logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor GABSATO02 em 15 Jan 2015, 11:52

Pessoal...um amigo meu disse que o melhor jeito de trabalhar com durepoxi é misturando com um pouco de creme hidratante, porém, li num fórum gringo onde ele dizia pra deixar a massa endurecer por 14 minutos pra depois trabalhar com ela...qual técnica vcs usam pra melhorar a modelagem do epoxi?

Ah, e também, como fazer formas geométricas com epoxi? Fazer quadrados e deixá-los retinhos e tal?
Em buraco de paca, tatu caminha dentro?
GABSATO02
Figura Variante

Data de registro: 21 Fev 2012, 10:04

Mensagempor KurtWagner em 15 Jan 2015, 20:01

Não sei quanto ao hidratante, mas realmente é melhor trabalhar com o durepóxi depois que ele endureceu um pouco, senão, dependendo do que você fizer, ele vai "desmanchar". No meio tempo, dê uma pré-moldada na forma que você quer.

Para formas geométricas, recomendo usar chaves de fenda do tamanho apropriado. Quando você fizer o entalhe, vai deslocar durepóxi para os lados, então provavelmente vai precisar lixar depois.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor duranteb2001 em 15 Jan 2015, 20:52

Quando trabalho com durepóxi, eu sempre uso luvas de látex. Evita o trabalhão de limpar as mãos e tb não deixa digitais na escultura.

Quanto ao hidratante, ele deixa a massa mais maleável, mais fácil de alisar, e demora um pouco mais pra secar. Eu prefiro usar hidratante do q água ou álcool.
Tb dá certo se vc usar plastilina (massinha de modelar, só não pode ser essas não tóxicas, a base de amido).
Mas não pode exagerar: se usar muito creme hidratante, a durepoxi fica quebradiça; se usar muita plastilina, demora um dia pra secar e tb fica quebradiça.
Faça algumas experiências até achar o ponto certo pra vc.
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Data de registro: 13 Dez 2009, 10:58

Mensagempor GABSATO02 em 19 Jan 2015, 09:36

Pessoal...to fazendo uma estátua do Valus...o primeiro Colosso de Shadow of the Colossus...ai as fotos pra vcs verem como está ficando...

Imagem

Imagem

E essa foto melhor pra vcs verem como está a textura da pele (essa foto ainda ta com os braços antigos, que eu troquei por estarem muito curtos):

Imagem
GABSATO02
Figura Variante

Mensagempor rodrigo_rnc em 22 Jan 2015, 17:59

Nunca contribui com esse topico mas espero que ajude quem estiver com o mesmo problema

A dica é para contornar o problema que alguns legends com jaquetas imitando couro sofrem com o tempo e começam a descascar
por mais que voce tome todos os cuidados nao tem jeito uma hora vai acabar soltando e foi oq aconteceu com a jaqueta da minha Vampira e sobretudo do Gambit ambos imitaçao de couro foram para o beleléu !coolface

enfim comecei a fazer aqui uma tentativa de pintar a jaqueta e como só pensei em registrar isso quando ja estava bem adiantando vou ilustrar da forma que deu aqui

Eis o sobretudo do gambit todo descascado já ( no caso refiz a pintura da jaqueta da vampira como podem ver a seguir)
Imagem

Para voltar a dar vida ao casaco usei ESMALTE COLORAMA na cor CAFÉ
Imagem

Fiz uma primeira mão deixei secar (papo de 10min seca bem rapido) e depois apliquei mais umas duas camadas no mesmo esquema para ficar com um aspecto mais brilhoso e quase igual ao que era antes de descascar
Imagem

No final a jaqueta já seca e de volta na vampira
Imagem

Imagem

é bem facil fazer isso basta descascar tudo para não ficar nada da tintura original, depois é soh ir pintando ate chegar no resultado q consegui
o ruim disso é o cheiro do esmalte quando for fazer usem uma área arejada para evitar náuseas e dores de cabeça, pois eu fiquei igual um cracudo aqui qd terminei :lol: :lol: :lol: :lol:

abraços!
rodrigo_rnc
Figura Exclusiva

Data de registro: 16 Nov 2007, 23:35

Mensagempor KurtWagner em 23 Jan 2015, 10:31

Bela dica! Outro dia mesmo estavam perguntando isso aqui nesse tópico, mas não descobrimos solução. Vou avisar a pessoa.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor duranteb2001 em 23 Jan 2015, 10:59

O capuz da minha Mulher-Gato Takara tá o mesmo problema de descascar... vou tentar o processo (em algum dia nas próximas semanas)... 8)
Valeu pela dica!
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Data de registro: 13 Dez 2009, 10:58

Mensagempor Brucutu em 23 Jan 2015, 12:55

Não seria melhor usar tinta de tecido. Esmalte eu acho que é meio fraco pra essas coisas, mesmo sendo no tecido onde a absorção da tinta é mais forte.
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Brucutu
Figura Lendária

Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21

Mensagempor rodrigo_rnc em 23 Jan 2015, 15:17

KurtWagner escreveu:Bela dica! Outro dia mesmo estavam perguntando isso aqui nesse tópico, mas não descobrimos solução. Vou avisar a pessoa.

Que bom espero que ajude

duranteb2001 escreveu:O capuz da minha Mulher-Gato Takara tá o mesmo problema de descascar... vou tentar o processo (em algum dia nas próximas semanas)... 8)
Valeu pela dica!

Qualquer duvida se precisar de ajuda pode chamar :wink:

Brucutu escreveu:Não seria melhor usar tinta de tecido. Esmalte eu acho que é meio fraco pra essas coisas, mesmo sendo no tecido onde a absorção da tinta é mais forte.

Um amigo meu falou a mesma coisa sobre usar logo tinta de tecido, mas acho q ficaria com aspecto emborrachado e não similar ao courino que vem na jaqueta da vampira

o esmalte não ficou fraco não, tive q dar 3 mãos praticamente para ficar bem feito e onde achei q precisava passar mais para deixar igual. Sobre a absorção eh praticamente nula após a primeira mão, é soh não ter pena de gastar o esmalte da mulher :lol: :lol: :lol:
rodrigo_rnc
Figura Exclusiva

Mensagempor Brucutu em 23 Jan 2015, 16:12

rodrigo_rnc escreveu:
Brucutu escreveu:Não seria melhor usar tinta de tecido. Esmalte eu acho que é meio fraco pra essas coisas, mesmo sendo no tecido onde a absorção da tinta é mais forte.

Um amigo meu falou a mesma coisa sobre usar logo tinta de tecido, mas acho q ficaria com aspecto emborrachado e não similar ao courino que vem na jaqueta da vampira

o esmalte não ficou fraco não, tive q dar 3 mãos praticamente para ficar bem feito e onde achei q precisava passar mais para deixar igual. Sobre a absorção eh praticamente nula após a primeira mão, é soh não ter pena de gastar o esmalte da mulher :lol: :lol: :lol:

Não quero ficar enchendo pois sei que você já conseguiu o resultado esperado, mas eu aconselhei a tinta de tecido porque achei que seria bem melhor, mais resistente e ela não deixa um aspecto emborrachado não.

Quanto ao esmalte é o que eu te disse, ele parece ser fraco, principalmente porque você precisou dar 3 demãos pra chegar no resultado esperado, e ainda achou que precisava de mais, e ele deixa uma camada mais impermeável do que uma tinta normal, não deixando o material absorver a tinta tanto quanto você gostaria. Caso chegue num momento em que ele comece a descascar de novo, eu te aconselho a tentar a tinta de tecido.
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Brucutu
Figura Lendária

Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21

Mensagempor rodrigo_rnc em 23 Jan 2015, 17:53

Brucutu escreveu:Quanto ao esmalte é o que eu te disse, ele parece ser fraco, principalmente porque você precisou dar 3 demãos pra chegar no resultado esperado, e ainda achou que precisava de mais, e ele deixa uma camada mais impermeável do que uma tinta normal, não deixando o material absorver a tinta tanto quanto você gostaria. Caso chegue num momento em que ele comece a descascar de novo, eu te aconselho a tentar a tinta de tecido.

Entendi, não conheço tinta de tecido para afirmar se fica ou não emborrachado comentei baseado no q meu amigo falou

Quanto a ser fraco eu achei o esmalte mt bom, resistência dele esta bacana, achei ate q ficou mais encorpado o tecido
rodrigo_rnc
Figura Exclusiva

Mensagempor Hoffmannbeck em 23 Jan 2015, 19:07

Ai sim , pena que eu comprei já um gambit xmen clássica pra roubar a jaqueta rsrsrsrs...

Pessoal peguei um superior Spider man bem barato e como não curti muito essa historia vou fazer um black suit Spider man.

Queria uma dica de como fazer o simbolo , poia tem bastante traços retos e paralelos , fazer. Na mao pode ser que fique (bem ) torto.

Obrigado desde já
"Abandon all hope who enter here."
Hoffmannbeck

Data de registro: 11 Mar 2014, 04:38

Mensagempor KurtWagner em 24 Jan 2015, 14:28

Use fita crepe para fazer máscaras para pintura, protegendo as partes que você não quer pintar. Use um pincel pequeno para pintar as partes não retas, como a cabeça da aranha, e use caneta de retroprojetor preta para ajustar algum erro, contanto que você passe verniz fosco por cima depois , aí nem aparece.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Hoffmannbeck em 24 Jan 2015, 18:09

KurtWagner escreveu:Use fita crepe para fazer máscaras para pintura, protegendo as partes que você não quer pintar. Use um pincel pequeno para pintar as partes não retas, como a cabeça da aranha, e use caneta de retroprojetor preta para ajustar algum erro, contanto que você passe verniz fosco por cima depois , aí nem aparece.

Obrigado amigo... Estive pensando nisso mesmo da fita crepe , mas não sabia da opção da caneta de retroprojetor...

Só vai ser um pouco complicado fazer isso nas butterfly joints.... Não sei se desmonto ou se faço montado pra ficar enquadrado corretamente..
Hoffmannbeck

Mensagempor KurtWagner em 25 Jan 2015, 08:27

Eu não desmontaria não...pintaria de branco com um pincel pequeno da melhor maneira possível e corrigiria com a caneta de retroprojetor. Como é uma área pequena, não deve ser fácil alinhar e não vai ficar muito aparente.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Hoffmannbeck em 25 Jan 2015, 10:57

KurtWagner escreveu:Eu não desmontaria não...pintaria de branco com um pincel pequeno da melhor maneira possível e corrigiria com a caneta de retroprojetor. Como é uma área pequena, não deve ser fácil alinhar e não vai ficar muito aparente.

Vou tentar isso , dar uma lixada antes pra não rolar muito atrito na movimentação e descascar a pintura. Valeu kurt
Hoffmannbeck

Mensagempor GABSATO02 em 28 Jan 2015, 14:34

Imagem

Pessoal, como arrumo isso?
GABSATO02
Figura Variante

Mensagempor KurtWagner em 28 Jan 2015, 15:43

Secador de cabelo por 1 minuto na junta, use alguma ferramenta para forçar o pino de volta ao lugar.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Edu_ em 28 Jan 2015, 16:12

Alguem tem dicas de como desmontar o torso e a cintura de um DC Universe?

Queria trocar um cinto de um batman por outro mas a peça fica encaixada entre o torso e a cintura !damn
Edu_
Figura Near Mint

Data de registro: 26 Ago 2006, 14:08

Mensagempor KurtWagner em 28 Jan 2015, 18:49

BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Léo Customs em 02 Fev 2015, 17:09

Rodrigo_rnc, como vc fez pra descascar o casaco? Já pintei um uma vez que estava todo cracelento também, mas não descasquei.
Até no caso não teve importância, pois de fato o custom que fiz era um cara que usava roupas todas surradas, tipo um mendigo (Não lembro o nome do personagem da Marvel), dai até ficou bom.
Mas se for usar essa tecnica qualquer hora, queria saber qual o processo pra eliminar o material quebradiço...
Valeu!
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor GABSATO02 em 07 Fev 2015, 12:57

Pessoal, eu estou pensando em comprar um jogo de ferramentas para escultura, mas vi no Mercado Livre que existem 500 tipos de ferramentas. Qual vocês indicam pra um iniciante?
GABSATO02
Figura Variante

Mensagempor Lobão em 07 Fev 2015, 13:18

Por enquanto eu uso estacas para Biscuit, kits para pintura de unhas, estilete, tampa de caneta BIC(tem que ser BIC, outra não serve !coolface ),lixas de variadas granulometrias, gillette, mini retifica...e tem dado certo por aqui com um custo baixíssimo...
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor KurtWagner em 07 Fev 2015, 21:19

GABSATO02 escreveu:Pessoal, eu estou pensando em comprar um jogo de ferramentas para escultura, mas vi no Mercado Livre que existem 500 tipos de ferramentas. Qual vocês indicam pra um iniciante?

Como o Lobão, eu não costumo usar estas ferramentas "oficiais" de escultura. Eu uso chaves de fenda de relojoeiro (aquelas pequenas), canivetes, lixas, a parte de trás do cabo do pincel, etc...

A única exceção vai para uma ferramenta cuja ponta é em forma de colher, mas de tamanho minúsculo. Ela é fundamental para esculpir cabelos, pêlos, alguns detalhes de músculos, etc. Recomendo muito que você compre.

Imagem
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor foradebase em 18 Fev 2015, 00:23

eu tbm tinha uma fixação por ferramentas ,mas depois vi que no maximo usamos 2 ou 3 , tenho kits fechados que nunca me serviram de nada , acho que minha habilidade limita mais o processo que as ferramentas. uma que gosto muito é uma espátula que acredito ser para pegar mantega rsrs. Mas uma coisa que valeu a pena foi umas ferrametas de dentistas que peguei, muito lisas, e com formas que ajudam. se um dia achar uma loja de instrumentos dentais vale a pena entrar e ver algumas
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

AnteriorPróximo