Bruno escreveu:Ricardo, pedir para declarar como gift e abaixo de US50,00 acredito que quase todas as pessoas fazem aqui no fórum (inclusive eu). É uma maneira de tentar escapar da RF e, se não ajuda em alguns casos, também não atrapalha. Sinceramente não acho que seja manjado.
Ao meu ver depende muito do tamanho da caixa e do peso. Sempre faço compras pequenas (no máximo 4 figuras) e não sou tributado. Não adianta declarar menos valor e vir como "gift" se a caixa é enorme, pesada e tem uma porrada de figuras dentro.
Sobre a tributação, não conheço casos de valores astronômicos de taxa. Talvez alguém do fórum possa dar o seu parecer. Muitas vezes, mesmo sendo taxado, o negócio ainda sai em conta.
Pois bem, eles vão declarar valor menor, se for tarifado a bronca será bem mais suave mas também não me importo em paga-la, afinal, é regra e a partir do momento em que eu me comprometi a comprar devo me preparar para esta consequencia. É apenas uma RF, de quase 1k (com pacote e tudo mais).
Coringa escreveu:- O tal esquema é manjado, sim, pela Receita...
- Se for taxado em um valor muito acima do correto, pode recorrer para corrigir. Neste tópico tem comentários de como...
- Nem todos usam este esquema...
Eles não são bobos, acredito mesmo que seja muito manjado mas também acredito que sejamos peixe pequeno e longe de ser o principal foco deles. Sim, li todo o tópico, e em outros foruns também, e ja tenho uma leve idéia de como recorrer. Sei que nem todos utilizam-se deste esquema, tenho opiniões formadas a respeito, não me sinto bem com esta atitude (não sei se farei denovo) mas também estou ciente da minha contribuição anual à RF, com o IR. Enfim, a caravana não para...
Obrigado pelas respostas, agora é só esperar.
abraços