Obrigado
André Jorge!
Mas então, atendendo a pedidos, vou tentar fazer um pequeno tutorial da técnica de fazer
relevos usando tirinhas de borracha.
Não sei se alguém já empregou a técnica antes ou se foi invenção minha... Mas enfim, achei ela bem útil pra fazer detalhes fininhos. Melhor que esculpir com tirinhas de epoxy, hehehe
Materiais:
-
Manta de borracha de 1mm de espessura (Dessas usadas pra colar em pisos escorregadios para evitar tombos)
-
Régua-
Estilete-
Cola Super Bonder-
Palito de dentes-
TesouraAbaixo, uma foto de um pedaço da Manta de Borracha

Com a régua e estilete, corte tirinhas fininhas da borracha, o mais finas possíveis...
Às vezes as tirinhas se partem, mas ai é só continuar cortando. Ou seja, pode ficar como a última tirinha da foto acima, em vários pedaços.
Depois, pegue o palito de dentes e pingue um pouco de cola Super Bonder na ponta e passe o palito numa das extremidades da tirinha de borracha. Espalhe a cola por aproximadamente 1cm.
Não convém passar a cola diretamente na tirinha, para evitar excessos de cola...
Cole este pedaço sobre a figura, no ponto onde iniciaria o relevo que vai fazer.
No exemplo abaixo, o relevo iniciava no soutiem:

Depois de fixo este pedaço de 1cm, passe mais cola com o palito e vá colando aos poucos até estar próximo do ponto onde terminaria o relevo.
No caso do exemplo acima, foi onde tem a articulação do torso.
Corte, então, a tira no tamanho certo com a tesoura e passe cola no pedacinho que faltou colar.
Repita o processo até completar todos os relevos...
Dependendo do pedaço que for passar o relevo, como nos joelhos por exemplo, pode colar a tirinha sem precisar cortar... Deixe pra cortar depois de colado, usando o estilete.
Foi o que fiz no exemplo abaixo, quando cheguei nos joelhos.

O mesmo valeu pra tira central do torso (foto abaixo), que atravessa a articulação da cintura e vai um pouco abaixo desse ponto. Ou seja, colei primeiro e cortei na articulação depois, com estilete.

Outro detalhes importante que pode ser observado na foto acima: Evite passar uma tira por cima da outra, quando elas se cruzarem...
Corte a tira com estilete no local onde ela vá se encontrar com a outra e continue a colar depois dessa tira com a qual ela cruzou.
Esta manta de borracha dá pra fazer diversos outros detalhes, como cintos e braceletes. Basta cortar com estilete e régua uma tira mais grossa.
Pra um cinto nesta escala, por exemplo, eu fiz uma tira de 0.5cm.
Já usei também esta manta de borracha pra fazer outras coisas, como grande parte da roupa do Ronan Marvel Universe que fiz recentemente e o resultado foi bem satisfatório.
Enfim, acho que é isso...
Qualquer dúvida, só perguntarem
No mais, abraços a todos!