Olá. Essa é a minha primeira mensagem no Fórum. Então é o seguinte: Comprei recentemente uma
Canon PowerShot A570IS. Ela tem a capacidade de macrofoto a 5cm do objeto. Ainda estou aprendendo a usar, mas já posso dizer que estou me divertindo muito.
Uma coisa importante quando vou fotografar, principalmente uma figura igual ao Batman que tem um bocado de partes pretas é
dar um banho na figura. Senão, a foto vai ficar assim:
Conforme já foi comentado a
Iluminação é muito importante, mas nada como ver a coisa feita:
Dependendo do que se quer fazer, o Flash é uma boa opção. No caso do rosto do Batman, as àreas pretas ficaram legais, mas os olhos e o rosto foram apagados. Ainda não fiz nenhum teste com uma luz forte para direcionar as sombras, mas, pelo efeito do flash, suponho que ficaria bacana...
Para
Montar o Cenário, costumo usar uma foto na tela do computador. Abaixo, o registro de um cenário montado. A foto da esquerda foi feita com flash...
Posicionamos a figura...
Depois, é só
Focalizar. Nenhuma das fotos abaixo foi recortada. Elas ficaram assim mesmo:
Por fim, fiz uma nova
Experiência Usando o Flash. O reflexo danificou o "cenário". Bom, aí tive de apelar para o Photoshop e fazer uns retoques. Depois, fiz umas experiências com a cor (só das àreas pretas do uniforme e do rosto). Um ajuste no canal amarelo recuperou um pouco o contorno dos labios do Batman. Deixei o uniforme com tom azulado, que é a iluminação usada nos quadrinhos. Na imagem seguinte, apenas removi um pouco a saturação:
E é isso aí. Na minha opinião, para uma câmera amadora, dá pra se divertir um bocado com a PowerShot A570IS. Mesmo se for nas mãos de um fotógrafo também amador, como eu...
Att.
Mack