logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Mensagempor doug_pc em 16 Ago 2007, 10:03

AHMMMM!!!
entao ta...finalmente vi o Ursa Maior finalizado!
hehehehe....ele serviu de inspiração pra eu comecar meus customs inacabados e sem fotos (nao consigo ficar com a maquina do meu pai pra tirar a foto)...mas assim que der, antes ou depois de finalizados mesmo, eu coloco as fotos aqui!
doug_pc...That's me!
Avatar de usuário
doug_pc
Figura Variante
 
Mensagens: 1385
Data de registro: 17 Jun 2007, 00:18
Localização: Por aí...

Mensagempor Tio Gabriel em 08 Set 2007, 03:20

Alisson escreveu:
gabrielgiordano escreveu:Ainda vou descobrir um neste sentido!!! Sem gastar 400 conto!!!


Ou, e num será que esses assopradorezinhos de teclado de computador -passava no polishop, antigo (011)1406???

É isso que vc se refere, alisson?


Não sei se são os mesmos, mas de uma coisa eu tenho certeza porque trabalho com fibras óticas também, e nunca usei o danado do spray de ar pra limpar nada, só usei pra assustar os camaradas que estavam cochilando :twisted:



Num disse que um dia eu achava???

Pronto, só preciso de um estepe p comecar meus customs aerogrifados!!!!!

http://www.redetvshop.com.br/produto.as ... tamento=13
Gervinho Rules! <- viram q eu não acessava aqui desde a època da copa???
Avatar de usuário
Tio Gabriel
EMO
 
Mensagens: 1349
Data de registro: 01 Ago 2006, 09:42
Localização: Sodor Island

Mensagempor Panthro em 23 Set 2007, 18:32

:D Gabriel é este aqui que eu estava falando.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -9-pcs-_JM

Vou comprar um destes pra mim. :lol:
Avatar de usuário
Panthro
Administrador
 
Mensagens: 881
Data de registro: 01 Ago 2006, 22:26
Localização: BH-Minas Gerais

Mensagempor Supernerd em 23 Out 2007, 20:47

Pessoal, alguém sabe aonde encontrar tinta vinílica aqui em São Paulo?

Segundo o amigo Muralha, é a tinta certa para retorcar as figuras.
Supernerd
 

Mensagempor Tio Gabriel em 23 Out 2007, 21:43

eu atendi um artesão, um senhor que faz decoracoes de festas infantis, e trocando uma idéia com ele, ele disse p tentar utilizar tinta aquacril. Alguém conhece ou já usou?
Gervinho Rules! <- viram q eu não acessava aqui desde a època da copa???
Avatar de usuário
Tio Gabriel
EMO
 
Mensagens: 1349
Data de registro: 01 Ago 2006, 09:42
Localização: Sodor Island

Mensagempor Lobão em 30 Nov 2007, 21:22

Já tentei...perdi tempo e dinheiro :( . Demorou um tempão para secar (usei a acrilica), só mesmo aplicando secante de cobalto para acelerar a pega. E ainda descascou com o tempo (culpa tambem do secante de cobalto para sermos justos).
Fui consutar alguns colegas que informaram que ela é mais indicada para reboco, massa corrida ou acrílica, gesso, concreto, cimento amianto ai sim ela seca rapidinho, tipo 30 min inicial e 4 horas final.
Enfim...é uma tinta para superficies mais porosas e ligadas a construção civil. Particulamente, não recomendo.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Avatar de usuário
Lobão
Figura Chase
 
Mensagens: 3512
Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59
Localização: Fortaleza-Ce

Mensagempor Gallo em 13 Dez 2007, 01:56

Fala pessoal!
Eu estou com uma dúvida!;....Tô querendo pintar alguns detalhes de afs meus (como o peito da Succubus, que ficou com marcas de tinta preta!)...eu comprei tinta acrilica fosca, mas fazendo uns testes, percebi que conforme eu passo o dedo, a tinta sai, como se fosse uma pelicula plástica!
Gostaria de saber o que eu posso fazer para fixar a tinta!?...
Outra coisa...que materia eu posso usar para aplicá-la...pincel não tem dado muito certo, fica marcas!

Valeu!
Abraço
Avatar de usuário
Gallo
Peça de BAF
 
Mensagens: 19
Data de registro: 03 Mai 2007, 09:34

Mensagempor hipérion em 13 Dez 2007, 04:30

Gallo escreveu:Fala pessoal!
Eu estou com uma dúvida!;....Tô querendo pintar alguns detalhes de afs meus (como o peito da Succubus, que ficou com marcas de tinta preta!)...eu comprei tinta acrilica fosca, mas fazendo uns testes, percebi que conforme eu passo o dedo, a tinta sai, como se fosse uma pelicula plástica!
Gostaria de saber o que eu posso fazer para fixar a tinta!?...
Outra coisa...que materia eu posso usar para aplicá-la...pincel não tem dado muito certo, fica marcas!

Valeu!
Abraço


Cara, só pra deixar arquivado, normalmente essas marquinhas que vem nos afs, quase que 100% das vezes saem com umas pinceladas de cotonete com alcool ou acetona..mas nao pode ser muitoforte..
tenta aí e ve se sai..
hipérion
 

Mensagempor Gallo em 14 Dez 2007, 01:05

Pior que não dá!...já tentei...
Ficou meio que marca preta sabe!

Bom...valeu pela tentativa!...

Alguem mais que custuma pintar pode me dar uma dica?

Abraço
Avatar de usuário
Gallo
Peça de BAF
 
Mensagens: 19
Data de registro: 03 Mai 2007, 09:34

Mensagempor raphael legend em 16 Dez 2007, 22:41

pessoal, to querendo dechar os ''tentaculos'' do meu omega red serie 10 prateados como o da foto:
Imagem
com o tempo, eles foram ficando pretos.
qualquer dica de que tinta usa e como fazer eu agradeço.
Avatar de usuário
raphael legend
Figura Loose
 
Mensagens: 430
Data de registro: 03 Ago 2007, 10:31
Localização: São Paulo - Centro

Mensagempor pedreru em 18 Dez 2007, 17:45

Caras, alguem ai pode me dar uma força ae?

Meu Namor tá sem tinta na sombranselha, comprei tinta tecido preta no bazar do japoneis, mas não tive coragem de arriscar... Preciso retocar alguns minimos detalhes... tipo meus Marvel Legends mais antigos que apareceram algumas manchinhas verdes na pele ou a manga do meu Wicanno que veio dá cor da pele -_-

Que tinta eu uso? Valeu!!!!!
Avatar de usuário
pedreru
Peça de BAF
 
Mensagens: 19
Data de registro: 26 Set 2007, 13:42
Localização: De baixo do viaduto

Mensagempor Mardio em 19 Dez 2007, 12:55

Tô precisando pintar uma parede do meu quarto e quero usar uma tinta daquelas com textura alguem tem alguma dica? 8)
Eu rejeito a sua realidade e substituo pela minha. #wearegroot
Avatar de usuário
Mardio
Administrador
 
Mensagens: 6193
Data de registro: 02 Ago 2006, 12:17
Localização: Teresina-PI

Mensagempor MackDK em 31 Dez 2007, 17:18

gabrielgiordano escreveu:como faço p fazer o efeito de fogo?

não aqueles plásticos transparentes, mas tipo o tocha da serie 3...

é baseicamente uma pintura vermelha, mas...

Imagem


Olá, Gabriel.

Como você deve ter notado, estou reiniciando um bocado de tópicos que estavam parados. Como entendo de aerografia, suponho que posso dar algumas dicas neste aqui.

Vamos considerar dois métodos de pintura: Um é combinação de cores, quando as tintas são transparentes, como vitral ou aquarela líquida. Outro, que é o nosso caso, é SOBREPOSIÇÃO DE CORES. No caso do Tocha, é a segunda opção. A cor base do fogo é o amarelo. O vermelho é a sobreposição. Para pintar o sombreado vermelho, você não posiciona o aerógrafo de frente, e sim, de lado, de forma que a tinta pinte conforme o relevo da própria figura e faça um efeito de sombreado. Em alguns detalhes, aí sim, será necessário posicionar o aerógrafo de frente.
MackDK
 

Mensagempor MackDK em 31 Dez 2007, 18:12

Muralha escreveu:Ok! mais será que funciona no aerógrafo tb??


Funciona, garanto. O aerógrafo é ideal para esse serviço.

gabrielgiordano escreveu:Ah, sobre o aeróglifo, será que um desses simplezinhos vale a pena p gente começar?


Gabriel, este não é um aerógrafo tão "simplezinho". É de ação dupla, isso quer dizer que, quando você controla o fluxo de tinta (grossura do traço)puxando a alavanca para trás. Para pintar action figures, principalmente alguns detalhes, essa função é essencial, ao contrário deste:

Dr. warren escreveu:tche!!!

tipo um trem desses nao resolve?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... grafia-_JM


Que é de ação simples (note que não há uma alavanca). A pintura do javali no anúncio, na minha opinião, é uma enganação. Você teria de usar um bocado de máscaras para conseguir fazer aquele efeito... Este segundo é ideal para modelismo.

Muralha escreveu:Tem muita gente no ML vendendo compressor de Ar direto (compressor sem o reservatório de ar) e fala que dá pra usar aerógrafo. Mais isso é incorreto.

Vc tem que ter um compressor com reservatório para usar um aerógrafo, pois o mesmo precisa de "volume" de ar copisa que o compressor de ar direto não tem...


Muralha, o que o pessoal do ML falou é verdade. O que determina o fluxo de tinta não é o fato de ser ar direto ou não, e sim a pressão do ar. Uma pressão de 50 PSI dá conta do recado. Meu compressor é um Multi-Hobby P-600 Plus. É do mesmo tamanho de um de inalador. Tenho ele faz uns... Hum... Não sei direito... Mais de 12 anos, com certeza.

gabrielgiordano escreveu:mais um tutorial bacana chupinhado do http://www.webkits.com.br.

http://www.webkits.com.br/news/templates/news.asp?articleid=370&zoneid=24

muito BOM!


Legal. Também há um produto chamado "máscara líquida", que é aplicado com pincel. Ela forma uma camada emborrachada nos locais onde quer proteger. É um pouco complicada de usar porque não se pode deixá-la secar no pincel, senão, adeus pincel...

Grungaboy escreveu:Uma outra dica relativamente barata, é usar aqueles inaladores caseiros.
A pressão é baixinha, mas suficiente pra fazer um aerógrafo funcionar.
Ele é bastante silencioso também. Tenhoa amigos que já usaram por anos.
Lógico, o ideal é ter um compressor com reservatório, pois a pressão é contínua.
Outro ponto que acho fundamental, principalmente em dias úmidos, é colocar um filtro de água. Sem isso, quando vc menos espera, o aerógrafo dá umas cusparadas de água bem no meio da pintura...


Isso é verdade. O único inconveniente é que, dependendo da [pouca] pressão do ar, fica difícil de fazer traços mais finos. Com o meu, consigo fazer traços perfeitos mais ou menos da grossura de uma lapiseira 0.5...

The Legend escreveu:Pessoal, alguém sabe aonde encontrar tinta vinílica aqui em São Paulo?


Já vi alguns sites de empresas que distribuem tintas das marcas "Testors" e "Tamiya". Essas são marcas apropriadas para modelismo e pinturas de action figures. Dá uma pesquisada no google.

Há também as tintas vinílicas de serigrafia. Até já testei o uso destas, mas elas são diluídas apenas com um solvente bem forte. Então, se não tiver um ambiente bem ventilado para trabalhar, aconselho a deixar a idéia de lado...

Bom, pessoal, estou repassando todo o tópico. Espero estar ajudando em algo. Por enquanto, vou parar por aqui porque tenho de ir me preparar para assumir a churrasqueira! Feliz Ano Novo para todos!

Mack
Editado pela última vez por MackDK em 01 Jan 2008, 08:24, num total de 1 vezes
MackDK
 

Mensagempor PERNIZILA em 31 Dez 2007, 18:14

Valeu, Mack...Depois preciso tirar umas dúvidas sobre as tintas Suvinil, Coral e massa corrida....hauhauahuaa Feliz ano novo!
Avatar de usuário
PERNIZILA
Fanfarrão
 
Mensagens: 1574
Data de registro: 31 Mai 2007, 00:05
Localização: São Paulo

Mensagempor MackDK em 01 Jan 2008, 07:25

PERNIZILA escreveu:Valeu, Mack...Depois preciso tirar umas dúvidas sobre as tintas Suvinil, Coral e massa corrida....hauhauahuaa Feliz ano novo!


Aí, Pernizila:

Prefiro Suvinil à Coral, mas as duas são boas. Para melhor resistência, misture massa corrida com cimento branco.

Agora, umas curiosidades sobre os nomes: Suvinil também pode ser uma loja de uma pessoa chamada Sueli que só vende discos antigos (LPs); Coral é o nome de uma cobra e também pode ser uma cambada de gente cantando; Massa corrida pode ser uma referência ao corredor de F-1 Felipe Massa.

Visse?

Att,

Mack
MackDK
 

Mensagempor Tio Gabriel em 01 Jan 2008, 09:03

Um fanfarrão especializado em tintas!!! Vê se pode!!!

Muito boa as suas dicas de tintas, valeu! Vc faz custons? Poste algumas fotos!

E as tintas Sherwin Williams, vem de onde????
Gervinho Rules! <- viram q eu não acessava aqui desde a època da copa???
Avatar de usuário
Tio Gabriel
EMO
 
Mensagens: 1349
Data de registro: 01 Ago 2006, 09:42
Localização: Sodor Island

Mensagempor MackDK em 01 Jan 2008, 09:35

Gallo escreveu:eu comprei tinta acrilica fosca, mas fazendo uns testes, percebi que conforme eu passo o dedo, a tinta sai, como se fosse uma pelicula plástica!
Gostaria de saber o que eu posso fazer para fixar a tinta!?...
Outra coisa...que materia eu posso usar para aplicá-la...pincel não tem dado muito certo, fica marcas!


Gallo, dependendo do tipo do detalhe, vai ter de ser no pincel mesmo. Gosto de trabalhar com pincéis de cerdas macias. Utilizo os 308 e 309 Kolinsky da Tigre. Não são tão baratos, mas o custo-benefício compensa, pelo menos no meu caso.

Algumas vezes, é necessário primeiro você aplicar prime na superfície antes da pintura para fixar a tinta. Mas, se a tinta não for a apropriada, nem o prime e verniz dão conta. Tintas fáceis de encontrar e que têm uma aderência boa são as de linha automotiva e as vinilicas usadas para serigrafia (aqui, novamente entra a avaliação de custo-benefício...). Como as duas são diluídas a base de solventes apropriados, é necessário cuidado no manuseio.

raphael legend escreveu:pessoal, to querendo dechar os ''tentaculos'' do meu omega red serie 10 prateados...com o tempo, eles foram ficando pretos.
qualquer dica de que tinta usa e como fazer eu agradeço.


Tinta automotiva metálica é uma boa opção. Há algumas opções também de tintas de modelismo, algumas em spray. Para a aplicação eu daria preferência à algum tipo de sistema que use ar (spray, pistola, aerógrafo...). Nesse caso, você vai ter de isolar a parte a ser pintada (já viu quando vão pintar carros e protegem os vidros colando jornal e contornando as bordas com fita crepe? É o mesmo sistema, em escala menor...).


pedreru escreveu:Meu Namor tá sem tinta na sombranselha, comprei tinta tecido preta no bazar do japoneis, mas não tive coragem de arriscar...


Pedreru,

Essa você pode "arriscar" à vontade porque a tinta não vai fixar. É passar o dedo que ela sai. Mas você pode utilizá-la para fazer alguns testes de pintura, sabe, dar uma treinada.

Para a definitiva, pode usar a vinílica para serigrafia (mas já disse e repito: cuidado com o solvente. Ele é muito forte e se utilizado num ambiente sem a ventilação adequada, pode fazer mal à saúde. Só estou citando esta porque é relativamente mais fácil de encontrar do que as que são feitas especificamente para action figures...)

Mardio escreveu:Tô precisando pintar uma parede do meu quarto e quero usar uma tinta daquelas com textura alguem tem alguma dica? 8)


E aí, Mardio!

Já pintou o quarto? Se não, nas lojas de materiais de construção você encontra os materiais necessários para os efeitos de textura. Dependendo do efeito que deseja, há até mesmo rolos emborrachados que dão a textura ao serem passados sobre a massa...

Bom, repassei todo o tópico. Espero ter ajudado em alguma coisa.

Att.

Mack
MackDK
 

Mensagempor MackDK em 01 Jan 2008, 09:35

É isso aí o que eu sei (ou acho que sei...).

Na verdade, minha experiência é mais com desenho no papel...
MackDK
 

Mensagempor Afro em 01 Jan 2008, 10:09

Aí MackDK, você poderia usar um avatar, assim fica mais fácil de reconhecer suas mesnsagens :wink:
Avatar de usuário
Afro
Moderador Daft Punk
 
Mensagens: 6692
Data de registro: 06 Mai 2007, 19:50
Localização: Ribeirão Preto-SP

Mensagempor MackDK em 01 Jan 2008, 10:48

gabrielgiordano escreveu:Um fanfarrão especializado em tintas!!! Vê se pode!!!

Muito boa as suas dicas de tintas, valeu! Vc faz custons? Poste algumas fotos!

E as tintas Sherwin Williams, vem de onde????


Há uma fábrica aqui mesmo, no Brasil. A linha automotiva deles é muito boa.

Ainda estou engatinhando nos custons, Gabriel. O que já fiz muito é fazer pequenos reparos nas minhas figuras. Uma coisa mais radical foi feita num Batman da série Total Justice (na verdade, não era o produto original, e sim um "genérico" que achei numa loja de 1,99). Agora, tenho em andamento um Bruce Wayne (também genérico) que irá virar um Capitão América. Infelizmente, quando comecei não tinha uma máquina digital tão boa, então não vai dar para perceber o quanto ele foi transformado. Mas pretendo postar primeiro algumas Histórias em Quadrinhos e alguns Reviews antes dos customs...

E o seu Superpateta? em que pé está?

Afro escreveu:Aí MackDK, você poderia usar um avatar, assim fica mais fácil de reconhecer suas mesnsagens :wink:


Verdade, mas ainda não decidi o que usar, Afro. Um Batman seria muito óbvio... Quero algo definitivo. Estou pensando em usar o meu cachorro. O nome dele é "Capitão Marvel Lee", mais conhecido simplesmente como "Marvel".

Bom, agora que você me deu um toque, acho que vou cuidar disso...
MackDK
 

Mensagempor raphael legend em 01 Jan 2008, 11:55

parece q vc manja mesmo de custons hein??
entaum, eu tava pensando em comprar um aerografo, mas não conheço nada disso, poderia me indicar algum bom, com um preço camarada.
alem disso, o aerografo eu coloco tinta nele, ou tem uma tinta propria dele??
e ja aproveitando, como eu poderia fazer sombreamento nas figuras, eu tava olhando, mas nem faço ideia, com pincel acho q não da, num ia parecer natural, eu acho.....é q os ML da hasbro vem com uma cor só, sem nenhum detalhe na pintura. aew eu queria poder dar um melhor acabamento.

vlww por tudo aew
Avatar de usuário
raphael legend
Figura Loose
 
Mensagens: 430
Data de registro: 03 Ago 2007, 10:31
Localização: São Paulo - Centro

Mensagempor Tio Gabriel em 01 Jan 2008, 12:44

Cara, o superpateta tá em stand by ad infinitum :oops: , num arrumei quem poderia fazer o pijama vermelho dele.

Eu queria de pano mesmo... tentei comprar um desses tecidos de feltro (tipo de mesa de bilhar, mesas de cassino verde) vermelho, p tentar colar nele, mas tanto a cola de tecidos como a cola branca e o superbonder marcam o tecido.

Fica um pelote duro e áspero (quem já derrubou cola branca no uniforme da escola sabe o que estou falando)! :wink:
Gervinho Rules! <- viram q eu não acessava aqui desde a època da copa???
Avatar de usuário
Tio Gabriel
EMO
 
Mensagens: 1349
Data de registro: 01 Ago 2006, 09:42
Localização: Sodor Island

Mensagempor MackDK em 01 Jan 2008, 19:56

raphael legend escreveu:parece q vc manja mesmo de custons hein??
entaum, eu tava pensando em comprar um aerografo, mas não conheço nada disso, poderia me indicar algum bom, com um preço camarada.
alem disso, o aerografo eu coloco tinta nele, ou tem uma tinta propria dele??


Hum... Não Raphael. Só manjo de aerógrafos. Como eu já disse, estou engatinhando nos custons.

Não sei exatamente o que você considera "preço camarada", então vou deixar que você mesmo decida sobre isso. Alguns tops (se nada mudou desde a época em que eu trabalhava com isso) é o Iwata (em que o sistema de alimentação é por gravidade) e o Paasche (sitema de alimentação de tinta por sucção), mas há marcas mais baratas que dão conta do recado. O importante é ser um aerógrafo de ação dupla. Particularmente, prefiro o sistema por gravidade, mas cada um é cada um.

Você pode usar qualquer tinta no aerógrafo. O importante é que ela seja bem diluída (eu uso até tinta latex, daquela para parede!)

raphael legend escreveu:e ja aproveitando, como eu poderia fazer sombreamento nas figuras, eu tava olhando, mas nem faço ideia, com pincel acho q não da, num ia parecer natural, eu acho.....é q os ML da hasbro vem com uma cor só, sem nenhum detalhe na pintura. aew eu queria poder dar um melhor acabamento.


Suponho que, quando você tiver um aerógrafo na mão, a coisa vai ser meio intuitiva. Para fazer detalhes como estes, você remove a peça que protege a agulha. Assim consegue controlar o jato de tinta em detalhes menores. Sei que falando é uma coisa difícil de visualizar. Talvez eu faça um tutorial sobre o assunto.

Por favor, poste uma imagem do ML que quer sombrear para eu ter uma idéia do que você está falando.

Att.

Mack
MackDK
 

Mensagempor Afro em 02 Jan 2008, 01:18

Tá com uma cara triste o Capitão Marvel Lee ....
Avatar de usuário
Afro
Moderador Daft Punk
 
Mensagens: 6692
Data de registro: 06 Mai 2007, 19:50
Localização: Ribeirão Preto-SP

AnteriorPróximo

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes

eXTReMe Tracker