Bem o primeiro é o que eu mais gosto e a minha compra mais recente:
Optimus Prime
Modo Veículo

Modo Robo

Ele vem com uma arma que fica presa na lateral do braço e apertando um botão ele dispara um projétil

Tem uma alavanca embaixo do braço que faz a arma dobrar para a lateral do braço do optimus.

Ele tem um botão no peitoral que ao abaixar e trava numa alavanca e ao destravar ele acende as luzes no peitoral e os olhos

Eu fiquei impressionado com os detalhes dele, principalmente a parte dos encaixes da rodas, muito bem feito.

Levei uns 30 minutos pra transformar ele em caminhão as instruções não são muito explicativas, mas agora já peguei o jeito, hehehehehe
Meu segundo na preferência da minha coleção.
Megatron
Modo Aeronave

Modo Robô

A mão dele se solta e vira tipo um chicote que pode ser balançado ao se movimentar um dispositivo no próprio braço dele, só que achei meio tosco porque o chicote só balança legal mesmo se você colocar muita força, e tem o perigo de quebrar o dispositivo

Assim como Optimus, Megatron tem o mesmo sistema que acende o peitoral e umas asas atrás dele.

Apertando um dispositivo ele aciona um canhão localizado no braço esquerdo, mas ele não fica fixo, você tem que segurar o dispositivo para o canhão ficar aberto.

Bem essa é a primeira parte depois vou tirar a fotos dos 2 para comparação.
Agora vou postar a segunda parte com o resto da minha coleção, mas eu tirei fotos do modo nave e robô somente.