logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Hiroyuki em 01 Jun 2013, 14:14

lord_rayden escreveu:Pessoal, comprei uns 5 blocos de argila, pra tentar fazer um mini diorama. Comprei numa dessas lojas de plantas artificiais. Ela vem num saco vedado, então não resseca até que seja aberta.

O material que comprei é indicado? Há necessidade de fazer algum preparativo? Há algum procedimento para endurecer a argila, fazendo com que ela não fique mais maleavel e tampouco rache.

Opa blz !!! o material vai depender do que vc pretende fazer. O preparativo que recomendo é amassar bem a argila antes de modelar. O único procedimento que conheço é assar no forno, mas depende muito da argila , tem argila que seca 'a temperatura ambiente e não racha.
Dependendo do diorama, eu recomendo o biscuit ou epoxi mesmo :mrgreen:
"I belong to the Warrior in whom the old ways have joined the New."
Hiroyuki
Figura Variante

Data de registro: 29 Jun 2011, 23:20

Mensagempor lord_rayden em 01 Jun 2013, 14:38

Valeu pelo esclarecimento.

Vou colocar ela em volta de um papelão, que servirá de sustento, então acho que não vai dar pra coloca no forno. Talvez, mesmo assim, eu coloque um pouquinho só.

Tomara que eu não coloque fogo na casa.

!shit
██ TOPICO DA COLEÇÃO: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=19846 ██
lord_rayden
Figura Chase

Data de registro: 05 Mar 2012, 00:40

Mensagempor RJMarvel em 08 Jun 2013, 14:21

Boa tarde!

Sou novo aqui no forum e, também, estou dando meus primeiros passos na arte da customização de figuras de ação. Em outras palavras sou um amador..kkkkk
Gostaria de saber se algum dos mais experientes poderia me indicar alguma tinta metálica que proporcione o efeito metal cromado no plástico ou resina.

Uma outra questão é: Como obter o efeito tinta automotiva ao pintar/customizar, por exemplo, a armadura do homem de ferro?
Para ficar só no Homem de Ferro eu já via algumas customizações em vermelho metálico que ficaram fantásticas, mas não se acha (ou eu não soube procurar) esse tipo de tinta em lojas como Caçula e outras que vendem artigos para artesanato.

Abraço a todos

RJMarvel
RJMarvel
Figura Customizada

Data de registro: 19 Mai 2013, 19:49

Mensagempor Lobão em 08 Jun 2013, 21:38

RJMarvel, o efeito cromado brilhante é uma das coisas que mais procuro solução pra fazer.
Pra fazer o escudo do Eric dos D&D, por exemplo, tive que optar por adesivo cromado ouro.

Já tentei usar aquele spray cromo e dourado, mais ambos não fazem o efeito espelhado desejado.
Estou pensando em visitar uma fabrica de troféus local daqui pra ver o processo de criação das pinturas espelhadas...
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor RJMarvel em 09 Jun 2013, 17:02

Valeu pela resposta Lobão.

Eu também irei procurar soluções para esse enigma. As tintas metálicas corriqueiramente encontradas no mercado deixam sempre aquele efeito meio...., na falta de palavra melhor, "granulado" o que torna a pintura meio fake. Pensei que minha solução seria a galera que tem como hobby carros e aviões/helicópteros, mas muitos utilizam modelos de plástico pintados internamente, ou seja, o brilho vem do próprio plástico e não da tinta. Vou continuar pesquisando. O que descobrir compartilho aqui com todos.
Uma dúvida a mais............(novato e fogo....kkkkkk)
Ouço falar sempre nas tintas vinílicas? Onde encontro? Elas são mesmo melhores do que as tintas acrílicas? São foscas, brilhantes ou produzidas em ambas as modalidades?

Abraço
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor Lobão em 10 Jun 2013, 01:07

RJMarvel escreveu:Uma dúvida a mais............(novato e fogo....kkkkkk)
Ouço falar sempre nas tintas vinílicas? Onde encontro? Elas são mesmo melhores do que as tintas acrílicas? São foscas, brilhantes ou produzidas em ambas as modalidades?

Vc encontra em casas de Silk ou especializadas material para primação. Aqui em Fortaleza é bem fácil de encontrar, mas colegas nossos tem dificuldade de encontrar em outros grandes centros.

Todas tem seu tempo e sua utilidade. As Vinílicas são ótimas para partes plasticas,PVC ou borrachas. Não descascam nas articulações. Mas sobre peças em epóxi já tenho outro conceito atualmente e estou mudando meu modelo mental...Hoje acredito que em cada parte da figura possa caber espaço entre vinílicas, plastimodelismo, esmalte sintético e acrílicas. Até mesmo caneta para CD.

As vinílicas vem de todas as formas e tem um ótimo leque de cores. Mas tenha atenção que toda tinta difere quando aplicada em pincel e no aerógrafo. O resultado sai diferente e os efeitos também...
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor RJMarvel em 10 Jun 2013, 12:58

http://www.toycutter.com/2010/12/ultimate-hawkeye-and-little-prince.html
O azul deste custom do Hawkeye ultimate, por exemplo, é um tom de azul que persigo a tempos. E não só o tom, mas o fato de que não se trata de um azul brilhante, mas também não é fosco. Parece algo como as tintas semi-brilho, vendidas para pintar paredes, mas que não servem para nosso hobby.

De fato, já percebi que pintar com pincel causa efeito diferente de, por exemplo, utilizar tinta spray. O problema é que os aerógrafos são caros. Todos os aerógrafos necessitam de compressor, correto?

Mais uma pergunta: (Li muito na internet sobre isso, mas sem maiores detalhes, não sei se funciona) Alguém já utilizou Compressor de Nebulizador em aerógrafos? Funciona? Aerógrafos (de qualquer marca) se adaptam a qualquer compressor de nebulizador ou há incompatibilidade de algumas marcas? Qual o melhor aerógrafo (custo/benefício) para comprar?

Moro no Rio. Vou procurar casas que vendam material para silk por aqui. Faço customizações só para uso próprio, mas odeio coisas mal feitas. Mesmo para uso doméstico gosto de caprichar.
Abraço.
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor allan001 em 09 Jul 2013, 21:37

Salve galera e ai tudo blz?
Seguinte to melhorado meu custom do ninja em escala 1/6 e empaquei numa parte. Quer fazer umas armaduras nele. Ja peguei umas imagens de referencia pra ter uma ideia. Quero dar prioridade as armaduras do braço e perna. Alguem sabe de algum site , tutoral, dicas ou materias pra trabalhar nessa escala. Qualquer ajuda será bem vinda
"Coleciono de tudo um pouco
99% é original mas aquele 1% é tudo flango
Vlw 25 DE MARÇO"
allan001
Figura Variante

Data de registro: 25 Jul 2007, 03:21

Mensagempor ricardobsn em 25 Jul 2013, 13:22

Mt boas dicas, como não tinha visto isso aki antes :)
ricardobsn
Peça de BAF

Data de registro: 19 Jun 2013, 18:23

Mensagempor Marck em 30 Jul 2013, 13:32

Oi, alguém pode me ajudar, tenho um Justiceiro Marvel Universe o ultimo lançado quero pintar as luvas, botas e cinto que são brancos para perto, que tinta posso utilizar ? Como faço para tirar o cinto ? Como tiro o abdômen do quadril ?
Marck
Figura Loose

Data de registro: 13 Nov 2009, 11:00

Mensagempor Léo Customs em 30 Jul 2013, 23:09

Vou tentar fazer um pequeno tutorial da técnica de fazer relevos usando tirinhas de borracha.
Não sei se alguém já empregou a técnica antes ou se foi invenção minha... Mas enfim, achei ela bem útil pra fazer detalhes fininhos em revelo. Melhor que esculpir com tirinhas de epoxy, :lol:

Materiais:
- Manta de borracha de 1mm de espessura (Dessas usadas pra colar em pisos escorregadios para evitar tombos)
- Régua
- Estilete
- Cola Super Bonder
- Palito de dentes
- Tesoura

Abaixo, uma foto de um pedaço da Manta de Borracha
Imagem

Com a régua e estilete, corte tirinhas fininhas da borracha, o mais finas possíveis...
Às vezes as tirinhas se partem, mas ai é só continuar cortando. Ou seja, pode ficar como a última tirinha da foto acima, em vários pedaços.

Depois, pegue o palito de dentes e pingue um pouco de cola Super Bonder na ponta e passe o palito numa das extremidades da tirinha de borracha. Espalhe a cola por aproximadamente 1cm.
Não convém passar a cola diretamente na tirinha, para evitar excessos de cola...

Cole este pedaço sobre a figura, no ponto onde iniciaria o relevo que vai fazer.
No exemplo abaixo, o relevo iniciava no soutiem:
Imagem

Depois de fixo este pedaço de 1cm, passe mais cola com o palito e vá colando aos poucos até estar próximo do ponto onde terminaria o relevo.
No caso do exemplo acima, foi onde tem a articulação do torso.

Corte, então, a tira no tamanho certo com a tesoura e passe cola no pedacinho que faltou colar.

Repita o processo até completar todos os relevos...

Dependendo do pedaço que for passar o relevo, como nos joelhos por exemplo, pode colar a tirinha sem precisar cortar... Deixe pra cortar depois de colado, usando o estilete.
Foi o que fiz no exemplo abaixo, quando cheguei nos joelhos.
Imagem

O mesmo valeu pra tira central do torso (foto abaixo), que atravessa a articulação da cintura e vai um pouco abaixo desse ponto. Ou seja, colei primeiro e cortei na articulação depois, com estilete.
Imagem

Outro detalhes importante que pode ser observado na foto acima: Evite passar uma tira por cima da outra, quando elas se cruzarem...
Corte a tira com estilete no local onde ela vá se encontrar com a outra e continue a colar depois dessa tira com a qual ela cruzou.

Esta manta de borracha dá pra fazer diversos outros detalhes, como cintos e braceletes. Basta cortar com estilete e régua uma tira mais grossa.
Pra um cinto nesta escala, por exemplo, eu fiz uma tira de 0.5cm.

Já usei também esta manta de borracha pra fazer outras coisas, como grande parte da roupa do Ronan Marvel Universe que fiz recentemente e o resultado foi bem satisfatório.

Enfim, acho que é isso...
Qualquer dúvida, só perguntarem
No mais, abraços a todos!
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor doug_pc em 30 Jul 2013, 23:43

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
doug_pc...That's me!
doug_pc
Figura Variante

Data de registro: 17 Jun 2007, 00:18

Mensagempor bruno marques em 31 Jul 2013, 18:45

olá pessoal:

há muito eu não entrava no figuras de ação. preciso de 2 dicas:

1- eu fiz há alguns anos, dois customs com tinta vinílica (que o angelo gentilmente me arrumou). ficaram ótimos (um é o sauron que aparece na minha foto). mas tive muitos problemas alérgicos devido o cheiro. recentemente pintei algumas pequenas figuras de chumbo, colocando um primer da acrilex e fiz a pintura com tinta acrílica e depois um veniz fosco por cima. ficou muito bom! mas agora quero customizar 4 marvel icons, e um baf ml, que são figuras grandes e articuladas. pergunta: alguém já customizou com tinta acrílica marvel legends? qual o resultado? outra coisa é que eu utilizei pincel. para figuras pequenas de chumbo, o traço do pincel mal aparece, e fica muito bom. mas e para figuras grandes como os icons? aí vem a segunda pergunta:

2- poderiam me dar dicas de qual aerógrafo comprar (um mais barato de preferência para fazer uma experiência) e que sirva para pintar action figures. pois aerógrafo tem de dupla ação, tem pressão, filtro de ar, e o cacete a quatro... não sei qual seria melhor... vi uns no mercado livre por aprox. 300,00. será que são razoáveis (pois barato assim...)?

obrigado a todos e forte abraço.
bruno marques
Peça de BAF

Data de registro: 23 Out 2007, 14:00

Mensagempor andersonlg em 22 Ago 2013, 00:28

Pessoal, preciso de uma ajuda aqui.
Estou com um wolverine (jim lee) do 2pack e uma head do banshee e eu queria customizar colocando a cabeça no wolverine. O problema é que a pin ball (sei lá se é assim que se fala) do corpo do wolverine não está saindo e eu preciso de dicas para tirá-la.
A do banshee já está com a peça que vai dentro do pescoço, por isso eu preciso tirar a que está no corpo do wolverine.
Alguém sabe uma forma de tirar a pin ball sem quebrar o boneco?
Minhas recomendações: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=16193
andersonlg
Figura Sem Mundial

Data de registro: 16 Fev 2011, 22:20

Mensagempor lelion em 02 Set 2013, 13:30

CABEÇAS CLONADAS: Aos amigos do fórum vai uma dica, ao passear pelo Ebay, vi um vendedor que só vende cabeças e acessórios clonados para customizar. Tem Legends, DC, GIJoe, StarWars...de 3.5, 6 e 7 polegadas. Vale conferir eu comprei 4. Ai vai o endereço dele no Ebay: http://www.ebay.com/usr/jokabofe , possui boa qualificação e o único porém é que envia por First Class, mas vale o risco.
lelion
Figura Regular

Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39

Mensagempor allan001 em 21 Out 2013, 21:37

Salve galera e ai tudo blz?
Estou com umas duvidas e gostaria da ajuda de vcs.
1_Todos aqui conhecem aquela articulação do ombros das figuras q mexem para frente e para tras?(Igual a maioria dos legends e street fighter da Neca). Então tenho uma figura da serie WWE Maximum Aggression que quero adicionar essa articulação. Alguem sabe alguma dica ou tutorial q me ajude nesse caso?

2_Alguem pode dar dicas de como esculper pês descalços em escala 1/6?

Grato e qualquer ajuda será muito bem vinda
"Coleciono de tudo um pouco
99% é original mas aquele 1% é tudo flango
Vlw 25 DE MARÇO"
allan001
Figura Variante

Data de registro: 25 Jul 2007, 03:21

Mensagempor foradebase em 25 Out 2013, 19:05

andersonlg escreveu:Pessoal, preciso de uma ajuda aqui.
Estou com um wolverine (jim lee) do 2pack e uma head do banshee e eu queria customizar colocando a cabeça no wolverine. O problema é que a pin ball (sei lá se é assim que se fala) do corpo do wolverine não está saindo e eu preciso de dicas para tirá-la.
A do banshee já está com a peça que vai dentro do pescoço, por isso eu preciso tirar a que está no corpo do wolverine.
Alguém sabe uma forma de tirar a pin ball sem quebrar o boneco?

ola camarada eu fiz esse custom, faz tempo até, mas eu me a peça do pescoço do banshee e maior que a do wolvi, mas da pra encaixar , pra tirar eu esquentei a figura em agua quente e usei o estilete e uma chave de fenda pra forçar ,mas vai com calma pra n marcar muito a figura
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Mensagempor inferiun em 18 Dez 2013, 11:33

Fala gurizada,

Estou precisando de umas dicas para um marinheiro de primeira viagem, estou querendo fazer um repaint de uma Scarlett 25th que tenho aqui, minha ideia é deixa-la nas cores da versão lançada no BR em 1985.

Pretendo usar os itens abaixo, estarei usando o material mais indicado?

Imagem
Imagem

máscara líquida
Imagem

Tinta Spray Colorgin Esmalte Sintético Branco 350 ml
Imagem
Procuro: ...
inferiun
Figura Loose

Data de registro: 08 Set 2012, 19:43

Mensagempor foradebase em 18 Dez 2013, 23:19

amigo, como eu não uso tintas acrilicas mas só tintas vinilicas, eu não sei dizer como elas atuam, mas de cara acho que vc vai ter algum problema na articulação do pe, que nos gijoe e muito justo então se pintar vai descascar se articular , nem a hasbro pinta elas e tudo na cor do plástico mesmo
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Mensagempor RJMarvel em 07 Jan 2014, 17:59

Boa tarde a todos :D
Preciso de ajuda
Onde posso obter (e se puderem me passem uma ideia de preços) o produto APOXIE SCULP???

Desde já obrigado a todos
RJMarvel.
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor KurtWagner em 07 Jan 2014, 21:04

No ebay. Com frete, sai um pouco mais de 20 dólares o pequeno.

http://www.ebay.com/sch/i.html?_sacat=0&_from=R40&_nkw=apoxie+sculpt&_sop=15

Mas com dólar alto, Correios atrasando, Receita taxando tudo, deixe-me perguntar: você já tentou usar Durepóxi para esculpir, que pode ser encontrado em qualquer lugar do Brasil e a preços baixos?
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor RJMarvel em 09 Jan 2014, 10:55

Obrigado Kurt Wagner!!

Não, nunca usei. Com Durepóxi só vi coisas feitas dor hippies aqui do Rio. Algumas bem toscas. Na verdade tentei fazer um detalhe uma vez, mas ficou tosco e quebradiço.
Como o produto não foi feito para esse fim e eu eu não sou um expert em modelagem/escultura, fico com receio de modelar algo sobre um figura. Caso fique ruim e precise refazer não sei se conseguiria remover todo o produto e, aí, a figura poderia ser perdida.

Vc utiliza/utilizou Durepóxi?

O produto sobre o qual perguntei parece ser (antes de secar e nas fotos dos custons que vi) mais maleável e conferir uma impressão de movimento (ao menos quando se fala em esculpir cabelos, por exemplo) que não sei se é possível obter com Durepóxi. Há também as impressões digitais que ficam nele.

Veja bem. Não estou contestando e nem rebatendo a sua sugestão. Apenas tirando dúvidas. Se vc tiver algum tutorial de como usar ou fotos de custons com Durepóxi e puder postar eu agradeço.
De fato, a Receita esta de lascar e o dólar subindo......................... :twisted:

Abração :D
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor RJMarvel em 09 Jan 2014, 11:05

Faz tempo que isso foi postado e nem seu se vc ainda utiliza essa técnica, mas, como já disse, participo do forum a pouco tempo.....

Léo Customs escreveu....................

Vou tentar fazer um pequeno tutorial da técnica de fazer relevos usando tirinhas de borracha.
Não sei se alguém já empregou a técnica antes ou se foi invenção minha... Mas enfim, achei ela bem útil pra fazer detalhes fininhos em revelo. Melhor que esculpir com tirinhas de epoxy, :lol:

Materiais:
- Manta de borracha de 1mm de espessura (Dessas usadas pra colar em pisos escorregadios para evitar tombos)

Onde comprar essa manta de borracha? Casas especializadas em plásticos? Na loja devo pedir por esse nome ou há alguma denominação específica para o produto?
Obrigado. =D>
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor KurtWagner em 09 Jan 2014, 15:13

RJ Marvel,

Durepóxi é bem fácil de ser usado, misture partes iguais das duas massinhas e para não ficarem digitais basta passar os dedos úmidos para deixar lisa a peça - sempre que for trabalhar com durepóxi tenha um copinho com água do lado. Claro, tem o tempo de secagem, depois dele geralmente eu lixo para deixar do jeito que eu quero. Para peças mais compridas, recomendo esculpir em torno de um arame para dar sustentação - especialmente se for esculpir cabelos em movimento.

Veja o que pode ser feito, se você usar as ferramentas certas - peças complexas podem ser feitas:

Imagem

Imagem

Imagem

Para esculpir eu uso, além dos dedos, chaves de fenda de relojoeiro, canivete (lâminas grande e pequena) e uma ferramenta de escultura que tem uma ponta em forma de colher (para deixar as peças lisas).
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor RJMarvel em 11 Jan 2014, 10:10

Ficou show Kurt!!!!!!!!!!!!!!! =D>
Deu pra ver que a base é o Lagarto do último filme do Homem Aranha.
Valeu a dica!
Vou tentar,
Abraço :D
RJMarvel
Figura Customizada

AnteriorPróximo