por PERNIZILA em 08 Out 2014, 23:12
Num país hipotético, muito parecido com o Brasil e chamado de República Federativa dos Bonecos, a moeda é o boneco. Nesse país, há uma grande demanda por colecionáveis vindos de fora, fabricados em países de economia mais forte.
Quando o colecionável é fabricado, ele custa para o idealizador e fabricante o equivalente à 1 boneco, levando em conta todo o projeto, licença, trabalhos, custos fixos, etc. Esse mesmo colecionável será vendido para o importador da República Federativa dos Bonecos pelo preço de 2 bonecos.
O importador, além do custo de 2 bonecos, terá o custo de frete, que consideraremos como mais 1 boneco, e custos de impostos, os quais são calculados da seguinte forma:
=> 60% x (Custo da Mercadoria + Frete) + ICMS (consideraremos 18%) + custos de desembaraço, etc (consideraremos 5%).
Até aqui, nosso colecionável custou:
- 3 bonecos + 60% x 3 bonecos + 18% x 3 bonecos + 5% x 3 bonecos = aprox. 5,5 bonecos.
O importador, que é um “porco capitalista, malvado e sem coração”, utilizará uma margem de 50%, pois paga de impostos algo em torno de 12% e custos fixos em torno de 15%, sobrando apenas 23% como fundo de caixa.
O colecionável será comercializado pelo lojista, que também é um “capitalista, asqueroso e aproveitador”. Ele pagará:
- 5,5 bonecos + 50% x 5,5 bonecos = 8,25 bonecos.
Considerando que a margem do lojista é um pouco menor, sendo apenas 30%, pois paga 10% em impostos na emissão de uma nota fiscal e mais 5% em custos fixos, sobrará apenas 15% de fundo de caixa. O pobre colecionador então pagará:
- 8,25 bonecos + 30% x 8,25 bonecos = 10,72 bonecos + frete (se houver).
No final de todo o percurso, desde a fábrica até a ponta, cada um lucrou:
- Fábrica: 1 boneco;
- Frete transcontinental: 1 boneco;
- Importador: 23% x 5,5 bonecos = 1,26 bonecos;
- Lojista: 15% x 8,25 = 1,23 bonecos;
- Rep. Bonecos: 60% x 3 bonecos + 18% x 3 bonecos + 10% x 10,72 bonecos = 3,41 bonecos.
Todos que tem participação no processo de criação, venda, risco, estoque, ponto de venda e outros, ganham 1/3 do que ganha o “governo inflado” da República dos Bonecos, o qual não tem qualquer trabalho e adota essa medida como política protecionista.
- “Ah, Pernizila! Seu capitalista imundo! O importador e lojista ganham muito mais que isso!”
- “OK” - eu digo. Apesar dos valores de margem serem variáveis, os impostos são fixos e os custos operacionais são aproximadamente os expostos (se não forem maiores). Sem contar que 1 boneco equivale à apenas 0,41 premium format (moeda mais forte, do país de origem do colecionável).
Enfim, descobrimos “alguém” que ama mais os colecionáveis do que os próprios colecionadores. “Remember, remember...”
Limpo meus bonecrinhos com cuspe, e daí?