PERNIZILA escreveu:
COLECIONANDO BONECOS E FIGURAS DE AÇÃO
Com alguma frequência, amigos, parentes, conhecidos e deconhecidos me perguntam o porque de colecionar figuras de ação, bonecos e estátuas de filmes e desenhos antigos. Essa mesma pergunta me fiz diversas vezes e a resposta sempre surge de maneira diferente.
Certamente, todas as explicações remetem ao passado, porém com vários desdobramentos e interpretações. A mais simples é a de conseguir hoje, algo que eu não poderia no passado, servindo como uma pequena e simbólica vitória relacionada à independente e estável situação financeira. Gosto de pensar que possivelmente isso denota que conquistarei no futuro, algo que ainda não conquistei hoje.
O outro motivo é mais lúdico e interligado às boas lembranças do meu amadurecimento ao longo dos anos. Sentar-me no escritório e encarar personagens de filmes e desenhos me faz mantê-los vivos na memória, assim como as experiências e eventos associados à epoca quando me foram apresentados. Cada figura é como uma pequena máquina do tempo, acionada facilmente e a qualquer momento, que me leva a momentos diferentes da minha vida. Na verdade, não só a mim, mas a cada pessoa que entra no cômodo e diz: “Oh! Eu conheço este!”
A maioria da coleção retrata uma época em que as coisas aparentemente eram mais simples e fáceis, levando em conta que nela não haviam celulares, internet, computadores, banda larga, TV à cabo, televisores HD, cds, dvds, pen drives, etc, mas as criações cinematográficas e animações impressionavam, deixando marcas permanentes. Os vilões (sempre gostei mais desses), eram fáceis de serem identificados e tinham seus objetivos bem claros, apesar de um pouco ingênuos, diferentes dos atuais, complicados, sórdidos e reais, que governam o país com um sorriso nojento.
Colecionar é também repetir e estender aquela sensação de euforia, de quando assisti algo muito bom ou marcante no passado. É como se o filme ainda estivesse sendo exibido diariamente, cada vez que os identifico na prateleira. Às vezes, a recordação é muito melhor que o filme, animação ou hq que as originou.
Teria diversos motivos para justificar uma coleção de “brinquedos” caros nas prateleiras, além das diversas amizades que fiz devido ao hobby, mas a melhor delas, é que o escritório fica fodástico e isso me inspira diariamente a continuar brigando contra a idade, que passa muito mais rápido do que registramos.
thipoliveira escreveu:Coleção dahora e textos muito bons.
Parabéns!
Bowie escreveu:Belas palavras! Mas...sobre os encontros,quando e como eles ocorrem?
[Antonio] escreveu:=D>![]()
Falou tudo.... deixei de ir em vários encontros devido ao trabalho mas no que tive o prazer de ir agreguei muitos valores .... pessoas do bem e que gostam da mesma coisa que você..... parabéns Perna .... texto com palavras abençoadas
Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante