto do que vejo nas outras cidades. Há o problema dos relâmpagos. Manaus é a cidade mais atingida por relâmpagos no mundo! E não é força de expressão, é um fato comprovado cientificamente.
De maio a outubro é a estação quente. E põe quente nisso. Raramente chove nesses meses, e o calor e a umidade são inclementes. Mais de 80% de umidade relativa do ar. Por isso, suamos muito nessa época (eu, nem tanto, pois procuro ficar no ar condicionado a maior parte do tempo).
Mas não precisam se assustar... hehehe... Dá para viver aqui, e muito bem. A única desvantagem é que não temos uma estação fria para compensar o calor. O Rio, por exemplo, é muito quente no verão, tanto quanto aqui, mas lá, o inverno é bem gostoso. Digo isso com propriedade, pois sou carioca e morei no Rio até os 14 anos de idade, quando me mudei para cá.
Enfim, em tese, nossas pobres e delicadas figuras de ação, principalmente Hot Toys, tendem a sofrer nesse clima cruel. Mas bastam alguns cuidados. As minhas figuras ficam expostas em uma estante (cujas fotos postei no tópico da minha coleção), em um dos quartos da minha casa. Evito deixar a cortina aberta, para eles não pegarem sol (no meu caso, o sol da manhã, que mesmo sendo mais ameno, ainda é forte). Procuro deixar a porta do quarto aberta para circular o ar que vem do corredor.
Em resumo, acho que as duas coisas mais importantes são:
- Não deixar as figuras em um local que receba luz do sol direta, principalmente se for um local de clima muito quente.
- Não deixar as figuras em um local que fique muito tempo fechado, abafado, principalmente se você mora em uma cidade de clima úmido. Deixe portas (e talvez até janelas) um pouco abertas, para as figuras “respirarem” um pouco.
Bom, acho que é isso, galera.
Figura de ação é como salgadinho de festa de aniversário: no início, você diz que vai pegar um só.